domingo, 25 de fevereiro de 2024

Análise games - Coffee Talk


Casual e interessante! 

Coffee Talk é um game casual focado na narrativa, onde assumimos o papel de um barista e interagimos com diversos frequentadores e entre um pedido e outro ouvimos as suas complicadas histórias de vida. Desenvolvido e distribuído pelo estúdio Toge Productions, o game foi lançado em janeiro de 2020 para PC, Switch, PS4 e XOne, ganhando uma continuação em 2023.

O ponto central de Coffee Talk é a sua narrativa, basicamente assumimos o papel de um barista em uma cafeteria que fica aberta durante a noite toda e recebe os mais variados clientes, das mais diversas raças e gêneros, vampiros, elfos, orcs e até mesmo humanos, todos são bem vindos e compartilham as suas histórias com o barista antes de fazer o seu pedido.

O game busca fazer um pequeno paralelo com a nossa realidade, incluindo um elementos fantásticos em seus personagens, mas todos são bem humanos, com problemas reais que assolam a nossa sociedade moderna. Temas como aceitação, preconceito, vícios e fama são discutidos e apresentados pelos diversos personagens que frequentam a cafeteria noite após noite e que dividem com o barista, no caso o jogador, os seu dilemas e frustrações, tudo de forma bem direta e casual e mesmo não havendo uma dublagem para os diálogos as histórias conseguem ser bem cativantes e interessantes, principalmente por instigar o jogador a querer saber o fim de cada história.

Mecanicamente o game é extremamente casual, basicamente o jogador deverá atender os pedidos dos clientes entre os extensos diálogos, alguns pedidos são bem simples e intuitivos de serem atendidos, porém outros demandam uma atenção aos detalhes dos diálogos para realizar a combinação correta dos ingredientes. Não há uma grande variedade de ingredientes, mas os dez produtos existentes já geram uma quantidade bastante significativa de combinações e algumas delas bem inusitadas. Porém o desafio fica apenas em acertar a receita de algumas poucas bebidas.

O grafico do game é pixelado, dando bastante personalidade ao game, porém a ambientação se limita ao interior da cafeteria. Os personagens são bem carismáticos e com bastante personalidade, principalmente por cada cliente ser de uma raça fantasiosa distinta, dando uma ar de originalidade para a narrativa.

Coffee Talk é um bom game casual, que oferece ao jogador uma narrativa bem feita com diálogos bem desenvolvidos e personagens cativantes. Não chega a surpreender, mas sem dúvida é uma ótima escolha para os apreciadores de games narrativos e casuais.


Informações adicionais:
  • Nota geral: 07.
  • Tempo dedicado ao jogo: 13 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 24 de 24.
  • Dificuldade: Extremamente fácil.
  • Fica a dica: Jogue para relaxar, curta a história e aprenda novas receitas.
  • Vale o preço? Para quem curte games narrativos vale!
  • Modo de jogo: Solo.
  • Tradução: Em inglês, sem tradução para português do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário