Análise games - Bastion

Narrativa e trilha sonora envolvente!

Bastion, game de ação e aventura, com visão isométrica, com elementos de RPG, primeiro game do estúdio independente Supergiant Games, lançado em agosto de 2011 para PC, PS3, Xbox 360. Ganhando uma versão para iOS em 2012 e para PS4 em 2015.

O game nos apresenta um mundo totalmente destruído pela Grande Calamidade, o protagonista é Kid, um garoto de cabelos brancos que assume a responsabilidade de reconstruir Bastion, o último refugio existente, para isso terá que vagar pelo mundo em ruínas em busca dos fragmentos do núcleo.

O que mais impressiona na trama de Bastion é a forma que a historia é contada, todo o enredo é narrado por um único personagem, Rucks, que é um espécie de guia e mentor de Kid, e o dublador escolhido realiza um excelente trabalho, com uma narrativa cativante, contando aos poucos o que se passa no mundo de Bastion e o melhor que o enredo vai crescendo gradualmente, conforme se avança na história, com excelentes revelações sobre Caelondia, as motivações de Zulf e a verdade por trás da Grande Calamidade, deixando o final bastante envolvente e pessoal.

Se não bastasse a excelente narrativa, o game apresenta uma incrível trilha sonora, toda orquestrada, que combina de forma perfeita com a ambientação do game, sempre sendo introduzida no momento certo. Como exemplo cito dois momentos onde a trilha sonora é introduzida de forma perfeita, primeiro no encontro de Kid com a personagem Zia e o segundo nos momentos finais, onde Kid enfrenta os remanescentes dos Ura, nesses dois momentos a trilha sonora é envolvente e emocionante, tornando-os únicos.

A ambientação é outro elemento extremamente cativante de Bastion, com uma arte totalmente original, com belíssimos desenhos que dão a impressão de estarmos vendo uma grande pintura em aquarela, cheia de vida. O interessante é que os cenários vão sendo "construídos" conforme se avança pela fase, dando uma originalidade sem igual para o mundo apresentado e o melhor a cada nova fase o game sempre te surpreende com um novo cenário colorido e rico em detalhes.

A jogabilidade não chega a ser complexa, Kid, avança pelos cenários e tem que derrotar os inimigos com duas armas e uma granada, além de poder utilizar poções de cura. Porém o gameplay se torna bem dinâmico, a partir do momento que os elementos de RPG são introduzidos, permitindo a troca das armas, como uma espada, martelo, arco e até mesmo armas de fogo, todas elas podendo ser melhoradas, além de inúmeras poções que dão novas habilidades e benefícios ao personagem, dando uma boa variedade as estratégias utilizadas para derrotar os inimigos.

Bastion é um excelente game de aventura, que apresenta uma narrativa excelente e uma trilha sonora cativante, ambientado em um mundo belo que merece ser explorado e salvo. Um game indicadíssimo para os amantes de narrativas envolventes.

Informações adicionais:
Nota geral: 9,0.
Tempo dedicado ao game: 19 horas.
Conquistas desbloqueadas: 11 de 24.
Dificuldade: Mediana.
Fica a dica: Aprenda a usar a defesa com frequência e tenha cuidado para não cair no vazio.
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? Sim! Vale!
Modo de jogo: Singleplayer.
Idioma: Inglês, mas com tradução disponível no site Tribo Gamer.

Comentários

Postagens mais visitadas