terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Analise games - Rise of the Tomb Raider




Uma excelente continuação!

Rise of the Tomb Raider, continuação da aclamada releitura de 2013, desenvolvido novamente pela Crystal Dynamics em parceria Eidos-Montréal, lançado exclusivamente para XOne e Xbox 360 em novembro de 2015, ganhando versões para PC e PS4 em 2016.

Na trama vemos a ainda jovem Lara Croft obcecada com a Fonte Divina, artefato que seu pai dedicou a vida tentando encontrar. Sua jornada a leva a Sibéria e à cidade perdida de Kitej, porém uma organização secreta autodenominada Trindade também está em busca da Fonte, revelando-se os grandes antagonistas da heroína.

A narrativa é bem conduzida e interessante, dando um novo objetivo para Lara, que se torna mais pessoal conforme a trama se desenvolve, por envolver o passado do pai da protagonista. Claramente mais madura, Lara tem que lidar com desafios maiores, novas perdas e escolhas difíceis que moldarão ainda mais a jovem Lara Croft. A organização Trindade foi uma boa adição à narrativa, por dar um peso maior para os antagonistas da trama, apesar do personagem Konstantin não ser tão carismático quanto o Mathias do game anterior.

Em termos de mecânicas e jogabilidade o game mantém a fórmula estabelecida no título anterior, sendo extremamente reconhecível. Logicamente que há um refinamento no gameplay, com melhorias e pequenas adições, mas no fim se trata do mesmo jogo em uma ambientação diferente, não que isso seja ruim, de maneira alguma. Temos novas armas, novas melhorias, novos inimigos e novos desafios, mas para os jogadores do primeiro game desta "nova" trilogia Rise será facilmente dominado.

Mas sem dúvida uma melhora significativa deste novo game foi o fator exploração, a nossa amada heroína deixa de ser apenas uma sobrevivente e se torna uma guerreira, mas a sua essência é e sempre será de exploradora e aventureira e essa faceta da personagem é perfeitamente atendida em Rise. Lara pode aprender novos idiomas, traduzir monumentos, coletar artefatos e explorar tumbas e ruínas, resolvendo puzzles simples, mas criativos, tudo de forma orgânica com a campanha.

A grande novidade fica com os novos modos de jogo, deixando de lado o multiplayer competitivo do primeiro game e adicionando desafios de pontuação, onde o jogador poderá repetir trechos da campanha com modificadores diversos. Outro modo adicionado posteriormente foi o intitulado "Resistência" onde Lara se encontra e um amplo ambiente hostil e tem que sobreviver a temperatura extrema, enquanto explora o cenário em busca de tumbas e tesouros, tal modo pode ser jogado de forma solo ou cooperativamente e tem as características de games de sobrevivência, onde acumular recursos é essencial, um ótimo modo que garante boas horas de diversão.

O visual é excelente, tanto em termos de ambientação, com cenários amplos e muito bem detalhados, quanto em termos de expressões faciais, que estão ainda mais realistas em relação ao game anterior. Unido a excelente dublagem sem dúvida Rise of the Tomb Raider é um dos games mais belos e expressivos dos últimos anos, envelhecendo muito bem nos seus quase dez anos de vida.

O sistema de melhorias retorna e amplifica as habilidades de Lara e dando uma ótima sensação de progressão. A dificuldade é bem acessível, mesmo nos níveis mais altos, tornando-se desafiadora apenas em momentos específicos de ação, onde pequenas falhas causam a morte instantânea da personagem, ou quando há uma quantidade expressiva de inimigos, mas nada que o jogador não consiga contornar em algumas poucas tentativas.

Rise of the Tomb Raider é um excelente game de aventura e ação, fazendo jus ao seu antecessor, trazendo uma história mais madura e pessoal, com uma gameplay sólida, melhorando levemente em relação ao seu antecessor e equilibrando de forma bastante consistente os momentos de ação com a exploração peculiar que consagrou a franquia. Com certeza é um game que merece ser jogado ainda hoje.

"Estou disposta a fazer o sacrifício." - Lara Croft




Informações adicionais:
  • Nota geral: 09.
  • Tempo dedicado ao jogo: 65 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 99 de 143.
  • Dificuldade: Acessível.
  • Fica a dica: Não jogue na dificuldade mais alta de primeira, pois tal dificuldade se torna frustrante devido ao seu sistema de salvamento.
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
  • Vale o preço? A edição completa sem dúvida vale o preço atual, mas com 50% off eu diria que é indispensável.
  • Modo de jogo: Solo, com um modo específico em coop.
  • Tradução: Dublado e legendado em português do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário