sábado, 1 de janeiro de 2022

Desafio 52 semanas de escrita #00 - Apresentação


Olá meus caros, primeiramente desejo a todos um feliz 2022, que tenhamos um ano imensamente melhor que 2021, que não nos falte energia para buscar os nossos objetivos, que a pandemia finalmente acabe e que principalmente consigamos fazer escolhas melhores nesse ano de eleições.

No inicio de 2021 me auto impus um pequeno "desafio", em produzir diariamente no meu canal no Youtube um gameplay distinto, com o intuito de criar constância de conteúdo e logicamente de gerar engajamento com o publico. O resultado ficou muito aquém do esperado, mas apesar disso foi uma experiência extremamente positiva, pois tive a oportunidade de experimentar diversos games que estavam parados a anos na minha biblioteca e principalmente fortaleci a minha disciplina devido ao caráter periódico do desafio.


Devido a grande energia dedicada para cumprir o Desafio 365 Games, decidi não fazer um novo desafio relacionado à produção de conteúdo para o Youtube, porém a disciplina que obtive com ele não poderia ser desperdiçada e com isso decidi propor um novo desafio focado no Blog PortoHQ que casualmente está completando 10 anos justamente em 2022.

Não é nenhum segredo que sou apaixonado por entretenimento, o blog PortoHQ nasceu justamente dessa paixão e dos meus anseios em poder falar sobre a cultura pop e da minha paixão por narrativas nasceu o desejo de produzir conteúdo, seja através das minhas análises em textos publicadas por aqui, sejam pelos meus gameplays registrados no Canal PortoHQ.

Mas um desejo que nutro a anos é o de escrever, de criar as minhas próprias histórias, narrativas e fantasias. Um desejo que a muito tenho relegado e deixado em segundo plano, nunca me dedicando verdadeiramente a isso.

Por essa razão, para esse ano que se inicia proponho o desafio "52 semanas de escrita" com o intuito justamente de desenvolver a minha escrita e quem sabe me auxiliar nos primeiros passos nessa longa caminha de me tornar um escritor. Inicialmente cogitei em novamente realizar um desafio diário, mas após um momento de reflexão e uma dica de um amigo transformei o desafio em semanal para garantir a periodicidade e qualidade sem pesar muito, afinal tempo livre é um recurso escasso. Vale mencionar que a ideia não é propriamente original o próprio "Desafio 365 games" foi inspirado no canal "365indies" e o desafio de escrita sofreu influencia do "366 dias de escrita criativa" do canal Mochileiros do Multiverso.

O desafio é "simples" basicamente o objetivo é produzir semanalmente um texto ao longo do ano de 2022. O tema e formato serão livres com o objetivo principal de desenvolver os diversos aspectos da escrita, como narrativa, coerência e desenvolvimento. Portanto uma semana poderei publicar um conto, na outra um texto opinativo ou mesmo um trecho de uma análise em progresso. Logicamente que buscarei sempre priorizar temas ligados ao mundo do entretenimento.

Em um primeiro momento o desafio me pareceu mais fácil que o do ano passado, mas tenho ciência que ele poderá ser ainda mais desafiador do que a produção diária de um vídeo, afinal o "bloqueio criativo" é um vilão antigo de qualquer escritor, mas assim como no ano passado decidi dar a cara a tapa e sair da inércia e simplesmente fazer, mesmo que eu não tenho todo o recurso para isso, ou mesmo tempo livre.

Sinceramente não sei se tenho o dom da escrita e se os meus textos serão consistentes o suficientes para geral algum valor literário, mas independente dos resultados ao fim da jornada quero poder olhar para o ano de 2022 e dizer orgulhosamente que mais uma vez consegui, que sai da minha própria zona de conforto e atingi o meu objetivo.

Os textos serão publicados semanalmente na sexta-feira, com o primeiro texto propriamente dito sendo publicado no próximo dia 07 de janeiro. Espero que goste e me acompanhe nessa nova e longa jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário