segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Analise games - Venba


Casual e saboroso! 

Venba é um game casual e narrativo sobre culinária, cultura e tradição. Desenvolvido e distribuído de forma independente pela Visai Games, sendo lançado em julho de 2023 para Switch, PS5, XOne, PC e Xbox Series X | S, no momento estando disponível no catálogo do Gamepass.

O game nos apresenta uma família Indiana que migra para o Canadá durante os anos 80, narrando o passar dos anos e como eles se adaptam à nova realidade ao mesmo tempo que buscam manter o contato com a sua cultura de origem enquanto resgatam pratos tipicamente indianos de um livro de receitas da família.

A narrativa é feita inteiramente por textos, não havendo dublagem dos personagens e infelizmente o game não está traduzido para o português, mas mesmo com os diálogos sendo bem longos a história é facilmente compreensível, ficando claro a mensagem do trama, principalmente por ela ser bem emotiva e tratar de temas sensíveis, como adaptação, aceitação, saudade e tradição, garantindo alguns momento bem emotivos.

Seu gameplay é extremamente simples e casual, basicamente o jogador deverá utilizar os diversos ingredientes para realizar receitas tipicamente indianas, o único desafio é utilizar os ingredientes na ordem correta, porém o próprio game dá diversas dicas, tanto pelos diálogos dos personagens, quanto pelo livro de receitas da família. O atrativo aqui é justamente conhecer um pouco da gastronomia indiana, com pratos bastante diferentes e curiosos, surpreendendo bastante quem nunca teve contato com tal cultura.

Visualmente o game é bem cativante, com uma arte caricata e expressiva, com cores vivas e uma ótima ambientação, aliado a trilha sonora típica, o game atinge o seu objetivo de apresentar e homenagear a cultura na qual se baseia.

Venba é um ótimo game narrativo, com uma jogabilidade extremamente casual, com uma carga cultural bem marcante e uma história emocionante. Para os apreciadores de games narrativos e casuais sem dúvida é uma ótima indicação.



Informações adicionais:
  • Nota geral: 08.
  • Tempo dedicado ao jogo: 3 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 15 de 15.
  • Dificuldade: Extremamente fácil.
  • Fica a dica: Jogue para relaxar e curta a história.
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Vale o preço? Devido a sua curta duração é recomendável comprá-lo com ao menos 33% de desconto.
  • Modo de jogo: Solo.
  • Tradução: Em inglês, sem tradução para português do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário