Olá, caro leitor! Hoje trago mais um texto de opinião, onde teço breves comentários sobre o adiamento de um dos games mais aguardados do ano e o que isso significa para a Microsoft e para a própria Bethesda, mas não se preocupe, pois não transformarei o Desafio em uma série sobre notícias de games, porém as últimas semanas tem sido bem agitadas e achei importante escrever sobre.
O adiamento de Starfield
Um dia após publicar sobre as minhas expectativas para o Xbox & Bethesda Games Showcase a Bethesda venho a público informar que tanto Starfield, quanto Redfall seriam adiados para o primeiro semestre de 2023, justificando que ambos os jogos tem propostas ambiciosas e que necessitam de maior tempo de desenvolvimento para garantir a melhor versão para os jogadores.
A Bethesda Games Studios tem um histórico peculiar, com grandes games que se tornaram referências na industria, como Fallout 3 e Oblivion, mas todos foram lançados com inúmeros problemas técnicos, era nítido que a cultura da empresa era lançar os seus games na data prometida, mesmo que houvesse inúmeros problemas a serem corrigidos. Foi assim com o aclamado Skyrim, com Fallout 4 e com o desastroso último lançamento do estúdio, Fallout 76, que deixou um gosto amargo em todos os jogadores que experimentaram o game no seu lançamento.
Skyrim foi um fenômeno tão grande que os problemas se tornaram memes e foram quase que ignorados, Fallout 4 dividiu o público, mas agradou o suficiente para que os problemas fossem novamente relevados, por fim tivemos Fallout 76 que foi lançado de maneira tão problemática que o público não aceitou, tornando o game o pior lançamento da história da empresa, sendo massacrado pela crítica e público. Ficou claro que a política de lançar e ver o que acontece não poderia ser repetida novamente.
Com a compra da Bethesda pela Microsoft em 2020, parte da comunidade gamer viu tal aquisição de maneira esperançosa, uma vez que sobre uma nova direção a Bethesda poderia mudar a suas políticas de desenvolvimento, lançando games não só aclamados, mas também devidamente polidos, sem os tradicionais problemas técnicos dos games do estúdio. Será que o Phil Spencer finalmente colocaria ordem na casa?
A resposta veio agora em maio de 2022, com a Bethesda oficializando que Starfield e Redfall foram adiados para o primeiro semestre de 2023. O comunicado foi feito por um canal oficial da Bethesda e não pela Microsoft, o que dá um ar de independência para a decisão, porém a menos de um ano atrás o próprio Todd Howard afirmou que era uma certeza que Starfield seria lançado em novembro de 2022. Será que a Bethesda finalmente criou bom senso e decidiu adiar o game para evitar mais um lançamento traumático? Ou a Microsoft interveio e impôs a sua nova política de qualidade, conforme visto em Halo Infinite e fez o game ser adiado para que ganhasse o devido polimento?
Enfim, talvez jamais saberemos, mas no fim isso pouco importa, pois por mais frustrante que seja um adiamento é quase que senso comum de que é sempre preferível adiar do que ter um lançamento quebrado, algo que é ruim para credibilidade da empresa e péssimo para o consumidor, que aguardou ansiosamente por um título, pagou caro por ele e ainda tem que lidar com um produto problemático. Sem dúvida eu prefiro esperar.
O fato é que a indústria tem mudado, o público está ficando ainda mais exigente e não está mais aceitando lançamentos problemáticos, tanto que os adiamentos já se tornaram constante, desacreditando qualquer anúncio de data de lançamento, deixando claro que as empresa precisam mudar essa cultura de anunciar games de forma tão antecipada, por mais que mercadologicamente faça sentido, o público já não aceita mais datas ilusórias de lançamento.
Mas o lado ruim de tal adiamento é que a Microsoft fica claramente sem o seu principal grande lançamento de 2022, na verdade a impressão é que o ano passará em branco no lado verde da força, há uma forte chance de que o novo Forza Motorsport seja lançado ainda neste ano, mas mesmo tal exclusivo parecerá pouco para uma empresa que ultimamente tem se destacado justamente pela sua significativa quantidade de estudios. Será que a Microsoft tem uma carta na manga para suprir a lacuna deixada por Starfield? Seria excelente se fossemos surpreendidos com a antecipação do lançamento de um dos seus aguardados games. Provavelmente no próximo dia 12, durante o Xbox & Bethesda Games Showcase a saberemos a resposta. De qualquer forma o futuro continua promissor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário