sábado, 26 de novembro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #36 - Análise games - Kukoos: Lost Pets



Olá caro leitor, mais uma análise de games para o Desafio de 52 semanas de escrita, hoje com o ótimo game nacional Kukoos: Lost Pets.

Casual, divertido e competente!

Kukoos: Lost Pets é um game de aventura e plataforma, que referencia os grandes clássicos do gênero, desenvolvido pelo estúdio de Manaus, Petit Fabrik e distribuído pela Modus Games. Lançado inicialmente em acesso antecipado em dezembro de 2021 para PC, com a sua versão final prevista para 06 de dezembro de 2022, chegando também para PS4, PS5, XOne, Xbox Series S | X e Nintendo Switch.

Apesar de Kukoos ser o primeiro game da Petit Fabrik, o estúdio conta com uma grande experiência com animações, o que sem dúvida contribuiu com a qualidade visual apresentada no jogo. A narrativa nos apresenta um mundo mágico, habitado pelos Kukoos, criaturas fofinhas e carismáticas que de certa forma lembram os Minions, nesse mundo há incontáveis criaturas que vivem em harmonia com os Kukoos, porém os Pets são dominados e começam a agir de forma agressiva e cabe aos protagonistas K e Kika partirem em uma aventura por diversos mundos para libertá-los.

A trama é leve e cheia de referências que garantem bons momentos, entretendo de forma agradável, principalmente por conta com uma excelente dublagem que torna a narrativa mais interessante e cômica, porém vale mencionar que as legendas muitas vezes não condizem com o que é dito na dublagem, mesmo que sem alterar o sentido dos diálogos é estranho ver que o texto das legendas não corresponder ao que é dito no áudio.

Sendo essencialmente um game de plataforma, Kukoos resgata muito das estruturas clássicas desse gênero, como os pequenos quebra-cabeças para avançar, a estrutura linear das fases, os inúmeros coletáveis e é claro os desafios de plataforma. Porém Kukoos em nenhum momento se torna repetitivo, não se rendendo a uma fórmula única, pelo contrário a cada fase busca sempre acrescentar um novo desafio, ou uma nova mecânica e o principal fator que contribui com essa sensação de novidade é que a cada mundo são revelados novos Pets. Cada Pet permite ao protagonista acessar uma habilidade especial que são fundamentais para vencer os desafios encontrados em cada fase. No total são 5 Pets, Petri duas aves que permitem planar, Aztuc um cubo que permite criar plataformas, Lightblub um vagalume que ilumina e atordoa inimigos, Kuraboo que cria uma armadura protetora e por fim Aughostinni um fantasma que permite atravessar e acessar plataformas específicas.

Kukoos: Lost Pets impressiona principalmente pela sua qualidade gráfica e de level design. Primeiro temos um visual impecável, colorido e com animações competentes, além disso temos também a construção das fases, que não inovam o gênero de plataforma, mas trazem uma boa sensação recompensadora ao serem explorados e principalmente quando os desafios são superados.

A campanha pode ser finalizada facilmente em menos de 6 horas, porém o game incentiva o jogador a revisitar as fases para se obter todos os coletáveis, encontrar todos os segredos e é claro melhorar a pontuação final.

Kukoos: Lost Pets é um ótimo jogo, com uma qualidade visual e de level design invejáveis, demonstrando o quão maduro o nosso mercado nacional de games tem se tornado. Um jogo de plataforma e aventura competente, que referencia os grandes clássicos do gênero, mas sem perder a sua originalidade. Casual, divertido e colorido, sendo uma ótima opção para os apreciadores de games de plataforma.


Informações adicionais:
  • Nota geral: 08.
  • Tempo dedicado ao game: 11 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 36 de 51.
  • Dificuldade: Casual.
  • Fica a dica: Explore atentamente, sempre há um segredo em cada fase a ser descoberto.
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
  • Vale o preço? Por mais que o game seja ótimo e com um bom conteúdo, eu diria que deveria custar no mínimo 25% a menos.
  • Modo de jogo: Solo.
  • Idioma: Dublado e legendas em português do Brasil.

Game fornecido pela PetitFabrik ao grupo Gamers do Brasil para avaliação através do programa de Curadoria Steam. Agradecemos a oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário