domingo, 5 de agosto de 2018

Análise games - Dark Souls Prepare to Die Edition


Um game inigualável!

Dark Souls, RPG de ação, em terceira pessoa, ambientado em um incrível universo de fantasia sombria. Desenvolvido pelo estúdio FromSoftware e distribuído pela Bandai Namco, lançado originalmente para Xbox 360 e PS3 em setembro de 2011, ganhando uma nova versão para PC em agosto de 2012, intitulada Prepare to Die Edition. Recentemente ganhou uma versão Remasterizada para XOne, PS4, PCs e Nintendo Switch.

Eis um dos jogos mais aclamado da última década, que consolidou o status do estúdio FromSoftware como uma das grandes desenvolvedoras de jogos da atualidade, garantido duas continuações e recentemente uma versão Remasterizada para a atual geração de consoles. Meu objetivo era finalizar a versão Prepare to Die Edition antes do lançamento da versão Remaster do game, mas infelizmente o tempo dedicado ao game não me auxiliou, de qualquer forma achei que mesmo com a nova versão ganhando destaque era valido analisar a edição Prepare to Die.

A história de Dark Souls é rica e enigmática, com um tom sombrio e denso, com uma narrativa que apresenta os fatos de maneira bastante vaga, tornando a trama em alguns momentos bastante interpretativa. Resumidamente o jogador assume um "undead", um humano amaldiçoado que tem como objetivo cumprir uma antiga profecia de reacender a chama primordial, evitando assim que uma era de escuridão se inicie.

As cinemáticas são curtas e pouco utilizadas, ganhando maior importância apenas na introdução do game, que mostra a gênese desse universo e como os grandes lordes derrotaram os dragões primordiais iniciando assim a era do fogo. Apesar de a trama parecer vaga é muito bem construída, com uma narrativa feita quase que inteiramente através de diálogos com os diversos personagens não jogáveis encontrados durante a jornada, além das descrições de itens que contribuem com o entendimento da história.

A jogabilidade é um dos pontos altos do jogo, com uma dificuldade que obriga o jogador, caso ele persista, a aprender com os seus erros em um ciclo quase interminável de tentativa e morte. Cada novo inimigo, do mais fraco aos chefões, apresentam comportamentos próprios que tornam cada combate distinto, sendo quase que obrigatório o estudo dos seus movimentos, isso deixa o gameplay lento e de certa forma tenso, pois a cada avanço você irá prosseguir com cautela analisando cada oponente e atacando apenas quando uma brecha surgir, pois o menor dos erros pode causar a morte do personagem. Se por um lado tal sistema possa parecer punitivo, por outro lado ele se torna extremamente satisfatório, pois o sentimento de superação é alto ao se obter a vitória e acredite derrotar os oponentes como o Matador de Dragões e o Executor, após inúmeras tentativas, tem um sabor incomparável.

Aliado a jogabilidade, temos um ótimo sistema de progressão que permite ao jogador melhorar uma serie de atributos do personagem. Além disso, temos uma grande gama de armaduras e armas que podem ser encontradas tanto derrotando os inimigos, quanto explorando os amplos cenários, tais equipamentos apresentam características e movimentos únicos, influenciando diretamente na jogabilidade, como por exemplo, uma lança terá um maior alcance do que uma espada curta, enquanto uma grande espada dará mais dano, mas obrigará o jogador a segurá-la com as duas mãos, consequentemente não permitindo a utilização de escuto, assim como a armadura, dependendo do seu peso, pode influenciar na movimentação e velocidade do personagem.

O level design do game surpreende, com cenários aparentemente lineares, mas que apresentam uma amplitude e interconectividade incríveis, tornando o mundo extremamente atraente e explorável, pois a todo o momento o jogador é apresentado um novo caminho que leva a um atalho para novas áreas ou para locais já visitados, tornando a exploração orgânica e satisfatória. Além disso, a direção artística tornam o game um dos mais interessantes e originais dos últimos anos, com cenários variados, como catacumbas, florestas e castelos, sempre com um toque sombrio e melancólico inigualável, assim como os inimigos e criaturas que apresentam visuais inspirados, dando uma identidade única ao jogo. Dificilmente você encontrará novamente em outro jogo uma criatura tão bizarra e original quanto o Gaping Dragon, ou igualmente atraente e repugnante quanto a Quellang.

Em termos técnicos, infelizmente, o game apresenta alguns problemas sendo o seu principal a conexão totalmente instável dos modos online, que prejudica tanto as partidas cooperativas, quanto as player versus player. Tal problema nunca foi plenamente resolvido e atualmente é necessário um programa adicional que facilita a conexão entre os jogadores interessados em jogar online. Outro problema, menor, mas que pode prejudicar em alguns momentos a jogatina é a câmera que nem sempre muda de angulo corretamente, principalmente com a mira fixa, levando ao erro e consequentemente a morte, principalmente nos combates com inimigos maiores.

Dark Souls Prepare to Die Edition é uma excelente jogo, com uma dificuldade punitiva, mas que consegue incentivar o jogador a persistir, transmitindo uma sensação de superação inigualável. Com narrativa enigmática, que instiga o jogador a buscar respostas dentro e fora do jogo. Um game como poucos, que merece ser conhecido, seja pelo seu ótimo sistema de combate, ou pelo seu incrível mundo de fantasia sombria.


"Fizeste uma jornada longa e árdua, undead escolhido." - Gwynevere


Informações adicionais: 
Nota geral: 09.
Tempo dedicado ao game: 170 horas.
Conquistas desbloqueadas: 41 de 41.
Dificuldade: Alta, extremamente alta.
Fica a dica: Paciência e persistência são as maiores dicas para masterizar Dark Souls.
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? Infelizmente essa versão não está mais disponível na Steam, porém a versão Remaster do jogo está sendo vendida a R$ 129,90, um preço que considero justo pelo conteúdo que o game proporciona, porém aconselho a compra-lo com no mínimo 50%, por se tratar de um game de quase 10 anos.
Modo de jogo: Singleplayer, com a possibilidade de se jogar cooperativamente.
Idioma: Em inglês, com tradução disponível no site Tribo Gamer.

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