quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Análise games - Abzû

Uma obra de arte interativa

Abzû é um game de aventura, que encanta com belíssimos cenários subaquáticos, desenvolvido pela Giant Squid, mesma criadora do aclamado Journey, e distribuído pela 505 Games. Lançado no dia 02 de agosto para PC e PS4.

Abzû me chamou a atenção já no seu primeiro trailer, quando soube que o game estava sendo desenvolvido pelos mesmos criadores de Journey, aclamado exclusivo do PS3, não tive duvidas, o game merecia toda a minha atenção.

O game não apresenta nenhum enredo, simplesmente assumimos o simpático mergulhador e começamos a explorar o fundo do oceano, não há nenhum dialogo, narração ou texto que contextualize a historia. Nem mesmo informações como mapa, ou vida, estão presentes. Toda a narrativa é visual e interpretativa e o game aos poucos vai revelando pistas de forma enigmática do que pode estar acontecendo. Existia uma antiga civilização que vivia em harmonia com a vida marinha? Você fazia parte dessa civilização? Qual o objetivo dos portais triangulares encontrados? Esses são apenas alguns dos questionamentos que o game gera, alguns são respondidos, outros dependerão da interpretação do jogador.

A ambientação é de longe o maior trunfo de Abzû, os cenários são simplesmente belíssimos e impressionam pelos detalhes, cheios de cor e vida, até mesmo nas mais profundas regiões do oceano. A fauna apresentada é outro show a parte, há inúmeras espécies de criaturas marinas, que podem ser identificadas e observadas em pontos de meditação.

Confesso que esperava um grande mundo aberto para ser explorado, mas a estrutura do game funciona em capítulos, onde cada capitulo apresenta um mapa, que são limitados por barreiras invisíveis, isso tira um pouco a sensação de liberdade do game e inegavelmente o deixa um pouco linear, mas mesmo assim há muitos segredos a serem explorados em cada mapa, alguns deles bem surpreendentes.

A jogabilidade é simples e permite que o personagem faça muitas manobras ao se movimentar, além de interagir com alguns pontos de interesse, como itens escondidos e pontos de meditação, que contribuem um pouco com a exploração dos cenários. Há ainda alguns puzzles, mas todos eles facilmente resolvidos. Os desenvolvedores aconselham a jogar com controle, mas durante a minha primeira jornada joguei com mouse e teclado sem maiores problemas.

Abzû é um excelente game, cativante em sua proposta, com cenários belíssimos e uma narrativa interpretativa. Que compensa a sua curta duração com uma experiência puramente visual, envolvente e emocionante. Um game surpreendentemente contemplativo, uma verdadeira obra de arte interativa.


Informações adicionais:
Nota geral: 9,0.
Tempo dedicado ao game: 3 horas.
Conquistas desbloqueadas: 05 de 12.
Dificuldade: Inexistente.
Fica a dica: Jogue sem nenhuma pretensão e admire o que o game lhe apresenta.
Gameplay: Em breve.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? Sim! Mas como é um game curto, talvez valha mais apena compra-lo com 25% de desconto.
Modo de jogo: Singleplayer.
Idioma: Interface em pt-br, mas não há diálogos ou textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário