quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #35 - Análise games - Trek to Yomi




Olá caro leitor, mais uma análise de games para o Desafio de 52 semanas de escrita, hoje com o excelente Trek to Yomi.

Marcante e único!

Trek to Yomi é um diferente jogo de ação e aventura, que busca homenagear os grandes filmes de samurai da década de 50/60. Desenvolvido pelos estúdios Leonard Menchiari e Flying Wild Hog, sendo distribuído pela Devolver Digital, lançado em maio de 2022 para PC, XOne, Xbox Series S|X, PS4 e PS5.

Provavelmente você conhece a cultura e os mitos que envolvem os Samurais, guerreiros honrados do japão feudal, mas talvez você não saiba que esse fascínio que temos por tais personagens históricos foi em parte disseminados pelos “filmes de samurai” nos anos 50 e 60. Trek to Yomi busca homenagear justamente os filmes do mestre Akira Kurosawa e o faz de forma extremamente competente.

Primeira referência evidente é sua estética preto e branca e sua utilização constante de ângulos cinematográficos, para dar destaque ao personagem ou mesmo aos cenários. A utilização dessa estética não só como um recurso visual, mas também narrativo dão ao jogo uma personalidade única e marcante.

Segundo aspecto é a sua narrativa, que busca apresentar uma trama grandiosa, cheia de misticismo, mas com fortes elementos da cultura japonesa, apresentando não só temas clássicos das histórias de Samurai, como dever e honra, mas também apresentando diversos elementos culturais e históricos, em especial na descrição dos objetos coletáveis e na sua ambientação.

Na trama assumimos o espadachim Hiroki, que após fracassar em defender o seu povo e quebrar a promessa feita ao seu mestre, se vê em uma jornada mística pelo sombrio mundo de Yomi em busca de obter uma segunda chance, porém tal caminho pode o levar para um destino ainda mais trágico. A história é densa e interessante, permitindo ao jogador realizar pequenas escolhas que impactam no final do game, porém tal sistema se demonstra falho, uma vez que a escolha final acaba pesando mais do que as escolhas anteriores feitas ao longo da campanha.

Em termos de combate o game se demonstra simples, porém extremamente satisfatório, uma vez que os movimentos são muito bem coreografados e presenteiam o jogador com belíssimas e brutais cenas de ação, com direito a decapitações, desmembramentos e finalizações. Apesar de uma estrutura linear dos cenários, apresentam vários caminhos alternativos que podem levar a descobertas de pequenos segredos, assim como desbloquear novas habilidades ao encontrar itens específicos.

Apesar de sua campanha relativamente curta, Trek to Yomi entrega uma experiência satisfatória, que incentiva o jogador a revisitá-lo, seja para coletar todos os objetos secretos, desbloquear os finais alternativos, ou mesmo simplesmente aproveitar o visual marcante e combate visceral.

Trek to Yomi é um excelente jogo de ação, que presenteou o jogador com uma experiência visualmente marcante, uma boa jogabilidade e uma história interessante sobre dever e honra, que referencia de forma incrível os clássicos filmes de samurai. Um jogo único que merece ser experimentado ao menos um vez.


Informações adicionais:
  • Nota geral: 09.
  • Tempo dedicado ao game: 9 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 14 de 28.
  • Dificuldade: Moderada.
  • Fica a dica: Preste bastante atenção nas últimas escolhas da campanha, para não ser surpreendido com um final indesejado.
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Vale o preço? O game é ótimo, mas poderia custar 25% a menos, mas o game está atualmente no Gamepass, portanto dá aproveitá-lo caso seja assinante.
  • Modo de jogo: Solo.
  • Idioma: Com legendas em português do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário