quarta-feira, 14 de março de 2012

Análise games - Gears of War


Eis umas das minhas primeiras analises, feita em abril de 2010, na época ela foi publicada na site Gamevicio.

Abaixo uma versão editada e resumida da análise (para ver a análise original clique aqui):

"Dentro do meu pouco conhecimento sobre o gênero de jogos de tiro o game foi fantástico. A historia do jogo é simples, você é um soldado das forças de coalizão que tem que cumprir varias missões para garantir a sobrevivência da humanidade dos ataques dos Lucust, uma raça humanoide que vive no subterrâneo do planeta.

A qualidade gráfica do jogo me impressionou, nunca tinha jogado um game com tamanho realismo. Em nenhum momento do jogo você pensa "que cenário mal feito". Finalmente um jogo que justificou a compra de uma placa de vídeo aceleradora 3D. O detalhismo do gráfico é tanto que a mesma qualidade das cenas entre as fases é utilizada no jogo. Você mal sente a diferença.

Outro detalhe bem interessante é o sistema de proteção do jogo, ao apertar a tecla de espaço perto de um objeto o personagem se posiciona para se proteger. Mas a tecla de espaço não desempenha somente essa função, em conjunto com as teclas direcionais você faz vários movimentos que são essências para a sua sobrevivência, como passar para outro ponto de proteção, pular os objetos e correr agachado e o joga te obriga a se proteger diante de tantos inimigos e é quase impossível passar das fases sem estar protegido. Mas o fato de ter que procurar abrigo a todo o momento não deixa o jogo menos dinâmico e intenso, muito pelo contrario isso apenas intensifica a experiência do jogo, pois a todo o momento você vai procurando o melhor local pra se proteger e bolar a melhor estratégia para acabar com os inimigos sem se expor muito.

Algo que me incomodou bastante foi o sistema de salvamento do jogo, ou melhor, a falta dele, não que o jogo não possa ser salvo, mas isso só acontece automaticamente em pontos pré determinados do jogo (chek point), o que te obriga a parar de jogar somente nesses pontos. E não pense que é só instalar o jogo e sair jogando, pois seu jogo não será salvo, pois antes terá que fazer um perfil no jogo, o problema é o manual não se refere em nenhum momento a isso e como o jogo é totalmente em inglês passei batido pelos avisos desse detalhe. Aqui abro um parêntese para falar das distribuidoras que insistem em lançar os jogos sem tradução, ignorando totalmente os consumidores que não falam inglês (que é meu caso), jogos sem tradução se tornam extremamente maçantes, pois o jogador em certos momentos do jogo não compreende o que de fato esta acontecendo além de não poder aproveitar plenamente a historia, tornando assim o jogo bem menos cativante. O jogo nem precisa ser dublado, uma simples legenda já ajudaria muito, cito como exemplo GTA Sant Andrea onde há opção de legenda o que torna o jogo bem mais envolvente, pois você acaba querendo saber ate onde os personagens serão levados.

Outro fato que me chamou a atenção foi o fato da tela estar completamente limpa, não há os habitues dados da vida do personagem, mapas dos cenários, mira da arma e nem mesmo a arma atual, essa só aparece no canto superior esquerdo da tela quando o botão da mira e apertado. Isso torna o joga algo bem cinematográfico, pois você se sente vendo um intenso e ininterrupto filme de ação. Admito que senti falta dos mapas e do nível de vida dos personagem, principalmente dos inimigos, mas o jogo se torna bem mais desafiador sem esses elementos na tela.

O jogo me pareceu curto de mais e o fato da campanha ser linear ajudou bastante nisso, pois você só tem uma opção seguir em frente, com raras exceções e de vês em quando o jogo até te da à opção de ir para direita ou para esquerda, mas no final você vai parar no mesmo local que o caminho oposto levaria. Depois de se jogar GTA fica difícil jogar jogos lineares e não ficar com a sensação de aprisionamento, de falta de liberdade e não parar de imaginar Gear of War no melhor estilo GTA com um mundo aberto cheio de fases secundarias.
Alem das fases serem muito genéricas, não me refiro a cenários, mas aos objetivos que no geral se resume a abrir caminho pelar forças inimigas.

O jogo é ótimo, com cenários impressionantemente realistas, e fases dinâmicas e desafiadoras, que rendem boas horas de diversão e o sistema de conquistas presente no jogo vai garantir que você jogue mais de uma vez esse impressionante jogo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário