segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Análise games - Ori and the Blind Forest

Encantador e desafiador!

Ori and the Blind Forest game de aventura belíssimo desenvolvido pela Moon Studios e distribuído pela Microsoft. Lançado em março de 2015, para PC, XOne e XBox 360. Ganhando uma versão Definitiva em abril de 2016. 

É difícil não definir Ori como uma expressão artística em sua essência, com um visual arrebatador, todo desenhado a mão, que surpreende pelo seu detalhamento e profundidade, tanto narrativo quanto artístico. Na trama assumimos Ori um pequeno espírito da floresta que é encontrado e criado por Naru, uma simpática criatura. Já no inicio da história a narrativa cativa o jogador ao desenvolver o vinculo entre Ori e seu novo protetor, porém uma tragédia assombra o mundo de Ori, espalhando desolação e tristeza por toda a floresta de Nibel, cabe ao carismático protagonista rumar pelos belos cenários para descobrir o que está ocorrendo e tentar restabelecer o equilíbrio da floresta.

A trama é toda narrada de forma quase que poética por uma entidade onipresente que acompanha os passos de Ori, revelando aos poucos os mistérios envolvendo a floresta e a gigantesca e assustadora Kuro. Embalado por uma trilha sonora excelente, que dá todo um tom épico ao game, a trama se revela envolvente e cativante, com uma surpreendente reviravolta no final que faz o jogador olhar com outros olhos para o antagonista do game. 

Além do visual marcante, Ori conta com um excelente level design que instiga o jogador a explorar ao máximo os belíssimos cenários, que escondem diversos segredos e coletáveis. O interessante aqui é que todo o mapa é construído para que o jogador explore ao máximo as habilidades de Ori, muitas vezes apresentando trechos que só serão acessíveis após o desbloqueio de determinadas habilidades, fazendo o jogador ir e vir por diversas vezes pelo extenso e interligado mapa, como todo bom metroidvania, porém tal processo nunca se torna cansativo e pode ser facilmente deixado de lado caso o jogador deseje apenas seguir em frente sem buscar os cem por cento do jogo.

A jogabilidade se demonstra simples em um primeiro olhar, porém se torna bastante desafiadora conforme se avança na aventura, exigindo do jogador bastante determinação e destreza em diversos momentos, principalmente quando novas habilidades são desbloqueadas revelando desafios e inimigos ainda mais perigosos. Além disso, há vários momentos que o jogador precisará realizar corridas desesperadas para fugir de ameaças do próprio cenário, que surpreendentemente são perfeitamente ligadas ao contexto da trama, contribuindo ainda mais com a imersão da narrativa.

As mecânicas do game se demonstram bastante variadas, comandos como impulsionar, planar, pulos duplos e até mesmo triplos deixam a jogabilidade bastante fluida, contribuindo em muito com a exploração dos cenários, assim como o sistema de progressão que funciona justamente através dos coletáveis espalhados pelo cenário, basicamente o jogador deverá coletar orbes de energia que rendem pontos de habilidades ou aumentam o nível de vida ou energia do personagem. 

Ori and the Blind Forest é um excelente jogo, que além de apresentar uma narrativa envolvente e cativante, conta com uma jogabilidade desafiadora e um visual estonteante e encantador. Um jogo inspirado e cheio de vida que faz jus ao título de obra de arte e que merece ser jogado por todos.


Informações adicionais:
Nota geral: 10.
Tempo dedicado ao game: 20 horas.
Conquistas desbloqueadas: 41 de 50.
Dificuldade: Mediana, tornando-se bastante desafiadora em determinados trechos.
Fica a dica: Invista primeiro nas habilidades que auxiliam na exploração.
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? Sim vale! Esclarecendo que apenas a versão Definitiva está disponível para venda.
Modo de jogo: Singleplayer.
Idioma: Idioma inventado para o game, com legendas em português do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário