quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #28 - Análise games - Dorfromantik


Olá caro leitor, hoje trago mais uma análise de games para o Desafio 52 semanas de escrita. É um game casual e relativamente simples, o que sempre resulta em uma analise relativamente susinta, mas que sempre busca apontar os pontos positivos do game. Espero que gostem.

Belo, casual e viciante!

Jogos cinematográficos, com uma narrativa envolvente, visuais estonteantes e ação frenética inegavelmente são a preferência da maioria, mas é sempre bom de tempos em tempos ser surpreendido com uma game simples e casual e se ele oferecer uma mecânica viciante, melhor ainda, Dorfromantik sem dúvida é um desses casos, desenvolvido e publicado de forma independente pelo estúdio Toukana Interactive o game foi lançado em acesso antecipado em 2021, ganhando a sua versão final em abril de 2022.
 
Dorfromantik é um game casual que mistura o gêneros de construções de cidades com puzzles de forma bastante inusitada. Basicamente o objetivo do jogador é desenvolver uma cidade, ou melhor uma região inteira, combinando peças hexagonais, onde cada fase do hexágono pode conter um tipo de construção ou bioma. Uma única peça pode conter casas, árvores e água, outra pode conter um trilho de trem em meio a vegetação, outra ainda pode ter apenas água para que o jogador forme lagos ou rios, ou mesmo uma peça completamente sem nada.

O interessante de Dorfromantik é ir realizando as combinações e ver o mapa expandir de forma totalmente aleatória, conforme novas peças são disponibilizadas, porém a partida começa com um número limitado de peças e só são adicionadas mais caso o jogador cumpra pequenos objetivos que aparecem de tempos em tempos, como por exemplo combinar peças ao ponto de criar uma floresta com 100 árvores, ou um povoado com 20 casas, logicamente que conforme o mapa cresce os desafios aumentam, tornando a progressão constante e desafiadora.

O game é simples e de fácil entendimento, porém oferece um certo grau de complexidade que desafia o jogador a pensar estrategicamente a expansão do cenário, priorizando as melhores combinações, buscando cumprir os objetivos para obter mais peças e continuar crescendo. Lógico que mecanicamente o game pode até parecer repetitivo e simplório, mas cada partida sempre será única e o prazer de cada jogatina será o quão longe chegamos, superando a pontuação da partida anterior.

O visual de Dorfromantik é bem caprichado, com uma arte minimalista, com representações caricatas e cativantes de construções e biomas, com novos temas e cores sendo desbloqueados ao se cumprir alguns objetivos, dando um ar de novidade aos cenários. As árvores, as casas, os campos e florestas, formam belíssimas paisagens conforme o jogador completar os vazios entre os hexágonos.

Dorfromantik é um excelente game casual, que encanta com o seu visual minimalista, agrada com sua jogabilidade simples e vicia com os seus objetivos prazerosos de cumprir. Um jogo ideal para os fãs de games casuais e de construções de cidades.


Informações adicionais:
  • Nota geral: 9.
  • Tempo dedicado ao game: 76 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 84 de 84.
  • Dificuldade: Mínima, game extremamente casual.
  • Fica a dica: Busque sempre realizar combinações perfeitas, potencializando assim o ganho de mais peças.
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
  • Vale o preço? Sim, vale!
  • Modo de jogo: Solo.
  • Idioma: Interface em português do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário