sábado, 31 de dezembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #52 - Encerramento


Encerramento

Infelizmente eu falhei em uma das principais propostas do Desafio 52 semanas de escrita, não cumprindo com a proposta semanal do projeto. Porém, busquei nas últimas semanas ao menos atingir a quantidade de texto publicados dentro do ano de 2022.

Os motivos foram variados, faculdade, falta de disciplina e tempo livre, mas o principal foi o trabalho, a tempos eu não trabalhava tanto como trabalhei em 2022, o que sem dúvida impactou na minha capacidade de produzir conteúdo e de forma alguma posso reclamar disso, pois por mais que ame o que faço no PortoHQ ele infelizmente não contribui com um único real na minha renda, portanto tenho que trabalhar para pagar as contas. Hehe!

Desafio 52 semanas de escrita #51 - Retrospectiva 2022 e Objetivos 2023


Retrospectiva 2022 e Objetivos 2023

Olá, caro leitor! Normalmente faço uma retrospectiva pessoal englobando não só os conteúdos produzidos no canal e no blog PortoHQ, mas também o que consumi nas mais variadas mídias do entretenimento, com o intuito de fazer um balanço do ano e planejar novos objetivos para o próximo. Aproveitando o Desafio de escrita queria dividir com vocês os meus números de 2022, definir os objetivos para 2023 e quem sabe tornar isso algo tradicional por aqui.

Começando com os números do Blog PortoHQ. No total foram 54 publicações, totalizando mais de 26 mil visualizações. Foi o maior número de publicações em um ano nos dez anos de história do Blog, logicamente que motivados pelo Desafio de 52 semanas de escrita, que apesar de não ter cumprido o caráter semanal do desafio busquei atingir ao menos a quantidade. Para 2023 pretendo publicar 24 textos aqui no Blog, buscando manter a média de duas postagens por mês.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #50 - Expectativas games 2023


Mais um ano se encerra e é mais do que natural olharmos para o próximo ano com expectativas. No mundo dos games tem tudo para ser um grande ano, com a promessa de grandes lançamentos, principalmente após os constantes adiamentos dos últimos anos. Abaixo listo os cinco games que mais estou aguardando para 2023.

Desafio 52 semanas de escrita #49 - Projeto "GAME+"



Projeto "GAME+"

Olá, caro leitor, hoje decidi descrever um projeto que há tempos penso em executar no Canal PortoHQ. O projeto não tem um nome definido ainda, inicialmente pensei em chamá-lo de GameHQ, para manter uma familiaridade com o nome PortoHQ, uma outra opção foi Game + HQ e por fim, reduzi para "Game +" algo que penso fazer mais sentido com a proposta do projeto.

Como bem sabem sou apaixonado tanto por games, quanto por quadrinhos e pensei em uma forma de unir essas duas paixões e assim como muitos quadrinhos são adaptados para os vídeo games, o inverso também ocorre com muitos games ganhando adaptação para as HQs.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #48 - Os melhores games que JOGUEI em 2022



Os melhores games que joguei em 2022

Olá caro leitor, trago mais um texto opinativo, onde listo os melhores games que joguei em 2022. Todo ano penso em fazer uma lista com os melhores games que joguei ao longo do ano, mas sempre acabo deixando a ideia de lado, pois a maioria dos jogos que finalizo não são exatamente lançamentos e a quantidade nem sempre justifica a criação de uma lista.

Em 2022 não fugi muito dessa regra, porém decidi romper essa barreira auto imposta e listar os cinco melhores games que joguei em 2022. Escolhi apenas 5 títulos, pois ao longo do ano finalizei apenas 14 jogos, sendo que desses, 3 foram games que rejoguei, além disso a quantidade limitada de jogos deixa a lista mais objetiva.

Como critério, busquei incluir apenas jogos que joguei pela primeira vez neste ano, portanto Gears of War 2 e 3 ficaram de fora da lista, assim como Resident Evil 4. Além disso inclui apenas jogos que de fato finalizei, portanto Dark Souls III também ficou de fora, pois apesar de ter sido um dos jogos que mais joguei em 2022 não o finalizei.

Desafio 52 semanas de escrita #47 - Novo desafio para 2023: 365 HQs


Um novo começo! 

Olá caro leitor, hoje o texto será bem direto e objetivo descrevendo o meu novo desafio para 2023. Sim pode parecer estranho estar propondo um novo desafio, sendo que o desafio de 2022 não foi plenamente atingido, porém as pequenas derrotas devem sempre servir para nos incentivar a sempre seguirmos em frente e melhorarmos, por isso, mesmo não tendo cumprindo plenamente o Desafio de 52 semanas de escrita já estou pensando no desafio de 2023.

Em 2021 propôs para o Canal PortoHQ o Desafio 365 Games, com o objetivo de experimentar os diversos jogos da minha biblioteca e logicamente produzir conteúdo para o meu canal no Youtube. O desafio deu bastante trabalho, mas não falhei um único dia e o resultado foi bastante positivo tanto por ter experimentado muitos jogos, quanto pelos números do canal. Para 2022 pensei em focar na escrita, com o objetivo justamente de desenvolver a minha habilidade de escrita, inicialmente pensei em fazer novamente em fazer um desafio diário, porém um amigo me aconselhou a transformá-lo em um desafio semanal, o que se demonstrou um conselho sábio, pois caso contrário o estrago poderia ter sido bem maior.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #46 - 5 Quadrinhos Marcantes


Olá caro, leitor, vou buscar ser objetivo e direto ao ponto. Hoje escreverei uma breve lista, onde escolherei 5 quadrinhos que me marcaram ao longo da minha vida de leitor e colecionador de HQs. Tal lista é um protótipo ou teste, para um projeto que pretendo implementar no ano que vem, em comemoração dos meus 25 anos de colecionismo. Enfim, espero que gostem.

5 Quadrinhos Marcantes

Spawn

Eu não poderia abrir essa lista sem mencionar Spawn, pois foi justamente com a edição 36 que iniciei a minha coleção. Ironicamente foi tal edição foi escrita pelo mago dos quadrinhos, Alan Moore, algo que fui descobrir muitos anos depois da minha primeira leitura. Guardo um imenso carinho pelo personagem, justamente por ter sido o meu primeiro contato com a nona arte, o que por muito tempo fez do Soldado do Inferno o meu personagem predileto. Com muitos altos e baixos, Spawn tem muitas histórias marcantes, sendo umas das minhas prediletas as edições 28 e 29, assim como a edição 88.

Desafio 52 semanas de escrita #45 - Análise quadrinhos - Dragon Age: Cavaleiro Errante


Olá caro leitor, o ano está acabando e eu estou fazendo um último esforço para tentar cumprir o desafio ao menos na questão de quantidade, uma vez que na periodicidade eu falhei miseravelmente, mas vamos lá, como um bom Guardião Cinzento eu não desistirei. Hoje trago mais uma análise de quadrinhos, com a HQ Dragon Age: Cavaleiro Errante.

Esquecível!

Dragon Age: Cavaleiro Errante é mais uma HQ que adapta o universo da franquia de RPG e fantasia provinda dos games. Lançado originalmente em cinco edições pela editora Dark Horse no ano de 2017 com o título Dragon Age Knight Errant, com roteiros de Nunzio DeFilippis e Christina Weir e arte de Fernando Heinz Furukawa. A edição brasileira foi lançada pela Nerd ao Cubo, como parte integrante da caixa de julho de 2021.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #44 - No princípio


Olá caro leitor, a meses que não escrevo um conto para o Desafio 52 semanas de escrita, sendo que esse era um dos principais objetivos do desafio, colocar para fora as minhas ideias de narrativas. Abaixo um texto onde busco formular a minha ideia sobre a criação, sem sombra de dúvida essa não será versão final, pois muito do texto foi sendo alterado desde a primeira vez que tive a ideia inicial e tenho certeza que muitos outros conceitos ainda serão adicionados em novas versões.

No princípio

No princípio nada havia, a existência era preenchida por um imensurável vazio e o conceito de tempo e espaço nada significavam. Não se sabe como ou quando, mas no centro do nada um buraco negro surgiu e dele uma infima esfera de energia nasceu.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #43 - Análise games - Gears of War 2



Olá caro leitor, mais uma análise de games para o Desafio 52 semanas de escrita.

Maior e melhor!

O primeiro Gears of War foi um verdadeiro sucesso em 2006, um novo título era mais do que garantido e o segundo game se consagrou como uma continuação que supera o seu antecessor em praticamente todos os aspectos. Desenvolvido novamente pela EPIC Games, Gears of War 2 foi lançado em novembro de 2008 para o Xbox 360 e atualmente pode ser jogando pela retrocompatibilidade tanto no XOne, quanto no Xbox Series S | X, assim como no PC pelo XCloud.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #42 - Análise games - Resident Evil 4 HD Edition


Olá caro leitor, estamos na reta final do ano e o Desafio 52 semanas de escritas terá que se tornar um desafio diário caso eu realmente queira postar 52 textos em 2022. Hoje trago mais uma análise de games, dessa vez com o clássico Resident Evil 4.

Ação, com uma pitada de terror!

Apesar de já conhecer a icônica franquia da Capcom, foi apenas em Resident Evil 4 que tive contato de fato com a franquia. Lembro claramente de quando comprei a edição da saudosa revista Fullgames que vinha com uma versão oficial do jogo para PC por um preço super acessível. Tal versão do game tinha um grande problema, ela não dava suporte ao mouse e acredite mirar utilizando apenas os direcionais do teclado era um desafio nada agradável, mas mesmo assim o game me conquistou com a sua atmosfera aterrorizante, seus inimigos bizarros, sua exploração constante e batalhas épicas contra chefes.

domingo, 18 de dezembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #41- nálise games - Horizon Chase Turbo




Olá calo leitor, assim como a postagem de ontem, decidi resgatar uma análise originalmente postada em 16 de fevereiro, porém fora do Desafio de escrita. Espero que gostem.

Muito além da Nostalgia.

Horizon Chase quase que dispensa apresentações, sendo um dos mais bem sucedidos games brasileiros a história, desenvolvido pelo estúdio gaúcho Aquiris e lançado inicialmente para celulares em agosto de 2015, ganhando uma nova versão intitulada Horizon Chase Turbo em maio de 2018 para PC, PS4 e posteriormente para XOne e Switch.

Em um primeiro olhar Horizon Chase faz uma clara homenagem aos clássicos games de corrida dos anos 90, em especial a Top Gear, remetendo não só o seu visual e estrutura, mas também a sua icônica trilha sonora, principalmente ao trazer o compositor original do clássico game para criar uma nova trilha para Horizon Chase.

sábado, 17 de dezembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #40 - Análise quadrinhos - Dragon Age: Assassino de Magos


Olá caro leitor, conforme comentei no última postagem, estou buscando alcançar os 52 textos publicadaso em 2022, mesmo que o Desafio de 52 semanas de escrita tenha se perdido na sua proposta central, com foco nesse objetivo desidi resgatar a análise abaixo, que publiquei originalmente em 20 de janeiro desse ano, que acabei deixando de fora do Desafio, como estou postando varias análises dentro do desafio, não vejo razão para não incluir esse texto também. Espero que gostem.

Uma boa leitura para os fãs da franquia.

Dragon Age: Assassino de Magos é uma HQ que se passa no rico universo da franquia de RPG e fantasia nascida nos games em 2009. Lançado originalmente em cinco edições pela editora Dark Horse no final de 2015 com o título Dragon Age Magekiller, com roteiros de Greg Rucka e arte de Carmen Carnero. A edição brasileira foi lançada pela Nerd ao Cubo, como parte integrante da caixa de junho de 2021.

Assassino de Magos se passa em paralelo com os acontecimentos do terceiro game da franquia, Dragon Age Inquisition, onde somos apresentados a dupla de mercenários, Marius e Tessa, que ganham a vida caçando magos apóstatas. Marius é um antigo escravo de Tevinter, que é apresentado como um hábil guerreiro, reservado, que claramente esconde um passado trágico envolvendo magia. Já Tessa é uma ladina, com grande habilidade com o arco, sendo extremamente fiel a parceria com Marius, apesar do guerreiro não demonstrar o mesmo.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #39 - Análise games - This War of Mine




Olá meus caros, o ano está terminando e a proposta de postar um texto por semana infelizmente não foi atingida, mas conforme dito nas postagens anteriores, pretendo buscar postar os 52 textos dentro do ano de 2022. Ainda tenho alguns dias, portanto ainda há esperanças de cumprir o desafio, hehe. Abaixo mais uma análise de games.

Realidade cruel da guerra!

A guerra nunca muda, pelo menos no mundo dos games, sendo um dos temas mais explorados no entretenimento a guerra na grande maioria das vezes é vista pela ótica dos combatentes e raramente os que mais sofrem com ela são foco das narrativas. A polonesa 11 bit studios nos apresenta justamente essa perspectiva, focando nos civis que tentam sobreviver em meio a guerra. This War of Mine foi lançado de maneira independente em novembro de 2014 para PC, chegando posteriormente para os sistemas Android e iOS, assim como para Nintendo Switch, PS4, PS5 e Xbox One.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #38 - Minhas expectativas para o The Game Awards 2022


Minhas publicações tem se focado em análise de games, mas para hoje quero propor um texto onde escrevo sobre as minhas expectativas de anúncios para o The Game Awards 2022, que acontece no próximo dia 08 de dezembro de 2022.

Minhas expectativas para o The Game Awards 2022

Nesta semana teremos o aguardadíssimo The Game Awards 2022 que premiará os melhores games de 2022 em diversas categorias, mas além do conhecermos o título que será coroado como Game of The Year o evento apresentado por Geoff Keighley traz grandes expectativas por ter se tornado um grande palco para anúncios e atualizações de games muitissimos aguardados. Abaixo compartilho as minhas expectativas para o evento, tanto as realistas quanto as pouco prováveis, mas que seriam incríveis se tornassem realidade.

domingo, 27 de novembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #37 - Análise games - Townscaper




Olá caro leitor, mais uma análise de games para o Desafio de 52 semanas de escrita, hoje com o inusitado game Townscaper.

Inusitado, criativo e cativante.

Townscaper nos faz questionar sobre o que é um jogo? Essencialmente tudo o que tem um objetivo, seja competitivo ou não pode ser considerado um jogo e até mesmo os jogos mais casuais não fogem dessa regra, sempre apresentando um objetivo ou apenas uma pontuação. O estúdio Oskar Stalberg subverte essa regra e nos entrega Townscaper um "game" de construção de cidades minimalista, lançado inicialmente para celulares em julho de 2020 e posteriormente chegando ao PC e Nintendo Switch em agosto de 2021 pela Raw Fury.

sábado, 26 de novembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #36 - Análise games - Kukoos: Lost Pets



Olá caro leitor, mais uma análise de games para o Desafio de 52 semanas de escrita, hoje com o ótimo game nacional Kukoos: Lost Pets.

Casual, divertido e competente!

Kukoos: Lost Pets é um game de aventura e plataforma, que referencia os grandes clássicos do gênero, desenvolvido pelo estúdio de Manaus, Petit Fabrik e distribuído pela Modus Games. Lançado inicialmente em acesso antecipado em dezembro de 2021 para PC, com a sua versão final prevista para 06 de dezembro de 2022, chegando também para PS4, PS5, XOne, Xbox Series S | X e Nintendo Switch.

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #35 - Análise games - Trek to Yomi




Olá caro leitor, mais uma análise de games para o Desafio de 52 semanas de escrita, hoje com o excelente Trek to Yomi.

Marcante e único!

Trek to Yomi é um diferente jogo de ação e aventura, que busca homenagear os grandes filmes de samurai da década de 50/60. Desenvolvido pelos estúdios Leonard Menchiari e Flying Wild Hog, sendo distribuído pela Devolver Digital, lançado em maio de 2022 para PC, XOne, Xbox Series S|X, PS4 e PS5.

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #34 - Análise games - Street of Rage 4


Olá caro leitor, seguimos tentando buscar o tempo perdido do Desafio 52 Semanas de Escritas, hoje com mais uma análise de games. 
Porradaria nostálgica!

Street of Rage é uma franquia clássica que fez sucesso nos arcades nos saudosos anos 90, porém que acabou sendo esquecida com a ascensão dos games em 3D. Aproveitando a onda nostálgica dos últimos anos, a Dotemu desenvolveu em parceria com os estúdios Guard Crush e Lizardcube, uma continuação digna e inesperada, lançada em abril de 2020 para PC, Nintendo Switch, PS4, XOne e celulares.

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #33 - Análise games - A Plague Tale: Innocence


Olá caro leior, faz tempo que não posto nada, mas ainda não desisti do Desafio de Escrita, abaixo mais uma análise de games. Espero que gostem!

Belíssimo e Sombrio!

Apesar do estúdio Asobo já ter duas décadas, A Plague Tale: Innocence foi seu primeiro grande projeto, sendo descrito como uma game de aventura e furtividade, com uma qualidade gráfica invejável e uma narrativa marcante, onde acompanhamos dois irmãos em uma fuga desesperada em meio a peste negra que assolou a Europa no século XIV. Distribuído pela Focus, o jogo foi lançado em maio de 2019 para PC, XOne e PS4.

sábado, 10 de setembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #32 - Análise games - Gears of War 3


Olá caro leitor, hoje trago mais uma análise de games, com o terceiro game de uma das minhas franquias favoritas que não me canso de revisitar.

Épico, brutal e emocionante!

Gears of War 3, jogo de ação em terceira pessoa que encerra de forma frenética a primeira trilogia da icônica franquia da Microsoft, desenvolvido pelo estúdio Epic Games e lançado em setembro de 2011 exclusivamente para Xbox 360. Atualmente o game pode ser jogado no XOne e Series X | S pela retrocompatibilidade e nos PCs pelo Xbox Cloud Gaming.

Após os eventos dramáticos do game anterior, com a queda da cidade de Jacinto, a humanidade se refugiou em grandes navios cargueiros tentando fugir da praga Lambent, porém nem mesmo o alto mar detém o inimigo. Em meio a um ataque massivo a CGO se vê obrigada a retornar ao continente, enquanto o protagonista Marcus Fenix, tenta chegar na Ilha Azura, após descobrir que seu pai, o cientista Adam Fenix, ainda está vivo e trabalhando em uma tecnologia que pode pôr fim à guerra.

Desafio 52 semanas de escrita #31 - Análise games - Assassin's Creed IV Black Flag


Olá caro leitor, hoje trago mais uma análise de games para o desafio 52 semanas de escrita, com o belíssimo Assassin's Creed IV Black Flag lançado a quase 10 anos atrás.

Diferente, mas nem tanto!

Assassin's Creed IV Black Flag foi lançado em outubro de 2013, na mesma época do lançamento dos novos modelos de consoles, PS4 e XOne, trazendo melhorias gráficas e novidades de gameplay para a já consolidada franquia da Ubisoft, mas também sendo lançado para os consoles da geração anterior, Xbox 360 e PS3, além do PC.

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #30 - Análise games - FAR: Changing Tides


Sim, eu sei! Já nem faz mais sentido chamar o desafio de semanal, mas sigo aqui, enquanto houver semanas em 2022, seguirei tentando colocar o desafio em dia. Abaixo mais uma análise de game, hoje com o belíssimo e casual FAR: Changing Tides.

Satisfatoriamente familiar.

FAR: Changing Tides é um game de aventura, atmosférico ambientado em um mundo desolado e pós-apocalíptico, desenvolvido pelo estúdio Suiço Okomotive, lançado em março deste ano para PC, Switch, PS4, PS5, XOne e Xbox Series X | S.

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #29 - Análise games - Hero of the Kingdom


Olá, caro leitor. Buscando colocar em dia o Desafio 52 semanas de escrita, hoje trago uma análise de um game extremamente simples, que logicamente gerou um texto igualmente simples e objetivo.

Análise games - Hero of the Kingdom

Hero of the Kingdom é uma aventura narrativa, Point and Click, extremamente casual, desenvolvido pelo estúdio independente Lonely Troops, lançado em dezembro de 2012 para PC.

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #28 - Análise games - Dorfromantik


Olá caro leitor, hoje trago mais uma análise de games para o Desafio 52 semanas de escrita. É um game casual e relativamente simples, o que sempre resulta em uma analise relativamente susinta, mas que sempre busca apontar os pontos positivos do game. Espero que gostem.

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #27 - Análise games - God of War


Olá caro leitor, sim o Desafio 52 semanas de escritas está mega atrasado, mas enquanto ainda estivermos em 2022 persistirei. Hoje, trago mais uma análise de games, dessa vez do primeiro game que finalizei neste ano, o aclamado God of War. Espero que gostem.

Análise games - God of War

God of War inegavelmente é uma das franquias mais icônicas do mundo dos games, Kratos conquistou uma legião de fãs com a sua trilogia original e fez do personagem sinônimo de Playstation, logicamente que cedo ou tarde o personagem retornaria e em 2018 um novo game foi lançado exclusivamente para Playstation 4, trazendo uma nova faceta para o Deus da Guerra, introduzindo-o na mitologia Nórdica. O sucesso foi estrondoso e rendeu ao game desenvolvido pela Santa Monica o prêmio de Game do Ano, desbancando o grandioso Red Dead Redemption 2. Após quatro anos de exclusividade, a Sony surpreende a todos ao lançar uma nova versão do seu principal exclusivo pela primeira vez no PC.

sábado, 23 de julho de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #26 - Análise games - TUNIC


Sim, eu falhei, estou a quase um mês sem postar nenhum texto, o que com certeza fazem o Desafio 52 Semanas de Escrita perder um pouco o sentido, os motivos são vários, falta de inspiração para escrever, gerenciamento de tempo e até mesmo desânimo. Mas não ficarei aqui pedindo desculpas e vou seguir com o objetivo de publicar 52 textos, mesmo que fuja da periodicidade proposta. A anos que escrevo análises de games, mas inicialmente pensei em deixá-las de fora do desafio justamente por isso, mas percebe agora que talvez isso tenha sido um erro, primeiro pois ao focar no desafio deixei justamente de escrever as análises, segundo que bem ou mal elas podem contribuir com a periodicidade do desafio, por essas razões hoje trago a minha análise do excelente game TUNIC lançado em março deste ano.

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #25 - Minhas impressões sobre Starfield


Olá caro leitor, hoje trago mais um texto opinativo, onde escrevo sobre as minhas primeiras impressões do trailer de revelação de gameplay do tão aguardado Starfield. Novamente utilizei uma linguagem mais direta e descompromissada, com o intuito de utilizar o texto como roteiro para um possível vídeo para o Canal PortoHQ. Espero que gostem.

domingo, 26 de junho de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #24 - O que espero do Resident Evil 4 Remake



Olá caro leitor, novamente trago um texto opinativo sobre o mundo dos games, hoje com as minhas expectativas para o remake de Resident Evil 4, anunciado no início de junho no State of Play da Sony. Conforme o texto anterior irei desenvolvê-lo em formato de roteiro para um possível vídeo para o Canal PortoHQ, por esse motivo utilizarei uma linguagem mais descompromissada.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #23 - O decepcionante Xbox Showcase


Olá caro leitor, hoje trarei mais um texto opinativo sobre o último evento da Microsoft, novamente com uns dias de atraso, mas o importante é o objetivo de desenvolver a minha escrita, portanto vamos em frente. Para o texto de hoje decidi escrevê-lo em formato de “roteiro” que pretendo utilizar para um vídeo para o Canal PortoHQ, por isso acabei utilizando uma linguagem mais livre, justamente para adaptá-lo para um vídeo opinativo.

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #22 - O surpreendente State of play!



Olá, caro leitor! Chegamos em junho, mês do meu aniversário e a melhor época para ser gamer, devido aos inúmeros eventos focado em trazer novidades dos futuros lançamentos. No início do mês, mais precisamente no último dia 2 de junho tivemos o State of Play, que surpreendeu a todos com uma excelente apresentação, abaixo trago mais um texto opinativo para o Desafio, falando sobre o último evento da Sony.

sábado, 4 de junho de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #21 - Luís com S e Acento!


Olá meus caros leitores, hoje é meu aniversário e para comemorar decidi escrever um texto diferente, justamente falando sobre mim, um breve relato sobre a minha vida, sinceramente nem sei exatamente o que escreverei, mas apenas lembrando que o Desafio 52 semanas de escrita tem o intuito justamente de desenvolver a minha escrita, portanto qualquer tipo de texto é válido.

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #20 - Um dia inesquecível



Olá caro leitor, hoje trago um texto totalmente aleatório, um pequeno conto onde busco narrar um dia inesquecível de um jovem caçador, a ideia do conto surgiu logo após uma jogatina do game Dragon Age Origins. Espero que gostem.

sábado, 28 de maio de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #19 - A Invencível




Olá, caro leitor. Permaneço na minha jornada em tentar colocar o desafio em dia, estou duas semanas atrasado, mas ainda não estou disposto a desistir, mesmo passando justamente por aquele período temido de “bloqueio criativo”, mas vamos lá, ainda temos muitas semanas pela frente. Hoje busquei desenvolver um texto de ação, onde narro uma cena de combate de uma história maior que pretendo desenvolver futuramente. Os nomes dos personagens são totalmente provisórios.

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #18 - O adiamento de Starfield


Olá, caro leitor! Hoje trago mais um texto de opinião, onde teço breves comentários sobre o adiamento de um dos games mais aguardados do ano e o que isso significa para a Microsoft e para a própria Bethesda, mas não se preocupe, pois não transformarei o Desafio em uma série sobre notícias de games, porém as últimas semanas tem sido bem agitadas e achei importante escrever sobre.

sábado, 14 de maio de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #17 - A venda de Tomb Raider



Olá, caro leitor! Hoje trarei mais um texto opinativo, onde comentarei sobre a surreal venda de grandes franquias por parte da Square Enix e as suas possíveis consequências para a indústria dos games.

A venda de Tomb Raider

No início deste mês a Embracer Group informou que adquiriu três grandes estúdios, o Eidos Montréal, Crystal Dynamics e Square Enix Montreal, todos antes pertencentes à icônica Square Enix. Um fato que até poderia passar despercebido, uma vez que vendas de estúdios estão sendo uma constância atualmente, porém a notícia chama a atenção pelo fato da Square estar vendendo não só os seus estúdios ocidentais, mas também grandes franquias como Tomb Raider, Deus Ex, Thief, Legacy of Kain e mais de cinquenta títulos por um preço relativamente baixo considerando a importância de tais franquias, totalizando 300 milhões de dólares.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #16 - Xbox & Bethesda Games Showcase 2022


Sim, eu falhei, estou a três semanas atrasado com o desafio e os motivos são diversos, mas o principal é que não consegui aplicar uma rotina rigorosa de escrita, assim como fiz com o Desafio 365 Games, lógico que é bem mais fácil gravar um gameplay do que escrever um texto, até por isso o desafio de 2022 é semanal, mas o bloqueio criativo também se faz presente com maior frequência, mas vamos lá, não desistirei e seguirei buscando colocar o desafio em dia. Hoje trarei novamente um texto opinativo, onde exponho as minhas expectativas para o Showcase do Xbox deste ano.

sábado, 23 de abril de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #15 - Paraíso oculto



Olá, caro leitor! Sim, eu sei, estou devendo um texto, mas logo logo eu coloco tudo em ordem, assim espero. Para essa semana, decidi novamente exercitar a minha capacidade para descrever cenários, escolhendo uma ambientação que eu possa vir a utilizar em alguma história futura. Espero que gostem.

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #14 - Sob o Luar




Olá, caro leitor! Sim, o desafio 52 semanas de escrita tem como principal objetivo realizar publicações semanais e eu falhei, falhei por não ter publicado na última semana, mas mesmo falhando com a periodicidade proposta, não desistirei do desafio e para compensar pretendo realizar duas publicações nesta semana. Hoje desenvolvi mais um pequeno conto, com uma tema totalmente aleatório, não sei exatamente o que me inspirou, mas ele é totalmente inédito, escrito do zero sem nenhum rascunho prévio ou ideia pré concebida. Espero que gostem.

sábado, 2 de abril de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #13 - Sorriso


Olá caro leitor, hoje buscarei descrever um pequeno momento do meu dia, nada surpreendente, mas uma pequena situação me chamou atenção e decidi usá-la para criar uma pequena narrativa, lembrando que o desafio tem como principal objetivo desenvolver a minha habilidade de escrita, portando, narrar um momento despretensioso e mundano da minha vida também é algo extremamente válido. Espero que gostem.

segunda-feira, 28 de março de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #12 - Uma nova saga começa


Olá caro leitor, nesta semana trago-lhes mais um texto opinativo, onde discorro sobre o anúncio da CD Projekt RED de que um novo game da aclamada série The Witcher está em desenvolvimento. Qual a importância desse aguardado anúncio? Será que The Witcher apagará o desastre que foi o lançamento de Cyberpunk 2077?

sábado, 19 de março de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #11 - A Cidade do Dragão


Olá caro leitor, hoje irei descrever mais uma cidade que pretendo utilizar em algum momento em histórias futuras, na verdade apenas tive uma ideia, baseado em Holy Avenger, em criar uma cidade com um elemento fantástico, mas ainda não criei de fato um enredo em torno de tal cidade para encaixá-la em algum narrativa maior, mas sem dúvida pretendo fazer isso futuramente. Espero que gostem.

sábado, 12 de março de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #10 - Conceito


Olá caro leitor, hoje simplesmente me vejo sem inspiração para escrever para o Desafio 52 semanas de escrita. A proposta do desafio é justamente me incentivar a escrever e transformar minhas ideias de narrativa em algo “palpável” e principalmente desenvolver as minhas habilidades na escrita. Todos os textos publicados até o momento foram criados a partir de ideias já existentes, mas para essa semana confesso que não tenho nenhuma para desenvolver. O tão temível “bloqueio criativo” se fez presente, mas para não quebrar a proposta do desafio semanal decidi escrever de forma sucinta sobre alguns conceitos de histórias que pretendo utilizar para criar uma trama maior futuramente.

sábado, 5 de março de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #09 - A Cidade de Rupes - Parte 2


Olá caro leitor, novamente com um pequeno atraso trago mais um texto para o Desafio 52 semanas de escrita. Na semana passada apresentei um texto narrando a origem da cidade de Rupes, mas inicialmente minha ideia era apenas descrever a cidade, de forma a treinar essa habilidade de escrito, hoje decidi retomar essa ideia e descrever apenas as características do ficcional cidade situada na beirada de um penhasco.

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #08 - A Cidade de Rupes




Olá caro leitor, apesar do pequeno atraso venho compartilhar mais um texto para o Desafio 52 semanas de escrita. Minha ideia inicial para o texto de hoje, assim como no da semana passada, era treinar a minha habilidade de descrição, no caso de uma cidade que pretendo utilizar em alguma das minhas futuras histórias, porém o texto acabou se desenvolvendo para uma narrativa de origem da aqui chamada de “Cidade de Rupes”. Talvez na próxima semana eu retome o tema e tente focar nas características da cidade, buscando melhor descrevê-la. De qualquer forma espero que gostem.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #07 - Assassina de Deuses


Olá, caro leitor! Para o texto de hoje, que inevitavelmente estou postando atrasado, decidi focar na descrição de um determinado objeto, algo que nunca tinha feito antes, para isso escolhi uma arma que pretendo utilizar em uma história que venho desenvolvendo a algum tempo e que provavelmente postarei dentro do Desafio 52 semanas de escrita. Enfim, espero que gostem e logicamente fiquem a vontade para criticar construtivamente.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #06 - 10 Anos de PortoHQ


Nesta semana decidi trazer para o desafio 52 semanas de escrita, um pequeno texto onde comento os 10 anos do Blog PortoHQ, afinal esse "aniversário" foi um dos meus motivadores para iniciar este desafio.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #05 - Incorruptível


Olá, caro leitor. Hoje trago um pequeno "conto" onde tentei rescrever um sonho peculiar que tive a uns anos atras, onde um politico se vê em uma situação no mínimo peculiar. Normalmente eu tenho sonhos tranquilos, mas vez que outra eu tenho sonhos estranhos, com situações atipica, mas nunca tive o habito de registra-los, esquecendo-os quase que de imediato, nesse caso, pórem, acabei mo tivando a registrar o sonho justamente por ele ter sido bem diferente, onde o protagonista tinha as feições do ator Marco Nanini. Espero que gostem. 

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #04 - Compra da Activision Blizzard pela Microsoft



Olá caro leitor, hoje decidi publicar um texto opinativo, onde busco analisar uma das notícias mais bombásticas desse ano que mal começou, a compra da Activision pela Microsoft, para evitar ser redundante vamos ao texto.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #03 - Vazio



Olá, caro leitor, hoje trarei um texto de uma ideia que tive a alguns anos, nunca o transcrevi e tal ideia foi se modificando e expandindo ao longo do tempo. Inicialmente era um conto de horror onde um homem simplesmente acordava em meio a uma escuridão eterna, onde o clímax era o encontro com alguém em meio a essa escuridão, posteriormente quis expandir um pouco mais, acrescentando uma segunda situação. O inicio eu escrevi muito recentemente, pois senti que havia a necessidade de acrescentar um ponto de partida que justificasse como o protagonista sem nome chegou naquela situação. Enfim, espero que gostem.