quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #45 - Análise quadrinhos - Dragon Age: Cavaleiro Errante


Olá caro leitor, o ano está acabando e eu estou fazendo um último esforço para tentar cumprir o desafio ao menos na questão de quantidade, uma vez que na periodicidade eu falhei miseravelmente, mas vamos lá, como um bom Guardião Cinzento eu não desistirei. Hoje trago mais uma análise de quadrinhos, com a HQ Dragon Age: Cavaleiro Errante.

Esquecível!

Dragon Age: Cavaleiro Errante é mais uma HQ que adapta o universo da franquia de RPG e fantasia provinda dos games. Lançado originalmente em cinco edições pela editora Dark Horse no ano de 2017 com o título Dragon Age Knight Errant, com roteiros de Nunzio DeFilippis e Christina Weir e arte de Fernando Heinz Furukawa. A edição brasileira foi lançada pela Nerd ao Cubo, como parte integrante da caixa de julho de 2021.

Na trama de Cavaleiro Errante somos apresentados a jovem elfa Vaea, que atua como escudeira de Sir Aaron Hawthorne, o cavaleiro errante do título. Juntos eles vagam pelos reinos narrando os grandes feitos do passado de Sir Hawthorne, porém Vaea esconde um segredo, enquanto o cavaleiro conta suas histórias, ela se esgueira a noite e rouba dos ricos para dar aos mais pobres. Mas em seu último trabalho, algo sai errado e Vaea acaba se envolvendo com a Inquisição e agentes Teventerianos.

Apesar do subtítulo da história ser Cavaleiro Errante, a verdadeira protagonista é a elfa Vaea, com a trama girando em torno das motivações da personagem, com pequenos flashback que mostram parte do seu passado e como ela se tornou uma ladra. Apesar de não ser totalmente ruim a trama se demonstra bem fraca e desinteressante, os autores tentam criar um vínculo com a protagonista, mostrando parte do seu passado e como ela sofreu com a opressão humana, tornando uma pessoa mais reservada e preocupada com os próprios interesses, porém faltou carisma para a protagonista e seu elenco de apoio, nem mesmo Varic, personagem importante dos jogos e que participa de forma bastante ativa no desenvolver da trama consegue mantê-la minimamente interessante.

Como a trama é extremamente contida, buscando apresentar um tom de espionagem e intrigas políticas, não temos muito espaço para ação, tão pouco para criaturas fantásticas, tudo se resume a Vaea a suas tentativas de alcançar os seus objetivos sem revelar a sua identidade. Até há um pouco de confronto no final da história, mas ele termina tão rápido que acaba não empolgando. A história até tenta criar um vincula com uma narrativa maior, citando a Inquisição, o Lírio Vermelho e até mesmo os protagonistas da história anterior, Assassinos de Magos, porém tudo é feito de forma tão rasa que se tais elementos fossem tirados do roteiro não faria diferença.

A arte de Fernando Jeinz Furukawa é bem competente e fiel a estética de Dragon Age Inquisition, dando a sensação de familiaridade, visualmente ao menos estamos no mesmo universo dos jogos, mas apesar da estética realista, em alguns momentos a arte apresenta um certo grau de caricatura, em especial nas feições da protagonista. Vale destacar que a arte das capas das edições originais novamente foram feitas pelo artista Sachin Teng, que nos presentei com uma arte belíssima.

A edição é ótima, mantendo o mesmo acabamento de Assassinos de Magos, com as páginas internas em papel couchê com alta gramatura e capa cartão, o que dá robustez para a edição. Há um pequeno erro na página 45, onde um dos dialogos é trocado de personagem e a tradução novamente não segue a adaptação feita no game Dragon Age Inquisition, deixando no original alguns nomes de cidades e locais.

No fim Dragon Age: Cavaleiro Errante apresenta uma história contida e comedida demais, não expandindo ou mesmo contribuindo com o rico universo de Dragon Age. Não é uma história ruim, mas será facilmente esquecida.

Informações adicionais:
  • Nota Geral: 06.
  • Número de páginas: 120.
  • Melhor momento: A luta do Cavaleiro Errante com os soldados de Tevinter.
  • Preço de capa: Sem preço de capa, item exclusivo da Nerd ao Cubo do mês de julho de 2021. Mas considero R$ 25,00 um preço justo pela qualidade da edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário