Uma nova saga começa
Sem querer ser repetitivo, mas buscando trazer uma pequena contextualização para aqueles que não estão familiarizados com o universo dos games, a CD Projekt RED é uma empresa polonesa, fundada no inicio dos anos 2000, que com uma única franquia de games se tornou uma referência na indústria agradando quase que unanimemente público e crítica. O primeiro The Witcher foi lançado em 2007, cinco anos após a fundação do estúdio, exclusivamente para PC, adaptando para os games a obra do também polones Andrzej Sapkowski, o game fez um relativo sucesso apresentando uma narrativa madura e consistente, com um gameplay pouco convidativo. The Witcher 2 foi lançado em 2011 chegando não só aos PCs, mas também ao Xbox 360 e apresentou uma salto de qualidade impressionante, melhorando o sistema de combate e apresentando uma qualidade gráfica invejável. Mas foi com o lançamento de The Witcher 3 em 2015 que a CD Projekt RED alçou o status de um dos maiores e mais admirados estúdios da atualidade.
Com The Witcher 3 sendo aclamado pelo público e crítica o próximo game da empresa gerou uma expectativa nunca vista na indústria dos games, impulsionada pela própria CD Projekt RED que investiu pesadamente em marketing transformando Cyberpunk 2077 no game mais hypado dos últimos anos. Porém após inúmeros adiamentos o que muitos consideravam impossível aconteceu, Cyberpunk 2077 teve um lançamento desastroso em dezembro de 2020, com problemas críticos em todas as versões do jogo, em especial nas versões da geração anterior de consoles, que estava praticamente injogável no lançamento. O péssimo lançamento de Cyberpunk 2077 fez a confiança quase inabalável na empresa ruir, principalmente pelo fato da correção do game ter levado mais de um ano e ainda hoje há relatos que alguns problemas menores ainda persistem no game.
Com a sua imagem manchada, qual seria a melhor saída para o estúdio polones retomar o seu merecido prestígio? Continuar trabalhando para melhorar e entregar tudo o que foi prometido em Cyberpunk 2077? Mesmo após um ano de trabalho constante tal solução parece não estar sendo efetiva. A segunda opção e talvez a mais assertiva e óbvia é retornar para a franquia que trouxe notoriedade ao estúdio, o que nos traz a março de 2022, onde a exatamente uma semana a CD Projekt RED anunciou que um novo game da franquia The Witcher está em desenvolvimento.
Sem muitos detalhes o anúncio foi feito com uma única imagem, que mostra o tradicional medalhão dos bruxos sobre a neve, com a frase "A New Saga Begins" logo abaixo. A imagem chama atenção pois apresenta um medalhão diferente do utilizado pelo amado Geralt de Rívia, lembrando um felino, fazendo os fãs especularem que se tratava da escola do gato e que provavelmente teríamos um novo protagonista. A própria CD Projekt RED afirmou dias depois que o medalhão é referente a escola do Lince, algo totalmente inédito tanto nos livros quanto nos jogos, reforçando a teoria de que o game trará um novo protagonista.
A possível mudança de protagonista divide a comunidade, afinal Geralt de Rívia é o grande protagonista da série e a construção do personagem ao longo dos três jogos o tornam tão marcante que é difícil imaginar a franquia sem ele, porém o universo de The Witcher é rico o suficiente para abrir espaço novas histórias e por mais que eu queira reencontrar o icônico bruxeiro o último game encerrou de forma consistente a jornada de Geralt, abrindo caminho para que outros personagens tomem o protagonismo da serie, a própria Ciri é uma forte candidata para isso.
Outra novidade que a CD Projekt RED divulgou junto com o anúncio é que o novo game será inteiramente desenvolvido na Unreal Engine 5 e que uma parceria com a Epic Games foi firmada para que todo o potencial da engine seja explorado, a mudança de engine pode sinalizar que o estúdio quer evitar os problema técnicos enfrentados em Cyberpunk. Tal parceria porém levantou preocupação por parte da comunidade, que temia que o novo game viesse a ser exclusivo da Epic Store, algo já desmentido pela CD Projekt RED que afirmou que o jogo chegará em outras plataforma, algo que faz todo sentido, afinal a própria CD Projekt é proprietária da GOG e dificilmente ela não lançaria o game na sua própria loja.
O anúncio de um novo The Witcher sem dúvida é algo esperado e gera inegavelmente uma expectativa enorme por parte da comunidade, afinal The Witcher 3 foi um fenômeno e é referenciado até hoje como um dos melhores games da última década. Porém o desastroso lançamento de Cyberpunk 2077 deixou um gosto amargo em todos nós, o que inegavelmente ofusca o anúncio do novo game e por mais que o futuro seja promissor, com a utilização de uma novo engine e a promessa de uma nova saga, seja com um novo protagonista ou não, o fato é que temos apenas isso, uma promessa e a CD Projekt RED precisará bem mais do que isso para reconquistar a confiança dos seus fãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário