domingo, 18 de dezembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #41- nálise games - Horizon Chase Turbo




Olá calo leitor, assim como a postagem de ontem, decidi resgatar uma análise originalmente postada em 16 de fevereiro, porém fora do Desafio de escrita. Espero que gostem.

Muito além da Nostalgia.

Horizon Chase quase que dispensa apresentações, sendo um dos mais bem sucedidos games brasileiros a história, desenvolvido pelo estúdio gaúcho Aquiris e lançado inicialmente para celulares em agosto de 2015, ganhando uma nova versão intitulada Horizon Chase Turbo em maio de 2018 para PC, PS4 e posteriormente para XOne e Switch.

Em um primeiro olhar Horizon Chase faz uma clara homenagem aos clássicos games de corrida dos anos 90, em especial a Top Gear, remetendo não só o seu visual e estrutura, mas também a sua icônica trilha sonora, principalmente ao trazer o compositor original do clássico game para criar uma nova trilha para Horizon Chase.

Porém o game brasileiro consegue ir além na mera nostalgia, entregando um game extremamente prazeroso de se jogar, com uma jogabilidade acessível e com desafios equilibrados que tornam o jogo extremamente viciante. As corridas são rápidas, dinâmicas e transmitem uma sensação de superação e vitória ao ponto da necessidade de "só mais uma partida" ser quase inevitável.

O game conta com uma excelente trilha sonora composta por Barry Leitch, que faz um trabalho excepcional não só por remeter ao seu próprio trabalho na trilha original de Top Gear, mas também ao criar novas músicas que referenciam a temática de cada corrida, apenas para citar um exemplo o trilha sonora da pista de Porto Alegre que referencia a música Deu Pra Ti emociona qualquer Porto Alegrense.

Aliado a trilha sonora temos um visual extremamente cativante, que mesmo em toda a sua simplicidade, apresenta um detalhismo que dá uma identidade quase que única ao jogo. Ao todo são 12 países representados em pistas que referenciam não só monumentos, mas arquitetura e cultura de cada região. Confesso que senti um certo orgulho de ver o Brasil ser representado de forma coerente no jogo.

Horizon Chase Turbo não decepciona em termos de conteúdo, com mais de 100 corridas nos 12 campeonatos espalhados pelo mundo, com um sistema de melhorias simples, mas funcional que dá a sensação de progressão ao jogador, além de mais de 30 veículos únicos vãos sendo desbloqueados conforme se avança na campanha do game, com modelos que contribuem de forma direta com a sensação de nostalgia, como o inusitado carro da firma, ou o clássico Camaro amarelo e até mesmo os icônicos DeLorean e Batmóvel. As inúmeras referências escondidas no game sem dúvida incentivam a completar todos os desafios apenas para descobrir qual novo carro será desbloqueado.

Além da campanha principal, o game conta ainda com os modos Playground, Torneio e Resistência que adicionam novos desafios ao game que aumentam significativamente o tempo de gameplay, além das DLCs Rookie Series, Summer Vibes e Senna Sempre que foi lançada no final do ano passado e homenageia o icônico piloto brasileiro Ayrton Senna.

Sem dúvida Horizon Chase Turbo é um excelente game arcade, que vicia com a sua jogabilidade convidativa e divertida, com um visual cativante e uma trilha sonora nostálgica. Um game indispensável não só para os fãs de games de corrida, mas para todos os gamers que desejam uma jogatina descompromissada e prazerosa no final do dia.


Informações adicionais:
  • Nota geral: 10.
  • Tempo dedicado ao game: 17 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 30 de 48.
  • Dificuldade: Acessível.
  • Fica a dica: Sempre que possível realize as corridas nas pistas de melhoria, para evoluir os status dos veículos.
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
  • Vale o preço? Sim, vale!
  • Modo de jogo: Solo e multijogador.
  • Idioma: Menus e legendas em português do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário