sexta-feira, 27 de junho de 2014

Análise games - Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalkers 2013



Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalkers é a versão digital do famoso jogo de cartas da editora Wizards of the Coast A edição 2013 foi desenvolvida pelo estúdio Stainless Games e lançado em junho de 2012.

Conheci Magic em 2001, quando um colega levou para a escola dois decks e tentou me ensinar a jogar o game, na época não entendi muito bem as regras do jogo, mas fiquei com aquele desejo de um dia tentar novamente. Em junho de 2013 venho a oportunidade, assim que vi o game em promoção na Steam não pensei duas vezes, estava na hora de aprender a jogar o mais famoso Card Game da história.


A edição 2013 foi a primeira lançada totalmente em português, o que deixa o game bem mais acessível. Além disso o game ajusta a dificuldade de acordo com a experiência do jogador, isso, aliado ao ótimo tutorial, deixa o game bem acessível para os novatos facilitando o entendimento da mecânica do game.

A jogabilidade funciona em turnos, onde cada jogador pode sumonar uma criatura ou conjurar um feitiço de acordo com a quantidade de mana disponível, num primeiro momento tal jogabilidade se demostra bem monótona e lenta, mas à medida que o jogador vai aprendendo como o game funciona e as incontáveis estratégias que cada tipo de decks oferecem o gameplay ganha uma nova dimensão.

O game apresenta três modos de jogo, o modo campanha, onde o jogador enfrenta vários oponentes, até conseguir enfrentar o lendário dragão Nicol Bolas, o modo versus, onde o jogador pode enfrentar oponentes on-line, em partidas com até quatro jogadores, ou mesmo a inteligência artificial do game e por fim o modo desafio, onde o objetivo é finalizar determinada partida utilizando de forma correta criaturas e feitiços, esse modo com toda a certeza é o mais difícil, pois requer um conhecimento profundo de todos os efeitos das cartas.

A história é bem básica, apenas para justificar os duelos do game, você basicamente assume um Planeswalkers, um poderoso feiticeiro que tem a habilidade de caminhar pelos planos, que deve enfrentar outros Planeswalkers e criaturas até se tornar poderoso o suficiente para enfrentar o grande Nicol Bolas. Um ponto que me chamou bastante a atenção foi a dublagem da em português na introdução do game, que é executada de forma muito competente.

O grande atrativo do game é as diversas estratégias que cada deck oferece, mudando de forma significativa o modo de se jogar cada partida, você pode jogar de forma totalmente ofensiva, utilizando um deck com criaturas poderosas e feitiços que causam danos direto ao oponente, ou de forma defensiva, utilizando feitiços que manipulam o deck do oponente. E esses são apenas dois exemplos, pois a variedade de decks e cartas possibilitam inúmeras estratégias de jogo.

Magic 2013 é um ótimo game, extremamente estratégico que permite ao jogador inúmeras formas de jogar, deixando cada partida única. Ideal para quem curte jogos que exigem um pouco mais de raciocínio do que apenas esmagar determinados botões.

“Eu terei o prazer de aniquila-lo” - Nicol Bolas


Informações adicionais:

Nota Geral: 08.
Tempo de jogo: Dedicado 55 horas.
Conquistas desbloqueadas: 25 de 25.
Dificuldade: Moderada, aumentando em determinados duelos.
Modo de jogo: Singleplayer e multiplayer.
Idioma: Dublagem e textos em português BR.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Custo: R$ 17,49 em promoção na Steam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário