sábado, 17 de fevereiro de 2024

AleatoriedadeHQ - Um primeiro passo para fim dos exclusivos

Um primeiro passo para fim dos exclusivos


Hoje trago a minha humilde opinião sobre o pequeno evento realizado no último dia 15 onde a Microsoft através de seu Podcast oficial veio a público esclarecer os rumores da semana passada e divulgar os seus planos para o futuro da divisão Xbox. Phil Spencer, ao lado de Sarah Bond e Matt Booty participaram de uma pequena entrevista de 22 minutos bem esclarecedora, onde falaram sobre a percepção do futuro da indústria, a importância do ecossistema Xbox, sobre exclusividades e Game Pass.

Particularmente gostei bastante da apresentação, que teve uma duração de um pouco mais de vinte minutos, Phil Spencer cumprio mais uma vez o seu papel de esclarecer as estratégias da Microsoft com a marca Xbox, mas tanto Sarah Bond, quanto Matt Booty tiveram a sua parcela de importância no breve diálogo que confirmou alguns rumores do mês passado, mas principalmente desmentiu as notícias descontroladas que surgiram na última semana. Tudo dito de forma clara, sensata e tranquilizadora. Sim teremos a chegada de alguns exclusivos do Xbox em outras plataformas, mas isso não é final apocalíptico que muitos alertaram nos últimos dias.

Muitos pontos se destacaram na entrevista, mas o mais relevante é como a Microsoft tem enxergado o futuro da indústria dos games e como algumas previsões afetaram a sua decisão de levar alguns games para as plataformas concorrentes. Um primeiro ponto a se destacar neste aspecto foi a fala de Phil Spencer que no último ano a indústria dos games não cresceu como o esperado, o que foi a causa de demissões não só na Microsoft mas no seguimento como um todo, isso fez com que a Microsoft buscasse alternativas para manter o seu negócio saudável e uma dessas alternativas é lançar títulos selecionados para outros consoles, garantindo assim receita não só da assinatura do Game Pass, mas também da venda de títulos em outras plataformas, de certa forma isso já vem acontecendo, com títulos chegando no day one no Game Pass, mas também sendo vendidos na Steam, sem dúvida o sucesso de vendas Sea of Thieves, Grounded e Starfield na plataforma da Valve influenciou nessa mudança de estratégia.

Phil Spencer afirmou que neste primeiro momento apenas quatro jogos exclusivos chegarão nas plataformas concorrentes como forma de teste, não revelando quais seriam esses jogos, mas esclarecendo que são jogos lançados a mais de um ano, sendo dois jogos menores, mas com potencial de venda e dois jogos focados na comunidade. Apesar de não haver uma confirmação oficial da Microsoft, indícios indicam que tais games seriam Sea of Thieves, Grounded, Hi-Fi Rush e Pentiment. Além disso, Phil Spencer foi categórico em dizer que games exclusivos ainda fazem parte da estratégia do Xbox e que grandes títulos como Starfield e Indiana Jones permanecerão exclusivos, desmentindo rumores da semana passada, apesar dele acreditar que o modelo de exclusividade perderá a força em 5 a 10 anos.

Particularmente vejo a nova estratégia da Microsoft bastante assertiva e entendo que mais uma vez, assim como vez com o Game Pass, ela está visualizando uma mudança no mercado e está se adaptando, testando nossas formas de capitalizar neste segmento cada vez mais competitivo e caro de se manter. Além disso, como consumidor, vejo o fim de qualquer exclusividade como positiva, pois isso permite que o jogo chegue a uma maior público e principalmente dá a liberdade para nós como gamers jogarmos determinado título na plataforma que escolhemos, de acordo com as nossas preferências, não nos obrigando a comprar o equipamento x ou y para isso. Sim, é inegável que exclusivos vendem consoles e que tal estratégia ainda tem força, mas vale lembrar que exclusivos são benéficos as empresas e não necessariamente a nós consumidores.


Outro ponto de destaque foi a fala de Sarah Bond, que afirmou que o novo Xbox já está em desenvolvimento e fez uma promessa ousada de que o novo hardware terá uma dos maiores saltos geracionais da história dos games, além disso a presidente do Xbox deu a entender que no final deste ano teremos novidades de novos equipamentos, provavelmente novas versões para os Xbox Series X e S. Portanto os rumores de que a Microsoft estaria abandonado a produção de hardware são infundados, teremos ao menos mais uma geração do console da Microsoft.

Outro ponto que me surpreendeu bastante foi a fala de Matt Booty que afirmou que o serviço Gamepass se manterá exclusivo do Xbox e PC, não chegando em outros consoles, a surpresa está no fato de que no passado a Microsoft ter dado a entender que gostaria de que o serviço chegasse em outras plataformas, talvez a estratégia tenha mudado no último ano, devido aos resultados do serviço, que chegou aos impressionantes 34 milhões de assinantes. Além disso Sarah Bond reforçou que todos os títulos desenvolvidos pelos estúdios da Microsoft continuarão chegando no Day One no Game Pass e finalmente revelou que o primeiro game da Activision Blizzard chegará ao serviço no dia 28 de março, sendo ele Diablo IV.

A breve entrevista foi bastante esclarecedora, Phil, Sarah e Matt estavam bem à vontade e demonstraram confiança na nova estratégia, eles foram objetivos e desmentiram a maioria dos rumores que surgiram nos últimos dias, o que sem dúvida tranquiliza os fãs do Xbox, que pelo visto ainda se manterá vivo por um bom tempo. O Game Pass seguirá sendo fortalecido, sendo de longe a melhor opção para quem quer ter acesso, com o melhor custo benefício, a um catálogo de jogos diversificado. Ainda não é o fim da exclusividade no mundo dos jogos, mas é um primeiro passo, um teste que se der frutos pode influenciar toda industria e quem sabe no futuro nós, gamers que não somos fãs de marcas específicas, mas sim dos jogos, possamos ter acesso a todos os games, independente do dispositivos que utilizamos. O futuro ao meu ver é cada vez mais promissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário