quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Análise games - Gears of War: Reloaded



Bom, mas a franquia e os fãs mereciam mais!

Gears of War: Reloaded nos traz uma nova versão "melhorada" da edição Ultimate de 2015, adicionando novas opções gráficas, mas principalmente chegando a novas plataformas além do Xbox, como PS5 e Steam, evidenciando ainda mais a estratégia da Microsoft de se tornar multiplataforma.

O primeiro game da franquia nos apresenta o planeta Sera, que a mais de uma década se vê arrasado pela guerra, onde a humanidade tenta desesperadamente conter o avanço dos Locust, uma raça de humanoides vindos do subterrâneo. A narrativa inicia com o protagonista Marcus Fenix sendo libertado da prisão pelo seu amigo Dominic Santiago, para ajudar na missão de obter uma arma que poderá encerrar com o conflito entre humanos e Locust. Com o avanço da campanha Marcus e Dom vão conhecendo novos aliados, formando assim o icônico Esquadrão Delta.

A campanha não chega a surpreender, porém apresenta com narrativa consistente, com ação quase que ininterrupta e muitos momentos cinematográficos. O destaque da narrativa fica para a apresentação do protagonista e seu elenco de apoio, que contam com um certo carisma, principalmente pela relação de companheirismo entre os quatro membros que é formada ao longo da história. Os quatros personagens centrais são os típicos herois brucutus dos anos 80, bombados, que falam grosso e que não aceitam desaforos, é algo superficial em um primeiro olhar, mas que mesmo assim entrega um certo carisma e identificação com os personagens.

Uma das principais características de Gears é a sua jogabilidade dinâmica, alinhando a movimentação rápida e o marcante sistema de cobertura, que tornaram a franquia tão icônica. A versão Reloaded mantém jogabilidade original do game e é ótima revisita-la, porém nota se que a falta de alguns movimentos que foram adicionados nos jogos posteriores deixam as mecânicas do primeiro game um pouco datadas, isso pode ser notado principalmente no movimento de cobertura, que nem sempre responde de maneira fluida, causando a movimentação errônea em alguns momentos. Mas mesmo assim ela continua extremamente satisfeita de se jogar.

Visualmente o game mantém a qualidade gráfica vista na versão Ultimate de 2015, trazendo melhorias quase que imperceptíveis para o game, porém é inegável que a versão Ultimate já apresentava um visual marcante tanto na sua ambientação, quanto na modelagem dos personagens.

O modo multiplayer também retorno, mantendo um certo grau de diversão em suas partidas competitivas, porém o multiplayer de certa forma envelheceu bem mais que a campanha narrativa, principalmente ao se constatar que nenhuma novidade foi adicionada, mantendo os modos de jogo e o sistema competitivo basicamente idêntico ao original, não adicionando nem mesmo novos mapas ou armas. Aqui talvez seja a principal falha dessa edição, a falta de adição de conteúdo verdadeiramente novo, pois ao se olhar as melhorias entregues fica nítido que esse relançamento foi desnecessário. Afinal se era só dar uma melhoria tímida nos gráficos faria mais sentido simplesmente ter relançado a Ultimate Edition nas novas plataformas. A The Coalition perdeu uma ótima oportunidade de criar uma edição realmente nova, que conseguisse atrair um novo público ao mesmo tempo atendesse a necessidade dos fãs por novidades.

Vale destacar que a excelente dublagem em português, que dá toda uma personalidade para a narrativa, principalmente nos momentos de interação dos personagens principais, pois as escolhas de vozes combinam perfeitamente com cada membro do elenco principal.

Gears of War Reloaded infelizmente não apresenta nada novo em relação à versão Ultimate, fazendo a sua existência ser justificada apenas pela chegada em outras plataformas, como o PS5. A franquia e os fãs mereciam bem mais, como novos conteúdos e um refinamento na jogabilidade, porém o game continua sendo divertido de se jogar, com uma narrativa cinematográfica e ação constante, sendo uma boa porta de entrada para novos jogadores.


Informações adicionais:
  • Nota geral: 08.
  • Tempo dedicado ao jogo: 16 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 36 de 56 (Xbox).
  • Dificuldade: Equilibrado.
  • Fica a dica: A campanha funciona muito bem sozinha, mas é mais divertida de se jogar em cooperativo.
  • Vale o preço? O jogo custa atualmente R$199,90 entendo que um desconto de 50% valha!
  • Modo de jogo: Solo e cooperativo.
  • Tradução: Com interfase e dublagem em português do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário