quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Análise games - Máfia II


Game de ação, em terceira pessoa, ambientado entre as décadas de 40 e 50, mostrando a ascensão de Vito Scaletta dentro da máfia italiana. Desenvolvido pelo estúdio 2K Czech e distribuído pela 2K Games, lançado em agosto de 2010, para as plataformas PC, 360 e PS3.


A trama do game acompanha Vito Scaletta, um imigrante italiano que chegou aos Estados Unidos ainda criança, junto dos seus pais e irmã, após servir no exército na segunda guerra mundial, volta para a América e encontra sua família vivendo em situação precária, devendo dinheiro a agiotas. Buscando formas de resolver a situação, ao lado do seu amigo de infância Joe Barbaro, acaba se envolvendo no mundo do crime e com a máfia italiana.

A história de Máfia II é um dos seus pontos altos, cheia de reviravoltas e personagens carismáticos que surpreendem o jogador a todo momento. O protagonista é um personagem forte, serio, mas carismático, que mergulha de cabeça no mundo do crime, ao lado do seu amigo Joe, que é ainda mais carismático que Vito, chegando a roubar a cena em diversos momentos da trama, com seu jeitão explosivo e cheio de humor, responsável pela maioria das confusões que a dupla se envolve. Ambos são inseparáveis e juntos vão se envolvendo cada vez mais fundo no submundo da máfia até chegar ao marcante e surpreendente final. O olhar do protagonista segundos antes dos créditos subirem impressiona, por se comunicar diretamente com o jogador, como se estivesse questionando o desfecho da trama.

Em termo de jogabilidade o game é extremamente competente, tanto no controle do personagem a pé, quanto nos veículos. Incluindo algumas novidades ao gênero, como a necessidade de abastecer periodicamente os veículos com combustível e a possibilidade de subornar os guardas para evitar de ser preço. O sistema de cobertura funciona muito bem nos momentos de ação, deixando a jogabilidade ainda melhor. Além disso foi incluído um ótimo sistema de combate corpo a corpo que garante diversão extra ao gameplay.

A ambientação é outro ponto positivo do game, o mapa é bem extenso e apresenta uma boa variedade de ambientes e cenários, todos eles muito bem detalhados e movimentados com veículos e pedestres, dando uma excelente vivacidade ao game. Porém o game peca em não colocar conteúdo extra no mapa, fazendo com que seu tamanha extenso se torne quase que desnecessário, há muito pouco o que se fazer no mapa, resumindo as atividades extras em visitas de algumas lojas de roupas e armas, tornando tudo demasiadamente vazio. O próprio jogo te incentiva a não explorar o mapa e sempre seguir em frente com as missões principais.

Além disso, o game apresenta uma baixa sensação de progressão, se comparado com outros games do gênero. Por exemplo, em GTA começamos como um zé ninguém é aos poucos vamos progredindo no mundo do crime, em Máfia isso até acontece, porém devido a reviravoltas da trama, por diversas vezes, você volta a estava zero, tirando o fator de diversão que acumular riquezas proporciona em jogos de mundo aberto.

Para não dizer que não há motivações para explorar o mapa, no game temos dois tipos de coletáveis, os cartazes que fazem referência a trama e aos costumes da época, espelhados por toda a cidade e apesar de serem muitos, confesso que não encontrei nenhum deles durante a minha jogatina e as revistas playboys, que ao serem encontradas destravam fotos das modelos da época, simplesmente um dos melhores coletáveis já criados nos games. Sem mais.

Máfia II é um ótimo game, com uma história excelente, que mostra todas a facetas da máfia italiana, com boas doses de violência, com ótimas reviravoltas e um final marcante, que é reforçado pelos ótimos personagens apresentados. Um game que vale ser jogado pela sua ótima trama e excelente ambientação, honrando de forma competente os grandes filmes do gênero.



Informações adicionais:
Nota geral: 08.
Tempo dedicado ao jogo: Aproximadamente 40 horas.
Conquistas desbloqueadas: 39 de 67.
Dificuldade: Média.
Fica a dica: Tente se focar na história, isso proporcionará um excelente experiencia narrativa.
Vale o preço? Sim! Se vê-lo em promoção pode compra-lo sem medo.
Modo de jogo: Exclusivamente Singleplay.
Idioma: Inglês, com tradução disponível no site GameVicio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário