sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #06 - 10 Anos de PortoHQ


Nesta semana decidi trazer para o desafio 52 semanas de escrita, um pequeno texto onde comento os 10 anos do Blog PortoHQ, afinal esse "aniversário" foi um dos meus motivadores para iniciar este desafio.

10 Anos de PortoHQ

Em 08 de fevereiro de 2012 fiz a minha primeira postagem aqui no Blog PortoHQ, a ideia na época era criar um "porto seguro" onde eu pudesse expressar livremente toda a minha paixão pelo mundo do entretenimento, em especial por quadrinhos e games. Apesar da ideia ser essencialmente falar de entretenimento em geral, englobando todo o tipo de mídia, a foco do blog ao natural foi se tornando os games, que inegavelmente é a mídia que mais consumo até hoje, com isso as análises de games se tornaram frequentes, dominando boa parte das publicações do Blog.

Meu primeiro post propriamente dito foi a review do aclamado The Elder Scrolls V: Skyrim, seguida pela análise do RPG Dragon Age Origins, dois dos meus jogos favoritos, curiosamente tais textos foram produzidos antes da "estreia" do Blog PortoHQ, sendo publicadas em outros sites, evidenciando o meu interesse antigo pela escrita. E ao longo desses dez anos publiquei por aqui centenas de análises de games, não sei o número ao certo, mas sem dúvida foram mais de 160 analises de games publicadas por aqui, dos mais variados gêneros e escopos, sempre buscando ser o máximo coerente possível com a experiência que obtive ao jogá-los.

Logicamente que não me foquei apenas em games, me aventurando a escrever críticas de cinemas e séries de TV, com um foco especial nas adaptações de super-heróis, assim como produzi algumas resenhas de livros e quadrinhos. No total já são mais de duzentos textos produzidos inteiramente por mim, buscando expressar o meu sentimento com determinada obra, dando destaque para a narrativa e diversão presentes em cada título.

É difícil mensurar o sucesso do Blog PortoHQ, tenho total ciência que esse humilde espaço que criei inicialmente para mim mesmo é pequeno, com um engajamento quase que inexistente, mas curiosamente os números que atingiu nesses dez anos de existência de certa forma me motivam a manter o blog vivo.

Com mais de duzentas postagens obtive a impressionante marca de mais de cem mil acessos, confesso que tenho as minhas dúvidas se tais acessos geraram efetivamente 100 mil leituras, mas não deixa de ser uma marca importante, pelo menos para mim. A maioria dos meus textos normalmente não chegam a ter mais de cem visualizações, mas alguns deles já ultrapassaram a marca de mil acessos, mesmo sem nenhuma divulgação efetiva.

Mas deixando os números de lado, talvez a maior forma de "medir" o "sucesso" do Blog PortoHQ, seja em primeiro lugar o meu desenvolvimento como "crítico" e "escritor", aqui uso todas as aspas possíveis, pois novamente tenho total ciência que sou um critico amador, minha pretensão nunca foi posar de conhecedor supremo de determinado assunto, mas sim apenas de expressar a minha opinião e sentimento sobre determinada obra, mas é inegável que ao longo desses dez anos a minha escrita amadureceu consideravelmente, basta resgatar os primeiros textos produzidos em 2012 para constatar que houve uma melhora tanto gramaticalmente falando, quanto substancialmente. Lógico que alguns textos são bem "basicos", mas confesso que tenho grande orgulho da maioria dos textos que publico por aqui.

Outra conquista propiciada pelo "sucesso" do Blog PortoHQ é que me tornei a alguns anos membro da curadoria do grupo Gamers do Brasil, onde pude divulgar as minhas análises de games para um público maior, atualmente a curadoria do grupo conta com aproximadamente 15 mil seguidores, e por intermédio da Curadoria do Grupo Gamers do Brasil da plataforma Steam recebi dezenas de jogos gratuitamente diretamente dos desenvolvedores, que desejavam ter os seus jogos analisados pelo grupo de curadores da qual eu faço parte. Pra mim sem dúvida isso foi não só uma conquista, mas de certa forma um reconhecimento.

Foram dez longos anos e confesso que muitas vezes pensei em abandonar o projeto, mas a cada novo texto publicado, a cada retorno positivo de um leitor desconhecido e a cada "pico" de acessos em um texto inesperado, eu tinha certeza de que escrever era para mim bem mais que um mero passatempo, mas sim algo que eu quero fazer pela vida toda, seja produzindo análise de obras do entretenimento, seja criando as minhas próprias narrativas como escritor.

Enfim, sinceramente não sei o que os próximos dez anos nos reservam, mas sem dúvida, se Deus assim permitir, estarei aqui, escrevendo, analisando e criando, humildemente buscando o meu melhor e tentando transmitir de forma sincera o que sinto ao consumir a arte, nas suas mais diversas formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário