quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Análise quadrinhos - A Torre Negra: Nasce o Pistoleiro



A Torre Negra é um série de livros do aclamado escritor Stephen King que mistura diversos gêneros em uma trama épica centrada no personagem Roland Deschain que busca desesperadamente a Torre Negra, em um mundo decadente. A Torre Negra: Nasce o Pistoleiro, se propõem a contar a origem de Roland Deschain e como ele se tornou um Pistoleiro e iniciou a sua jornada. Com roteiros de Peter David e Robin Furth e arte de Jae Lee e Richard Isanove. Publicado originalmente em formato de minissérie pela editora Panini, ganhou uma versão encadernada em capa dura pelo selo Suma de Letras da editora Companhia das Letras em 2010.

O universo criado por Stephen King é bem complexo e mistura elementos de diversos gêneros, basicamente somos apresentados a um mundo desolado e decadente, não fica claro o que aconteceu, mas a humanidade decaiu e no mundo ficou apenas resquícios de tecnologia de outrora. Neste contexto conhecemos o jovem Roland Deschain que está prestes a se tornar um Pistoleiro e adquirir o direito para empunhar armas de fogo.

Após derrotar o seu mestre e receber o título de Pistoleiro, Roland recebe uma missão que poderá evitar um iminente ataque a cidade de Gilead, partindo assim em uma jornada até a cidade esquecida de Hambry ao lado de seus amigos de infância, Cuthbert Allgood, Alain Johns e Thomas Whitman.

Apesar de muitos pontos sobre esse instigante mundo pós apocalíptico não ficarem claros apenas com a leitura de Nasce o Pistoleiro, a narrativa é interessante e muito bem conduzida e dá espaço para o desenvolvimento do protagonista e seus aliados. O destaque fica pelo clima sombrio, a construção do mundo e a sua ambientação que geram curiosidade para saber mais sobre esse universo de fantasia sombria. A mistura de western com fantasia funciona e dá um ar de inovação para o título. A arte de Jae Lee e Richard Isanove é estupenda e dão um ótimo tom de realismo para a narrativa.

Este primeiro volume pode deixar com mais questionamentos do que respostas para os leitores iniciantes neste universo fantástico criado por Stephen King, mas sem dúvida é uma ótima leitura justamente por apresentar um universo novo tão instigante, que foge do padrão de fantasia ao misturar diversos gêneros. Ansioso pela leitura dos próximos volumes.

"Roland eu te amo!"



Informações adicionais:
  • Nota Geral: 09.
  • Número de páginas: 208.
  • Melhor momento: O confronto final do grupo de Roland contra os Caçadores do Grande Caixão.
  • Preço de capa: R$ 59,90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário