A última década na indústria de games foi incrível, com o nascimento e maturação da oitava geração de consoles. Entre os anos de 2010 e 2019 tivemos títulos memoráveis que ditaram novas tendências, mas que também confirmaram que boas narrativas sempre terão seu lugar de destaque. Novas franquias nasceram assim como franquias da década anterior se consolidaram com continuações memoráveis. Abaixo realizei uma pequena seleção de games que me marcaram nessa última década, logicamente que essa é uma lista bem pessoal e se resume a jogos que tive o prazer de jogar nos últimos anos, portanto não estranhe que games aclamados como BioShock Infinite, The Last of Us e The Legend of Zelda, por exemplo, terem ficado de fora.
...
Sem dúvida o ápice da trilogia original idealizada pela Bioware, Mass Effect 2 supera quase todos os aspectos de seu antecessor, expandindo de forma grandiosa o já rico universo da franquia, além de entregar uma narrativa tão envolvente, com personagens profundos e carismáticos, ao ponto do jogador se importar com o destino de cada um deles. Garrus, Dr. Solus e Miranda, são personagens inesquecíveis e interessantíssimos, assim como toda a tripulação da Normandy. Confira a minha análise do game.
...
Impossível não incluir Skyrim nos melhores games da última década, mesmo que o game apresente defeitos, como o seu combate pouco preciso e sua historia principal mediana, a quantidade de qualidades que o quinto game da franquia apresenta é incontestável, com um mundo tão vasto e imersivo ao ponto de fazer o jogador não perceber o tempo passar. Skyrim foi um verdadeiro fenômeno no inicio da década, criando uma legião de fãs que sem dúvida afirmarão com tranquilidade que "Não se joga Skyrim, se vive Skyrim!". Confira a minha análise do game.
...
Resumir Dark Souls como apenas um game difícil e punitivo é desmerecer os inúmeros méritos que o game da FromSoftware apresenta, como o seu excelente level design, com seus cenários interligados de forma inteligente, ou a originalidade e bizarrice da caracterização dos inimigos e chefes. Um game com um universo de fantasia sombria único, que consolidou um novo gênero e fez que todo game de ação quisesse ter um pouquinho de Dark Souls. Confira a minha análise do game.
...
Se Batman Arkham Asylum redefiniu a forma de se adaptar super-heróis para os games, Arkham City elevou o nível ainda mais ao apresentar uma continuação que melhora todos os aspectos do game anterior, trazendo uma Gotham explorável e uma narrativa envolvente e marcante, por mais que o Arkham Knight tenha encerrado de maneira digna a franquia, foi Arkham City que estabeleceu um novo padrão de qualidade tanto para adaptações de outras mídias, quanto para os games de ação. Confira a minha análise do game.
...
Ori and the Blind Forest é uma obra surpreendente em sua totalidade, com uma jogabilidade que equilibra desafio e diversão, uma narrativa emocionante e uma direção artística impecável. Poucos jogos conseguem de forma tão consistente equilibrar narrativa, jogabilidade e ambientação como Ori and the Blind Forest, sem duvida uma obra de arte em forma de game. Confira a minha análise do game.
...
GTA V é inegavelmente um fenômeno e o seu popular modo on-line mantém o game nos mais vendidos ano após ano. Mas ele garantiu um lugar nessa lista pelo seu incrível modo single-player, com uma historia grandiosa, protagonistas fortes e uma cidade tão viva e envolvente que poucos games do gênero conseguiram superar, mesmo após quase uma década de seu lançamento. Confira a minha análise do game.
...
Se tem um game que seguidamente é mencionado como o melhor game da geração esse game é The Witcher 3, algo mais do que merecida. Wild Hunt pode não inovar em termos de mecânicas, porém entrega um mundo tão imersivo e consistente que impressiona até hoje, com uma narrativa e enredo surpreendente, que colocou não só a serie The Wicther em lugar de destaque, mas também a sua desenvolvedora, que hoje figura entre um dos estúdios mais importantes da indústria. Confira a minha análise do game.
...
Inside, assim como seu irmão mais velho Limbo, é enigmático e instigante, que surpreende do inicio ao fim, com uma ambientação minimalista, sombria e surreal. Um jogo que me marcou não só pelo seu final bizarro, mas por me prender em um mundo distópico e opressor que mesmo assustador, consegue se demonstrar cativante. Confira a minha análise do game.
...
Sem duvidas um dos games mais marcantes e imersivos que tive o prazer de jogar na última década e vou além, um dos melhores games que já joguei na vida. Hellblade não apresenta um mundo aberto explorável, tão pouco um combate robusto, ou mesmo um sistema de progressão, mas a sua narrativa poderosa e envolvente, que consegue utilizar como aspectos fundamentais do seu gameplay os transtornos sofridos pela sua protagonista, fazem de Hellblade uma verdadeira obra inigualável. Confira a minha análise do game.
...
No início da década a Rockstar conseguiu transpor de forma esplendida o gênero de Western para os videogames com o primeiro Red Dead Redemption, com um enredo maduro e uma ambientação surpreendente. Foram necessários oito anos para vermos uma continuação ganhar vida e Red Dead Redemption 2 supera o seu antecessor em inúmeros aspectos, com um protagonista ainda mais carismático e muito bem desenvolvido, assim como um mundo vivo e imersivo que sem sombra de dúvidas será referenciado por anos pela industria.
...
Limitei a lista a dez jogos, mas logicamente sempre há espaço para fazer aquelas menções honrosas básicas, entre elas menciono a excelente primeira temporada de The Walking Dead da Telltale, que apresentou uma narrativa quase tão marcante quanto a dos quadrinhos, XCOM 2 que torna o combate tático do primeiro game ainda mais divertido e viciante, Fallout 4 que me divertiu tanto quanto o seu antecessor e o remake de Resident Evil 2, que devolveu o merecido destaque para a franquia de zumbis da Capcom. E aí gurizadas gostaram da minha humilde lista de melhores games da última década? E para vocês quais foram os melhores games lançados entre os anos de 2010 a 2019? Deixem nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário