sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #39 - Análise games - This War of Mine




Olá meus caros, o ano está terminando e a proposta de postar um texto por semana infelizmente não foi atingida, mas conforme dito nas postagens anteriores, pretendo buscar postar os 52 textos dentro do ano de 2022. Ainda tenho alguns dias, portanto ainda há esperanças de cumprir o desafio, hehe. Abaixo mais uma análise de games.

Realidade cruel da guerra!

A guerra nunca muda, pelo menos no mundo dos games, sendo um dos temas mais explorados no entretenimento a guerra na grande maioria das vezes é vista pela ótica dos combatentes e raramente os que mais sofrem com ela são foco das narrativas. A polonesa 11 bit studios nos apresenta justamente essa perspectiva, focando nos civis que tentam sobreviver em meio a guerra. This War of Mine foi lançado de maneira independente em novembro de 2014 para PC, chegando posteriormente para os sistemas Android e iOS, assim como para Nintendo Switch, PS4, PS5 e Xbox One.

A premissa do jogo é relativamente simples, basicamente assumimos de 3 a 4 personagens aleatórios que se unem para buscar sobreviver em meio às ruínas da guerras em uma cidade sitiada. A narrativa acontece de forma simplificada, com um pequeno histórico em texto de cada personagem, mas ela se torna densa conforme os dias avançam, com cada personagem reagindo de forma bastante dramática a cada acontecimento que o jogo apresenta e tais acontecimentos surgem de forma aleatória, tornando o game imprevisível e tenso. Cada sobrevivente tem uma personalidade e reagirá às escolhas do jogador, contribuindo com a atmosfera densa da narrativa, a dificuldade para manter todos saudáveis é alta e perdas serão inevitáveis, sendo sentidas tanto pelo grupo, quanto pelo próprio jogador.

Mecanicamente o game funciona em duas etapas, primeiro temos o turno do dia, onde o jogador deverá gerenciar o abrigo, delegando funções para cada um dos sobreviventes, como limpar escombros, reforçar defesas, construir fogões, aquecedores e camas, porém para isso recursos deverão ser coletados e é onde a segunda etapa do game é introduzida, onde a cada noite um dos sobreviventes deverá explorar os diversos locais da cidade em busca de recursos e durante tal exploração o game se torna ainda mais denso, pois o jogador inevitavelmente encontrará outros sobrevivente e terá que decidir como interagir com eles o que pode resultar em pequenas consequências, apenas para citar um exemplo, em uma das explorações você poderá encontrar um casal de velhinhos em uma das casas da cidade, eles são inofensivos e caberá a você decidir se os deixa em paz, ou rouba todos os seus pertences para garantir a sobrevivência do seu grupo. É um tipo de escolha moralmente dúbia, que te faz questionar o que você faria em tal situação.

E o game te pressiona a todo momento a fazer escolhas, pois o seu grupo sempre estará em risco, seja pela escassez de comida, pelo frio do inverno, pela falta de remédios, ou ainda pelos ataques constantes ao abrigo durante a noite. Com as inúmeras variáveis, dificilmente o jogador conseguirá priorizar algo, pois no fim tudo é prioridade, tornando toda a situação ainda mais tensa e envolvente. Você buscará de todas as formas manter os sobreviventes vivos, pois eles ficarão doentes, com fome, com frio, indefesos e a cada noite a situação ficará pior e mais desesperadora e aquela ideia inconcebível de roubar um casal de velhinhos parecerá cada vez mais aceitável.

This War of Mine é um ótimo game, que surpreende com uma narrativa marcante e envolvente, ao mesmo tempo que prende o jogar com ótimas mecânicas de gerenciamento e sobrevivência, que contribui com o clima de tensão e desolação, lançando um novo olhar sobre os horrores da guerra. Um game indicado tanto para os apreciadores de narrativas realistas, quanto para os entusiastas de games de gerenciamento e sobrevivência.


Informações adicionais:
  • Nota geral: 08.
  • Tempo dedicado ao jogo: 19 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 19 de 55.
  • Dificuldade: Difícil.
  • Fica a dica: Busque sempre deixar ao menos uma arma no abrigo durante a noite.
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
  • Vale o preço? Sim, vale!
  • Modo de jogo: Solo.
  • Idioma: Com menu e legendas em português do Brasil.
Um agradecimento especial ao amigo Cleiton que me presenteou com uma copia do game, valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário