sábado, 5 de novembro de 2016

Análise games - Never Alone (Kisima Ingitchuna)


Uma jornada ao coração do ártico

Never Alone, ou Kisima Ingitchuna no idioma Iñupiat, é um game indie de aventura, no estilo plataforma, desenvolvido pela Upper One Games e distribuído pela E-Line Media. Lançado em novembro de 2014 para PS3, XBox 360 e PC, chegando mais tarde ao WiiU, PS4 e XOne.

Em Never Alone somos apresentados à pequena Nuna, que vive no frio Alasca e pertence ao povo Iñupiat. Ao ver a sua tribo impedida de poder caçar e obter alimento por uma forte nevasca, a menina decide iniciar uma jornada em busca da origem da terrível tempestade. Mas Nuna não está sozinha, pois logo no inicio de sua jornada ela é salva por uma simpática raposa do ártico, que a auxilia na sua busca por respostas.

Never Alone impressiona em basicamente dois pontos, primeiro no seu visual cativante, ao representar o frio ártico de forma limpa e bela, e segundo pela sua excelente narrativa e conteúdo cultural. Toda a trama é narrada no idioma Iñupiat e nos apresenta as lendas e costumes desse povo que vive a séculos no extremo do ártico. O jogo em si foca em especial na lenda Kunuuksaayuka, que conta como um menino saiu em busca da origem de uma forte nevasca, porém conforme se avança no jogo, o game vai liberando pequenos vídeos, que documentam de forma envolvente a cultura do povo Iñpiat, em especial de como tal povo é extremamente ligado a natureza e ao espirito de comunidade.

O jogo em si é bem simples, apresentando uma jogabilidade padrão para o gênero plataforma, o destaque fica para a possibilidade de alternar entre a Nuna e a raposa, algo que se torna essencial para resolução de alguns puzzles, porém os quebra-cabeças são bem simples de serem resolvidos, não apresentando grandes dificuldades ao jogador. Em alguns momentos será necessário destruir alguns obstáculos, para isso o jogador terá que utilizar uma boleadeira, porém o sistema de mira do jogo é bem impreciso dificultando a utilização da arma, o que pode ser frustrante em alguns momentos.

Never Anole é um bom jogo, com uma ótima narrativa e um excelente conteúdo extra, que apresenta ao jogador uma nova cultura de forma envolvente e cativante. Um game com uma jogabilidade simples e agradável, com um visual cativante, indicadíssimo para os entusiastas de games contemplativos.


Informações adicionais:
Nota geral: 7,5.
Tempo dedicado ao game: 5 horas.
Conquistas desbloqueadas: 15 de 19.
Dificuldade: Fácil.
Fica a dica: Assista todos os documentários, pois o conteúdo é extremamente interessante.
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? Até vale, mas indico compra-lo com 50% de desconto.
Modo de jogo: Singleplayer e coop para dois jogadores.
Idioma: Interface e legendas em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário