quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Análise games: Third Age Total War




Por mais que você seja fã de Senhor dos Anéis e tenha jogados os jogos oficiais da série, tenho certeza de que nenhum deles conseguiu te dar a ideia de estar no meio de um campo de batalha comandando milhares de soldados. Pois é, galera... Mas esse game existe! Falo de Third Age: Total War!

Criado pela comunidade gamer, este jogo trata-se de um MOD para Medieval II Total War – Kingdoms, da Creative Assembly. Ou seja, você precisa ter o jogo Medieval II Total War, ter a expansão Kingdoms e instalar o MOD. A princípio pode parecer muito sacrifício, mas garanto: vale muito a pena!

Para quem nunca ouviu falar dos jogos da série Total War aqui vai uma breve descrição. Tratam-se de games que são separados em dois momentos: estratégia no grande mapa e tática no campo de batalha. No grande mapa suas ações são tomadas por turnos, como acontece nos jogos da saga Civilization. Mas quando uma luta acontece, é você que entra no campo, controlando seus batalhões, que podem conter centenas de soldados cada um.

Existem dois tipos de campanha em Third Age: Total War. Você pode jogar fazendo parte da Sociedade do Anel, controlando os personagens da saga, evadindo orcs, derrotando o Balrog, controlando os Ents para destruir Isengard, formando um grande exército para defender Minas Tirith, enfim, tudo como na ordem dos acontecimentos narrados por R. R. Tolkien. O outro modo de campanha é o tradicional, onde você escolhe uma facção e deve controlar um determinado número de territórios para sagrar-se vitorioso.

As facções do jogo são: Gondor, Rohan, Silvan Elves, High Elves, Dwarves, Dale, Eriador, Arnor, Isengard, Orcs of The Misty Mountains, Orcs of Gundabad, Mordor, Harad e Rhun. Os soldados de cada uma delas foram fielmente reproduzidos a partir do que vemos na trilogia Senhor dos Anéis. Segundo os desenvolvedores, algumas coisas foram copiadas de jogos originais também. Mas e daí que foi copiado? O legal é que ficou ótimo! Já experimentei jogar campanhas com Mordor e também com os anões, Dwarves, e foram experiências de jogo totalmente diferentes e incrivelmente interessantes. As missões para cada facção são muito diferentes umas das outras, o que faz você querer voltar para este game e jogá-lo novamente. Destaco aqui minha experiência ao atacar Minas Tirith com uma horda de orcs. Haviam cerca de 8 mil soldados espalhados no campo de batalha naquela oportunidade. Os mapas estão muito bonitos, e muito fiéis aos filmes.

Quando você explora o mapa e encontra uma região importante da trama e que tenha aparecido em algum momento da trilogia Senhor dos Anéis aparece na tela um breve clipe cena. Gostei muito desse recurso de que os desenvolvedores do MOD laçaram mão, pois contribui muito para a sua ambientação no jogo, e até te dá vontade de rever os filmes. Em comparação com os outros jogos da série Total War, fiquei com a impressão de que existe uma diversidade maior de citações nas telas de loading com trechos de todos os livros de R. R. Tolkien. Dificilmente você vai ler algo repetido. Quanto a jogabilidade no campo de batalha você sentirá que é mais demorado para aniquilar um batalhão, por dois motivos: eles demoram mais para morrer e é mais difícil de colocá-los pra correr. Contudo, se você perde seu general, suas tropas ficam extremamente abaladas. Parece-me que o efeito da morte do general é mais drástico se você controla uma facção de orcs, talvez porque eles tenham menos disciplina.

É possível realizar partidas multiplayer, porém é necessário combinar com seus amigos antes, já que raramente você encontrará alguém online na mesma hora querendo jogar o mesmo MOD. O forte desse jogo mesmo é o singleplayer.

Reinvente a história dos livros, faça novas alianças, expanda seus domínios, controle trolls, abuse de olifantes e ents para esmagar inimigos, dê saraivadas de flechadas certeiras com os elfos, desça das montanhas com wargs, pegue O Anel pra você nesse magnífico MOD e garanta muita diversão imerso em Terra Média!

Digão




Informações adicionais:

Tempo de jogo: 40 horas cada campanha.
Modo de jogo: Singleplayer e Multiplayer
Dificuldade: os desenvolvedores sugerem que se jogue sempre no Very Hard tanto no modo estratégico quant tático, senão fica fácil demais.
Idioma: inglês.
Custo: grátis, porém requer Medieval II Total War com a expansão Kingdoms. Este conjunto custa atualmente R$17,49 na promoção de fim de ano da Steam. Também é possível comprá-lo pela gamersgate.com por valores similares, mas é muito comum encontrar promoções em que eles custem juntos menos de R$5.
Site para download do MOD: http://www.moddb.com/mods/third-age-total-war

2 comentários:

  1. Mais uma ótima análise Digão.

    Fiquei empolgado com a possibilidade de assumir tantas facções...

    Com toda a certeza irei experimentar esse mod...

    ResponderExcluir
  2. E pra registrar, como fã de Senhor dos Anéis joguei os principais jogos baseados na serie e o melhor na minha opinião é o primeiro The Battle for Middie-Earth seguido pelo Retorno do Rei, e tua afirmação sobre a experiencia com o mod me deixou bem curioso...

    ResponderExcluir