Olá caro leitor, hoje trarei mais um texto opinativo sobre o último evento da Microsoft, novamente com uns dias de atraso, mas o importante é o objetivo de desenvolver a minha escrita, portanto vamos em frente. Para o texto de hoje decidi escrevê-lo em formato de “roteiro” que pretendo utilizar para um vídeo para o Canal PortoHQ, por isso acabei utilizando uma linguagem mais livre, justamente para adaptá-lo para um vídeo opinativo.
O decepcionante Xbox Showcase
No último dia 12 de junho tivemos o Xbox & Bethesda Games Showcase 2022, que tinha tudo para ser a maior apresentação de games do ano, mas acabou decepcionando amargamente, mas calma não precisa me chamar de Sonysta ainda, pois tenho argumentos para ter considerado a apresentação abaixo do esperado.
Primeiro, obviamente, é que se trata da minha opinião e logicamente que você tem total liberdade de discordar dela, não ofendendo a minha mãe no processo, tá valendo e segundo conforme registrei no meu texto de expectativas para o Showcase esperava que os games tão aguardados da Microsoft ganhassem o devido destaque, títulos como Fable, Avowed, State of Decay 3 e até mesmo Senua's Saga: Hellblade II simplesmente ficaram de fora do evento, não sendo nem mesmo mencionados.
Já no início da apresentação foi deixado claro que o foco seria nos lançamento dos próximos 12 meses, o que de certa forma é algo muito positivo, pois dá uma percepção muito concreta do que teremos no próximo ano no ecossistema do Xbox, mas decepciona justamente por excluir as promessas feitas a tanto tempo e que precisam de atualizações. O erro da Microsoft foi justamente não ter dedicado, mesmo que brevemente, um tempo para os seus futuros lançamentos.
A apresentação em si foi muito positiva nos presenteando com uma boa dose de gameplay, sanando uma das principais críticas às apresentações anteriores da Microsoft recheadas de trailers em CGI, além de revelar alguns games menores bem interessantes. Os games que mais me chamaram a atenção foram Flintlock: The Siege of Dawn, que ganhou um novo trailer de gameplay demonstrando que o game teve uma ótima evolução desde a sua revelação, Ereban: Shadow Legacy também me chamou atenção tanto por sua estética, quanto por sua jogabilidade stealth, assim como COCOON que me pareceu bem peculiar, mas com potencial para surpreender em termos de jogabilidade, além do impressionante Wo Long: Fallen Dynasty, novo Soulslike dos criadores de Nioh.
Além dos novos games revelados foi dado destaque para os próximos grandes lançamentos dos estúdios do Xbox, como Redfall que abriu o evento com um ótimo trailer de gameplay, que revela como o game irá funcionar, assim como a revelação do novo game da Obsidian intitulado Pentiment e mesmo com a compra ainda não oficializada a Blizzard marcou presença com um novo trailer de Diablo IV que revelou a última classe de personagem que estará presente no RPG, assim como a revelação de que Overwatch 2 será Free to Play.
Logicamente que a grande estrela da apresentação foi o aguardado Starfield que fechou o evento com uma quantidade considerável de conteúdo, que revela que o game de fato está com uma ambição grandiosa. Pretendo desenvolver um texto exclusivamente sobre o que achei de Starfield, comparações com outros games são inevitáveis, porém dá para perceber o DNA da Bethesda em quase tudo que foi mostrado e sem dúvida gostei do que vi e estou bem empolgado para conferir o resultado final em 2023.
É inegável que o Xbox & Bethesda Games Showcase 2022 foi um ótimo evento, com um foco certeiro em gameplays e novidades dos próximos lançamentos da plataforma Xbox, com a grande maioria dos títulos saindo diretamente no Gameplass, o que fortalece ainda mais a plataforma. A Microsoft tomou uma decisão acertada em focar no presente, porém o erro foi não equilibrar com as promessas do futuro, pois por mais que nós jogadores prefiramos ter informações concretas dos próximos lançamentos, também gostamos de deslumbrar o que teremos no futuro distante, ainda mais se as promessas são tão promissoras.
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