sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Análise games - Marvel Ultimate Alliance


Marvel Ultimate Alliance é um RPG de ação, com visão isométrica, que reúne inúmeros personagens da "Casa das Ideias". Lançado originalmente em 2006, para PS2, XBox e PC, ganhou uma "nova" versão para PS4, XOne e PC em julho de 2016.

Durante a ComicCon 2016 a Activision surpreendeu a todos ao anunciar que Marvel Ultimate Alliance, assim como a sua sequencia, ganhariam versão remasterizadas para a nova geração. O mais surpreendente é que o relançamento aconteceu dois dias apos o anuncio. Como fã da Marvel e do primeiro game, confesso que fiquei extremamente empolgado com o anuncio.

Porém o relançamento de Marvel Ultimate Alliance foi extremamente problemático e decepcionante. Primeiro o preço tanto do primeiro game, quanto do segundo, foi extremamente abusivo, não só aqui no Brasil, mas também lá fora os fãs ficaram insatisfeitos com o valor cobrado, nem mesmo o pacote com ambos os jogos está com um valor aceitável. Segundo, e talvez o principal defeito do relançamento, foi que a dita remasterização não passou de um port mal feito do jogo original, isso fica claro com a quantidade de bugs encontrados, bugs esses presentes na versão de 2006 e o pior as DLCs lançadas para o game original não estavam disponíveis no dia do relançamento, além disso, vários usuários relataram a incompatibilidade com controles e alguns problemas com o som. Apos algumas semanas os principais bugs foram corrigidos e as DLCs finalmente foram incluídas, mas apesar disso é inegável que a Activision realizou um péssimo relançamento.

Deixando as criticas a Activision de lado, Marvel Ultimate Alliance em si é um ótimo game, pois consegue adaptar de forma excelente o universo Marvel, além de ser um excelente RPG de ação. A trama gira em torno do vilão Destino, que se une a diversos outros vilões do universo Marvel para por em pratica um elaborado plano para obter o poder dos deuses e dominar o planeta, para detê-lo Nick Fury reúne os mais poderosos heróis da terra. A história não chega ser surpreendente, mas garante excelentes momentos, principalmente para os fãs dos quadrinhos que já tem certa familiaridade com o universo da Marvel. Ao decorrer da trama encontramos dezenas de personagens do universo Marvel, sejam eles vilões, heróis, ou coadjuvantes e passamos por incontáveis locais icônicos, como a mansão do Dr. Estranho, o reino de Asgard, o planeta Skrull, o reino de Atlântida, entre outros.

A jogabilidade é um pouco truncada, com uma visão isométrica, a movimentação dos personagens é rápida, porem o sistema de mira é pouco preciso, tornando o gameplay maçante em alguns momentos. O interessante é a possibilidade de utilizar 4 heróis, que podem ser alternados livremente durante as missões, dando um bom dinamismo para a jogabilidade, uma vez que cada herói tem habilidades especificas, todas elas condizentes com os poderes reais dos personagens. São quatro habilidades por personagem, sendo duas de ataque, uma passiva e um especial, todas elas podem ser melhoradas conforme se sobe de nível. O sistema de progressão do jogo é bem funcional, e talvez um dos grandes atrativos do game, é muito gratificante evoluir os seus heróis favoritos e vê-los tornando-se cada vez mais poderosos.

Outro ponto positivo do game é seu colecionais que liberam missões extras que buscam simular historias clássicas dos quadrinhos, como o confronto do Capitão América com o Soldado Invernal, além de liberar belíssimas artes que também fazem referencias as HQs e cumprindo os objetivos dessas missões extras vão sendo liberados uniformes alternativos para cada herói. Isso contribui positivamente com o fator exploração e aumenta o tempo de vida útil do game.

A ambientação é satisfatória, passamos por vários locais importantes do universo Marvel, como Asgard, Atlântida e até mesmo o inferno. Todos eles bem detalhadas, mas nada que surpreenda. Visualmente o game não decepciona, as CGs até que envelheceram bem e auxiliam na narrativa, apesar de achar que o game como um todo está mais escuro do que na versão original.

Apesar do relançamento problemático, reforçando ainda mais a fama da Activision de ser mercenária, Marvel Ultimate Alliance é um ótimo RPG de ação, pois apresenta um bom sistema de progressão, muitos personagens selecionais, uma ótima campanha e logicamente um excelente tributo ao universo da Marvel. Uma ótima dica para os fãs do gênero e um game indispensável para os fãs do Marvel.


Informações adicionais:
Nota geral: 8,0.
Tempo dedicado ao game: 52 horas.
Conquistas desbloqueadas: 44 de 58.
Dificuldade: Fácil.
Fica a dica: Faça as missões extras dos simuladores, isso garantirá XP adicional e facilitará a evolução dos personagens.
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? Não, não vale! O game está caro para um relançamento de 10 anos atrás, recomendo compra-lo com no mínimo 75% de desconto, mas isso dificilmente acontecerá, afinal estamos falando da Activision.
Modo de jogo: Singleplayer e coop para até 4 jogadores.
Idioma: Inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário