domingo, 5 de abril de 2020

Análise games - Ori and the Will of the Wisps





A aguardadíssima continuação de Ori and the Blind Forest foi anunciado no distante ano 2017 e após alguns adiamentos finalmente teve o seu lançamento no último dia 11 de março, chegando aos PCs e XOne, estando disponível no Game Pass de ambas as plataformas. 

Ori and the Will of the Wisps começa com o nosso pequeno protagonista, ao lado de Naru e Gumo, criando fortes laços de amizade com Kun, o filhote de coruja que foi encontrado no final de Blind Forest. Após Kun aprender a voar, ambos os personagens partem em uma jornada além dos limites da floresta de Nibel, sendo separados após uma forte tempestade, assim a nova jornada de Ori tem inicio, com o objetivo de encontrar o seu pequeno amigo alado enquanto descobre os segredos da floresta de Niwen que sofre com uma intensa degradação, além de ocultar uma grande ameaça. 

A narrativa de Will of the Wisps mantém o tom poético de seu predecessor, com o seu desenvolvimento fortemente dependente de um narrador onipresente, porém o game busca trazer um pouco de novidade ao apresentar uma serie de personagens que interagem com o protagonista, como o Tokk um explorador que revela um pouco da história de Niwen, ou Lupo um inseto cartógrafo que busca mapear toda a floresta. Com isso a história se torna um pouco mais envolvente e substancial. Além disso, tais personagens trazem consigo uma serie de missões secundárias, que tornam a exploração constante do amplo mapa mais prazerosa. 

A ambientação ao lado da trilha sonora continua encantadora, com a mesma qualidade artística de Blind Forest. Os novos ambientes são bastante originais e apresentam novos desafios, apesar da estrutura do game se manter a mesma, com mapas amplos que se interligam conforme o jogador avança e o excelente level design faz com que a exploração se mantenha extremamente prazerosa do inicio ao fim do game. 

Mesmo com uma serie de novidades, como novas habilidades e um novo sistema de progressão, o game transmite uma forte sensação de familiaridade, mantendo a essência do game anterior, não só em termos visuais, mas também em seu gameplay. Logicamente que as mudanças propostas como a adição de armas espirituais, como o arco e a lança, ou a utilização limitada de algumas habilidades, tornam o gameplay bem mais prazeroso e dinâmico, porém é inegável que a sensação que o game passa é que estamos jogando mais do mesmo, porém esse "mesmo" é algo de extrema qualidade, portanto não sendo algo necessariamente ruim. 

O primeiro Ori surpreendia com trechos intensos de fuga, que exigiam do jogador atenção extrema e alta destreza para realizar os movimentos no momento correto, Will of the Wisps repete essa formula em alguns momentos, porém adiciona de forma bastante competente ótimas batalhas contra enorme chefes que sem duvidas trazem novidade e ineditismo que o game merece. 

Ori and the Will of the Wisps é uma excelente continuação, com novidades que não surpreendem, mas que tornam o novo game ainda mais interessante, mantendo a qualidade artística de seu antecessor e entregando uma história igualmente envolvente e emocionante, com um final que ao mesmo tempo encerra a jornada de Ori e deixa a esperança para uma nova aventura. 

"Está na hora, Ori."


Informações adicionais:
Nota geral: 09.
Tempo dedicado ao game: 25 horas.
Conquistas desbloqueadas: 26 de 37 (na XBox Live).
Dificuldade: Acessível, tornando-se difícil apenas nos momentos de "fuga".
Fica a dica: O arco ou lança são excelentes armas para se derrotar chefes.
Gameplay: Clique aqui.
Vale o preço? Game disponível pela assinatura do Gamepass, sem duvida vale o preço da assinatura. porém o mesmo pode ser adquirido por R$ 129,90, apesar de ser um game excelente, sugiro compra-lo com no mínimo 25% de desconto.
Modo de jogo: Exclusivamente Singleplayer.
Idioma: Idioma ficcional do game, com legendas em português.
Confira também minha análise do game anterior: Ori and the Blind Forest.

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