The Walking Dead: Michonne, mais uma aventura point in click desenvolvido pela Telltale Games ambientada no apocalipse zombie mais famoso da atualidade. Lançado em 3 episódios que foram disponibilizados entre fevereiro e abril de 2016, para PCs, X-Box 360, XOne, PS3, PS4 e celulares.
The Walking Dead: Michonne é mais um dos incontáveis projetos da Telltale, com o sucesso incontestável das duas primeiras temporadas feitas pela empresa a Telltale se aventura ao focar em uma das personagem mais carismáticas e fortes do apocalipse zombie criado por Robert Kirkman. Dividido em 3 episódios a trama acompanha Michonne após se separar do grupo de Rick Grimes, a história se passa entre as edições 126 e 139 das HQs.
Never Alone, ou Kisima Ingitchuna no idioma Iñupiat, é um game indie de aventura, no estilo plataforma, desenvolvido pela Upper One Games e distribuído pela E-Line Media. Lançado em novembro de 2014 para PS3, XBox 360 e PC, chegando mais tarde ao WiiU, PS4 e XOne.
Em Never Alone somos apresentados à pequena Nuna, que vive no frio Alasca e pertence ao povo Iñupiat. Ao ver a sua tribo impedida de poder caçar e obter alimento por uma forte nevasca, a menina decide iniciar uma jornada em busca da origem da terrível tempestade. Mas Nuna não está sozinha, pois logo no inicio de sua jornada ela é salva por uma simpática raposa do ártico, que a auxilia na sua busca por respostas.
Segundo edição do aclamado evento da Marvel Comics, publicado em agosto de 2016, pela editora Panini e originalmente em julho de 2015 nos Estados Unidos.
O universo Marvel como conhecemos não existem mais, em seu lugar somos apresentados ao Mundo Bélico, uma terra formada com pedaços de varias realidades e governada pelo Dr. Destino, que é adorado como um deus.
Marvel Ultimate Alliance é um RPG de ação, com visão isométrica, que reúne inúmeros personagens da "Casa das Ideias". Lançado originalmente em 2006, para PS2, XBox e PC, ganhou uma "nova" versão para PS4, XOne e PC em julho de 2016.
Durante a ComicCon 2016 a Activision surpreendeu a todos ao anunciar que Marvel Ultimate Alliance, assim como a sua sequencia, ganhariam versão remasterizadas para a nova geração. O mais surpreendente é que o relançamento aconteceu dois dias apos o anuncio. Como fã da Marvel e do primeiro game, confesso que fiquei extremamente empolgado com o anuncio.
Guerras Secretas, saga em 10 edições, lançada pela editora Panini, que trás o aclamado mega evento da Marvel Comics para o Brasil. Nessa primeira edição foi reunido o especial Comic Book Day, seguida com o numero um da serie original, Secret Wars, publicado originalmente em junho e julho de 2015, respectivamente, nos Estados Unidos.
Bastion, game de ação e aventura, com visão isométrica, com elementos de RPG, primeiro game do estúdio independente Supergiant Games, lançado em agosto de 2011 para PC, PS3, Xbox 360. Ganhando uma versão para iOS em 2012 e para PS4 em 2015.
O game nos apresenta um mundo totalmente destruído pela Grande Calamidade, o protagonista é Kid, um garoto de cabelos brancos que assume a responsabilidade de reconstruir Bastion, o último refugio existente, para isso terá que vagar pelo mundo em ruínas em busca dos fragmentos do núcleo.
Abzû é um game de aventura, que encanta com belíssimos cenários subaquáticos, desenvolvido pela Giant Squid, mesma criadora do aclamado Journey, e distribuído pela 505 Games. Lançado no dia 02 de agosto para PC e PS4.
Abzû me chamou a atenção já no seu primeiro trailer, quando soube que o game estava sendo desenvolvido pelos mesmos criadores de Journey, aclamado exclusivo do PS3, não tive duvidas, o game merecia toda a minha atenção.
Batman: A Piada Mortal animação produzida pela Warner que adapta um dos maiores clássicos dos quadrinhos, que será lançado diretamente para Home Vídeo em agosto de 2016. Em uma parceria entre o site Omelete e o Cinemark a animação foi exibida nos cinemas em uma sessão única no dia 25 de julho em algumas cidades Brasileiras.
We Are The Dwarves, game tático e estratégico, desenvolvido e distribuído pela Whale Rock Games. Lançado para PC em fevereiro de 2016.
We Are The Dwarves chama atenção por apresentar uma premissa muito interessante, onde três anões astronautas exploram mundos desconhecidos em busca de uma nova estrela com o intuito de obter uma nova fonte de energia para salvar o seu povo, mesclando assim elementos de fantasia e ficção cientifica. A trama é interessante e apresenta um novo mundo original que não chega a surpreender, mas agrada o suficiente para manter a atenção do jogador. A narrativa é simples, alternando entre diálogos entre os protagonistas e breves cutcenes. Novamente nada surpreendente, mas que funciona dentro da estrutura do game.
INSIDE é um game independente, no estilo plataforma, dos mesmos criadores de LIMBO e com a mesma atmosfera sombria. Desenvolvido e distribuído pelam Playdead. Lançado em junho de 2016 para XOne e no inicio de julho do mesmo ano para PC.
Impossível não comparar Inside com Limbo, o game é quase como uma versão 2.0 de seu irmão mais velho. Com uma atmosfera sombria e instigante, puzzles inteligentes, visual simples e cativante e uma narrativa totalmente envolvente que faz o jogador se perguntar o que está de fato acontecendo a todo o momento.
Melody's Escape game independente, ritmo e no estilo runner, desenvolvido e distribuído pela Icetesy SPRL, lançado para PC em maio de 2016, após mais de dois anos em acesso antecipado.
Melody's Escape foi um game que me chamou a atenção logo que o vi, com um visual extremamente envolvente e com a promessa de unir musica com jogabilidade.
Grand Theft Auto V, game de ação em terceira pessoa, com um incrível mundo aberto. Desenvolvido e distribuído pela Rockstar Games. Lançado em setembro de 2013 para Xbox 360 e PS3, ganhando um versão remasterizada em novembro de 2014, para XOne e PS4 e por fim chegando aos PCs em abril de 2015.
Na trama somos apresentados a três protagonistas, Michael e Trevor, dois antigos amigos que no passado assaltavam bancos juntos e Franklin, jovem membro da gangue Grove Street, sim a mesma do clássico San Andreas. Os três personagens se unem, vivendo inúmeras situações envolvendo a máfia, o FBI, golpes, roubos de carro e até mesmo a produção de filmes, na belíssima e revitalizada Los Santos. Mantendo a qualidade narrativa já esperada da Rockstar, com reviravoltas no enredo, personagens carismáticos, violência e muita, mas muita ação.
Mais uma E3 chegou ao fim, e trouxe muitas surpresas e novidades que deixaram os gamers de todos os gêneros bem empolgados.
Abaixo falarei o que mais gostei em cada uma das principais conferências e listarei os games que se destacaram, logicamente essa é uma opinião bem pessoal, baseada nas minhas preferências, portanto provavelmente você ira descordar das minhas escolhas.
Toren é um game indie de aventura, sendo um dos poucos projetos nacionais, se não for o único, a receber incentivo do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, a famigerada "Lei Rouanet". Foi desenvolvido pelo estúdio gaúcho Swordtales e distribuído pela Versus Evil, lançado em maio de 2015 para PCs e PS4.
E aí gurizada E3 está chegando e as expectativas são altas, com isso decidi fazer algumas apostas baseadas nos rumores e especulações em torno da maior feira de games do mundo.
Mirror's Edge, game de aventura e ação, com uma jogabilidade que
privilegia os movimentos parkour. Desenvolvido pela Dice e distribuído pela
Eletronic Arts, lançado em janeiro de 2009 para PS3, Xbox 360 e PCs.
Mirror's Edge nos apresenta uma sociedade oprimida pelo governo,
que monitora de forma totalitária toda e qualquer troca de informação, com a
necessidade de transmitir informações de forma mais livre nascem os
"Runners" ou Corredores, que cruzam os telhados da cidade de forma a
não serem pegos pelas autoridades. Na trama assumidos Faith, uma Runner que
retorna após algum tempo fora da ativa, apos uma missão ela intercepta um
chamado da policia informando sobre um assassinato, onde a sua irmã está
supostamente envolvida. A trama se desenvolve com Faith buscando encontrar a
verdade por trás do assassinato, para livrar a irmã das falsas acusações.
The Witcher 3: Wild Hunt, RPG de aventura e ação, que mostra a jornada do bruxo Geralt de Rivia em busca da sua protegida Cirilla. Lançado em maio de 2015 para PS4, XOne e PC, com desenvolvimento e distribuição da polonesa CD Projekt Red.
Wild Hunt inegavelmente foi um dos games mais aguardados de 2015, terceiro game de uma franquia relativamente nova, que colocou de vez no mapa a extremamente competente CD Projekt Red, apos uma ano de seu lançamento e incontáveis prêmios, The Witcher 3 se consolida como um dos maiores e melhores games da atualidade.
Magic Duels, card game gratuito, lançado em 29 de julho de 2015, desenvolvido pela Stainless Games e distribuído pela Wizards of the Coast. Com versões para PC e mobile.
Acredito que Magic dispense apresentações, um dos cards games mais famosos da história, que completou nada mais do que 20 anos de existência em 2015. A serie "magic the duel of planeswalkers" existe desde 2010 e traz uma versão digital do jogo da Wizards. A versão de 2015, chamada simplesmente de "Magic Duels" buscou emular todos os aspectos positivos das edições anteriores em um game free to play.
Resident Evil 6, game de ação, em terceira pessoa, com leves
elementos de survivor horror, desenvolvido e distribuído pela Capcom, lançado
em novembro de 2012, para Xbox 306 e PS3, chegando aos PCs em março de 2013. No
final de março de 2016 o game ganhou uma versão remasterizada para Xbox One e
PS4.
Antes de qualquer coisa, gostaria de
esclarecer, novamente, que apesar de já conhecer a famosa franquia de zumbis da
Capcom há anos, comecei a jogar os games da série apenas em Resident Evil 4. O
que me fez ter uma receptividade não tão negativa aos últimos games da
franquia, como muitos fãs de longa data tiveram ao se deparar com as mudanças
de direção que o game teve em relação aos primeiros jogos da série.
Batman versus Superman: A Origem da Justiça, filme de ação, que adapta o confronto entre os dois heróis mais icônicos dos quadrinhos e da cultura pop. Com Henry Cavill, Ben Affleck, Gal Gadot, Jesse Eisenberg e Amy Adams no elenco, com direção de Zack Snyder, lançado em 24 de março de 2016.
Antes de tudo esclareço que não sou um leitor dos quadrinhos da DC Comics, na verdade li pouquíssimas historias de ambos os personagens que dão título ao longa, portanto algumas opiniões dessa humilde análise provavelmente não coincidirão com as dos leitores mais assíduos. Mas como fã de quadrinhos minha expectativa era alta, afinal se tratava de um dos filmes mais aguardados de 2016.
Fine Sweeper, game indie, casual que apresenta uma versão bem interessante do clássico game Campo Minado para o Windows, desenvolvido e distribuído pelo estúdio Pixel Prophecy, lançado em maio de 2015 para os PCs.
Para quem é jogador da velha guarda e que sempre gostou de jogar qualquer coisa que estivesse disponível, com toda a certeza já deve ter jogado, ao menos uma vez, nem que seja por poucos minutos o clássico Campo Minado no Windows, Fine Sweeper nada mais é do que uma releitura desse clássico, com uma nova roupagem e algumas funcionalidades extras.
Deadpool, mais uma adaptação de um personagem da Marvel, porem com uma diferencial, um anti-heróis mais aloprado dos quadrinhos, com direção de Tim Miller, com Ryan Reynolds, Morena Baccarin e Ed Skrein no elenco.
Para os desavisados Deadpool apareceu pela primeira vez nos cinemas no primeiro filme solo do Wolverine, porem de forma tão descaracterizada que deixou um filme que já era ruim ainda pior. Apesar disso, um projeto solo do personagem sempre esteve em pauta nos bastidores da Fox, após alguns anos de incertezas, o filme finalmente recebeu o sinal verde, e o melhor com classificação para maiores de 18 anos.
The Walking Dead: Season Two, game de aventura, no estilo Point-and-Click, que continua a dramática trama apresentado no ano um de The Walking Dead, desenvolvido e produzido pela Telltale Games, com seu primeiro episodio lançado em dezembro de 2013, com os seguintes sendo lançados ao longo de 2014, com versões para PS3, Xbox 360 e PC, posteriormente ganhando versões para PS Vita, iOS, Androide PS4, Xbox One e até mesmo para o Ouya.
Game de ação e humor, que adapta um dos personagens mais cômicos do universo Marvel, desenvolvido pelo estúdio High Moon Studios e distribuído pela Activision . Lançado em junho de 2013 para PS3, Xbox 360 e PC, ganhando uma edição remasterizada em novembro de 2015 para PS4 e Xbox One.
Primeiro ponto a ser esclarecido sobre Deadpool, sua historia é totalmente dispensável, tão dispensável que o próprio game deixa isso claro já no inicio da trama e não, isso não é ruim. O game começa com Deadpool tentando convencer alguns produtores a realizarem um jogo sobre ele mesmo, apos uma forte argumentação, o game começa a ser produzido, e o que vemos a seguir é Deadpool jogando o próprio jogo. A trama até evolui e começa a apresentar certo objetivo envolvendo alguns personagens importantes do universo mutante da Marvel, como Cable, Wolverine, Sr. Sinistro, mas assim que o objetivo está prestes a ser esclarecido o próprio personagem diz que o enredo é enfadonho e não merece atenção.
FlatOut: Ultimate Carnage, game de corrida arcade focado na
destruição e caos, desenvolvido pelo estúdio Bugbear Entertainment e publicado
pela Strategy First. Lançado em julho de 2007 para Xbox 360, ganhando uma
versão para PSP em março de 2008 e para Windows em agosto do mesmo ano.
Já tinha feito uma breve recomendação do
game na Steam, mas como se tratava de uma simples frase decidi fazer uma
análise mais "formal" do game. Primeiramente esclareço que não sou
nenhum especialista em games de corrida, portanto tal análise será inevitavelmente
superficial, até por que, não cheguei a finalizar o game por completo, uma vez
que ele conta com inúmeras campanhas e modos de jogo.
Nightmares from the Deep é um game casual repleto de puzzles, no estilo Hidden Object, desenvolvido pelo estúdio independente Artifex Mundi sp. z o.o., lançado em abril de 2012 para PCs. Ganhando duas continuações até o momento.
Nightmares foi o primeiro game do gênero hidden object que joguei, admito que não conhecia esse estilo de jogo, mas graças a indicação de uma amiga pude experimentar esse interessante game casual.
A jogabilidade do game é bem simples, basicamente o jogador deve explorar cenários semiestáticos e interagir com objetos para poder resolver pequenos puzzles e avançar na história.
O interessante é que em cada cenário há um local onde se encontram diversos objetos ocultos que devem ser descobertos destravando assim peças que servem para resolver os puzzles. Para os mais afoitos existe um mini game, no melhor estilo MahJong, que destrava automaticamente os objetos ocultos.
Na trama acompanhamos Sara, que esta preparando uma exposição do lendário pirata Davy Jones, porém ao explorar os pertences do pirata acaba despertando a alma dele. O recém despertado pirata, rapta a filha da protagonista, com a intenção de ressuscitar a sua amada, a trama se desenvolve a partir desse ponto, com Sara tentando resgatar sua filha e descobrindo os mistérios por trás da lenda de Davy Jones. A história apresenta uma narrativa simples, mas cativante o suficiente para manter o jogador interessado, apresentando um certo ar de mistério e suspense, revelando uma tocante historia de amor.
Nightmares from the Deep é um bom game casual, que apresentando uma jogabilidade simples, mas interessante. Com uma história cativante e agradável. Um ótimo game para os fãs de games casuais e de boas histórias.
Informações adicionais:
Nota geral: 7,5.
Tempo para finalizar a campanha: aproximadamente 5 horas.
Conquistas desbloqueadas: 15 de 15.
Dificuldade: Fácil, principalmente se utilizar as dicas presentes no próprio game.
Fica a dica: O game é fácil, portanto apenas jogue.
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? O game é barato, portanto se curte o gênero vale o preço, mas nunca jogou, vale pega-lo com no mínimo 50% de desconto.
Modo de jogo: Exclusivamente singleplayer.
Idioma: Inglês, com legendas em pt-br.
Game de ação tática, em terceira pessoa, que mostra a origem da
organização XCOM. Desenvolvido pela2K
Marine distribuído pela2K Games, lançado para PC, Xbox
360 e PS3, em agosto de 2013.
Mais um ano se inicia e as expectativas para os novos lançamento se renovam. Apesar de 2015 ter sido um péssimo ano para alguns, principalmente para nós brasileiros, é inegável que para o mundo dos games ele foi um ano fantástico e 2016 tem tudo pra ser ainda melhor.
Pensando nisso listei cinco games, que na minha humilde opinião tem tudo para serem jogos fantásticos e candidatos para games do ano.
Game independente de ação e aventura, com uma belíssima arte e com boas doses de mitologia nórdica, desenvolvido e distribuído pelo estúdio Thunder Lotus Games, lançado em Setembro de 2015, para PCs.
Na trama de Jotun, acompanhamos Thora, guerreira viking que morreu em desonra, mas que ganha uma segunda chance dos deuses para provar seu valor e finalmente adentrar em Valhalla. Mas para isso ela terá que enfrentar os Jotun, gigantes mitológicos e impressionar os deuses.