domingo, 27 de novembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #37 - Análise games - Townscaper




Olá caro leitor, mais uma análise de games para o Desafio de 52 semanas de escrita, hoje com o inusitado game Townscaper.

Inusitado, criativo e cativante.

Townscaper nos faz questionar sobre o que é um jogo? Essencialmente tudo o que tem um objetivo, seja competitivo ou não pode ser considerado um jogo e até mesmo os jogos mais casuais não fogem dessa regra, sempre apresentando um objetivo ou apenas uma pontuação. O estúdio Oskar Stalberg subverte essa regra e nos entrega Townscaper um "game" de construção de cidades minimalista, lançado inicialmente para celulares em julho de 2020 e posteriormente chegando ao PC e Nintendo Switch em agosto de 2021 pela Raw Fury.

Esqueça os conceitos tradicionais dos games de construção de cidades, como estradas, distritos, edifícios especiais, ou mesmo população, Townscaper não utiliza nenhum deles. O game é como se fosse uma grande tela em branco, na verdade é uma imensa superfície coberta por água e nada mais, o jogador deverá construir de forma totalmente livre, com um bloco de cada vez.

O que surpreende em Townscaper é que não há nenhuma tarefa a ser cumprida, ou objetivo a ser alcançado, nem mesmo novas opções ou construções especiais são desbloqueadas conforme se "progride" no jogo. Toda a mecânica do game está disponível desde o primeiro clique. O jogador simplesmente deve criar uma superfície sólida para a sua cidade e clicando novamente nessa superfície criará a sua primeira casa e assim sucessivamente, expandindo conforme desejar.

Inegavelmente é um game simples, mas que por trás da sua simplicidade revela um jogo inusitado e extremamente inventivo. Criatividade e curiosidade são dois fatores fundamentais para Townscaper que revelam a genialidade do seu gameplay. Inicialmente o jogador construirá cidades simples, com construções quase que padronizadas com pouco charme arquitetônico, mas ao perceber que combinando blocos e até mesmo eliminando alguns deles, se obtêm resultados inesperados e atraentes o jogador instintivamente será impelido a experimentar novas combinações e acredite os resultados são únicos e gratificantes.

Apenas para citar um exemplo, ao se empilhar três blocos, você criará uma torre, mas caso mude as cores de um desses blocos, poderá surgir um farol, ou ao se criar um imenso edifício com inúmeros blocos, ao se eliminar alguns deles, sacadas ou pequenos terraços podem surgir e as combinações são inúmeras e incentivam o jogador a continuar a experimentar ao ponto de não ver o tempo passar.

Outra característica de Townscaper é o seu visual minimalista e marcante. Com uma arquitetura caricata, mas muito bem detalhada e que se destaca com as cores vivas presentes no jogo. Vale ressaltar também que o game permite escolher a cor dos blocos, algo que traz ainda mais beleza às construções aleatórias criadas.

Townscaper é um ótimo game, casual e inusitado em sua proposta, com um visual minimalista cativante e uma jogabilidade relaxante inventiva. Uma ótima recomendação para os apreciadores de games casuais e de construção de cidades.



Informações adicionais:
  • Nota geral: 08.
  • Tempo dedicado ao game: 5 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 10 de 10.
  • Dificuldade: Extremamente casual.
  • Fica a dica: Simplesmente jogue e experimente combinações de forma inusitada.
  • Gameplay: Em breve.
  • Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
  • Vale o preço? Sim, vale!
  • Modo de jogo: Solo.
  • Idioma: Com menus em português do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário