domingo, 21 de outubro de 2018

Análise games - Niffelheim

Repetitivo, mas divertido!

Niffelheim é uma game de aventura e sobrevivência, desenvolvido e distribuído de forma independente pelo estúdio Ellada Games, lançado oficialmente no final de setembro de 2018, exclusivamente para PC. 

No game assumimos um guerreiro que após a sua morte está rumando para o reino de Asgard, porém o seu navio acaba ficando preso no reino de Niffelheim, onde terá que reunir recursos para sobreviver a hordas de mortos vivos que infestam o local, enquanto busca uma forma de escapar e chegar a morada dos deuses. A trama do game é bem conceitual e acaba ficando em segundo plano rapidamente, apesar disso a narrativa, feita inteiramente por texto, garante algum conteúdo e agradará os entusiastas de mitologia por conter trechos que detalham os mitos Vikings, como a criação dos Jotuns e os domínios de Niffelheim.

O grande foco do game é na exploração dos cenários, que contam com uma arte inspirada e bela, com uma ambientação bem vivida para um reino que teoricamente deveria ser dominado pela morte. Durante a exploração o jogador encontrará uma boa variedade de animais e plantas, como coelhos, ovelhas, lobos, ursos e até mesmo búfalos, todos eles podendo ser caçados, fornecendo assim recursos para a fabricação de itens. 

Além de toda a fauna e flora, o jogador deverá coletar recursos em minas e dungeons, que se demonstram imensas, com níveis intermináveis que revelam tesouros protegidos por chefes horripilantes, como trolls, aranhas gigantes, lobos e ursos. 

O sistema de fabricação é bastante robusto, permitindo fabricar poções, comidas, armaduras e armas em oficinas especificas espalhadas pelos cenários, porém a fabricação de itens melhores só é possível após a melhoraria das oficinas da fortaleza principal, mas logicamente para isso será necessário coletar recursos específicos e raros. Com isso o game cria um ciclo infindável, de exploração, coleta de recursos e fabricação. 

Apesar de ser um game competente, que garante boas horas de entretenimento, infelizmente ele se torna repetitivo em suas mecânicas, principalmente ao se explorar com afinco as diversas dungeons encontradas nos mapas, todas elas apresentam entradas distintas com uma arte bastante original, porém seus interiores, mesmo com variações de formato, acabam sendo extremamente semelhantes, tornando mínima a sensação de novidade. 

O combate é extremamente simples, resumindo-se a atacar e defender, com animações bem duras e pouco atrativas. O sistema de progressão também não se destaca, funcionando de forma bem linear, basicamente determinadas ações são melhoradas automaticamente conforme são utilizadas, porém tais melhorias não trazem variações ao gameplay, apenas tornam as atividades mais eficientes. 

Niffelheim é um bom jogo de sobrevivência e exploração, com um visual atrativo e uma pequena dose de narrativa que pode agradar os fãs de mitologia nórdica. Não chega a surpreender, mas sem duvida garante algumas horas de diversão para os fãs do gênero. 

Informações adicionais:
Nota geral: 7,5.
Tempo dedicado ao game: 30 horas.
Conquistas desbloqueadas: 32 de 35.
Dificuldade: Mediana.
Fica a dica: Oficina de alquimia deve ser a primeira a ser melhorada.
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? Sim vale!
Modo de jogo: Singleplayer e Multiplayer.
Idioma: Inglês, com legendas em português do Brasil.

Game fornecido pela Ellada ao grupo Gamers do Brasil para avaliação através do programa de Curadoria Steam. Agradecemos a oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário