sábado, 6 de maio de 2023

Analise games - Fallout Shelter


Casual, divertido e viciante. 

Fallout Shelter é sem sombra de dúvida um dos títulos mais inusitados da aclamada franquia pós-apocalipse. Anunciado e lançado durante a conferência da Bethesda em 2015. O game foi lançado inicialmente como um game gratuito exclusivamente para mobile, ganhando posteriormente versões para a Steam e Microsoft Store.

Fallout Shelter basicamente é um game casual de gerenciamento e construção de base, onde o jogador assume o papel de Overseer, onde deve gerenciar e expandir uma das icônicas Vaults do universo de Fallout, garantindo que todos os habitantes estejam felizes e seguros.

A jogabilidade é extremamente simples, como se trata de um game pensado inicialmente para o mobile, tudo pode ser executado apenas clicando na tela. O jogador deverá atribuir atividades para cada Dwellers, como construir novos cômodos, realizar missões de exploração fora da Vault e realizar diversas melhorias para aumentar a eficiência do refúgio.

Basicamente o game funciona com três recursos principais: comida, energia e água. Garantindo esses três recursos a Vault prosperará facilmente e os Dwellers ficarão felizes. Além disso temos as icônicas tampinhas de garrafas, ou Caps, que logicamente funcionam como dinheiro no jogo, sendo obtidas ao se cumprir diversos objetivos dentro do game. Com elas o jogador, construirá novas estruturas e melhorias, expandindo assim a Vault.

Conforme a população da Vault cresce, seja por meios naturais, ou por recrutamento de outros sobreviventes, mais e mais recursos são liberados, novas construções, melhorias de cômodos e a possibilidade de realizar missões externas. Nessas missões o jogador poderá coletar sucatas que poderão ser vendidas para obter mais Caps, mas principalmente para fabricar novas armas e armaduras.

Vale ressaltar que o game não apresenta uma trama principal, porém algumas missões contêm pequenas narrativas, com direito a diálogos e escolas, mas na grande maioria das vezes essas pequenas narrativas são bem cômicas e facilmente ignoradas.

Apesar de simples, o game apresenta uma boa dose customização, como a realização de melhoria nos cômodos, na decoração de alguns ambientes, no melhoramento dos status S.P.E.C.I.A.L. dos habitantes, a fabricação de armas e armaduras, que referenciam os outros games da franquia e até mesmo a utilização de animais de estimação. Logicamente que algumas melhorias e alterações só serão liberadas após muitas horas de jogo.

Logicamente que como um game gratuito as microtransações estão presentes, com o jogador podendo comprar tanto pacotes de recursos, quanto garrafas de Nuka-Cola Quantum que permitem a acelerar o desenvolvimento de vários aspectos do jogo. Apesar disso, dá para jogar tranquilamente e aproveitar 100% do jogo sem gastar um único centavo, com exceção de uma única conquista que é praticamente impossível de desbloquear sem comprar vários pacotes de recursos.

Fallout Shelter é um ótimo game casual de construção de base, tornando-se bem viciante por algumas horas devido a sua boa sensação de progressão e jogabilidade simples. Com seu visual cartunesco, sem dúvida é game agradável e carismático. Para quem curte games casuais sem dúvida é uma boa pedida e para os fãs da franquia pode garantir algumas horas de diversão.


Informações adicionais:
  • Nota geral: 08.
  • Tempo dedicado ao jogo: 102 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 34 de 35.
  • Dificuldade: Casual.
  • Fica a dica: Construa o Overseer's Control assim que possível.
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
  • Vale o preço? It's free!!!
  • Modo de jogo: Solo.
  • Tradução: Sem tradução oficial para o game.

Nenhum comentário:

Postar um comentário