sexta-feira, 28 de abril de 2023

AleatoriedadeHQ - O Surreal Bloqueio da Compra da Activision Blizzard pela CMA


O Surreal Bloqueio da Compra da Activision Blizzard pela CMA 

O AleatoriedadeHQ é uma proposta que idealizei anos atrás para trazer de forma totalmente aleatória a minha opinião sobre diversos assuntos ligados ao mundo do entretenimento. A um tempo que não produzo nada nesse formato, mas a ideia se mantem valida e vou buscar trazer com maior frequencia textos opinativos. Hoje decidi expor a minha breve opinião sobre um dos assuntos mais comentados no mundo dos games no último ano, a compra da Activision Blizzard pela Microsoft, mais precisamente sobre o bloqueio da CMA que aconteceu nessa última quarta-feira, dia 26 de abril.

Antes de falar sobre os últimos acontecimentos, queria deixar aqui bem claro, que sim, como a grande maioria dos jogadores, eu não vejo um risco de monopólio, seja nos consoles, seja na nuvem com tal compra, é inegável que Call of Duty é um mostro em termos de vendas e popularidade, mas ele por si só não define o rumo da indústria. A maior prova disso é que a Nintendo, mesmo sem ter nenhum game da franquia Cody no catalogo do Nintendo Swith tem uma fatia expressiva do mercado, batendo recordes de vendas periodicamente com os seus lançamentos exclusivos.

Para não me alongar desnecessariamente me focarei nos últimos acontecimentos dessa semana, onde a CMA, órgão regulamentador do Reino Unido, bloqueou a aquisição da Activision Blizzard, contrariando as previsões dos analistas de mercado e a própria expectativa do grande publico. A alegação dada pela CMA é que a aquisição poderá gerar um monopólio no serviço de Cloud Gaming, contrariando o próprio argumento de que nos consoles tal monopólio não ocorreria. A justificativa para o bloqueio foi que com a aquisição a Microsoft se tonaria tão forte no Cloud Gaming, um mercado relativamente novo, que impediria que a concorrência se desenvolvesse. Um argumento extremamente falho, uma vez que a aquisição não impede de forma alguma que a concorrência no Cloud se desenvolva, pois não exclui a possibilidade de que outras empresas ofereção um serviço melhor do que o oferecido atualmente pela Microsoft, com ou sem Call of Duty. É inegável que a Microsoft atualmente tem uma ligeira vantagem no Cloud Gaming, porém isso pode mudar com o desenvolvimento de outros serviços. Um exemplo claro disso é a mercado de streaming de vídeo, onde a Netflix foi pioneira e dominava o mercado a alguns anos, mas hoje compete com outras empresas com igual força, como Disney Plus e HBOMax.

Um fato importante que a CMA parece ter simplesmente ignorado é que a Microsoft fez um esforço para evidenciar que não tornará os títulos da Activision exclusivos não só nos consoles, mas também em outros serviços de nuvem, fechando acordos com diversas empresas do seguimento, como a Nvidea e empresas até então desconhecidas do grande publico como Ubitus e Boosteroid e mesmo após o parecer final da CMA a Microsoft seguiu fechando novos contratos, como o recém revelado acordo com a Nware.

Sem duvida a posição da CMA é equivocada, desanimando o publico que estava aguardando uma decisão favorável, mas no mesmo dia tanto a Microsoft, quanto a Activision se manifestaram esclarecendo que não desistirão do acordo e lutarão judicialmente pela sua aprovação. O grande problema aqui é que isso pode levar um ano para ser resolvido. Além disso a ainda está pendente o parecer da CE, órgão da União Europeia, e da FTC órgão dos Estados Unidos, esse último entendo que aprovará a aquisição devido a pressão politica dos parlamentares americanos, já a CE pode surpreender ao seguir uma decisão parecida com a da CMA, caso isso aconteça entendo que a aquisição estará de fato em risco, pois serão duas grandes entidades regulamentadoras se opondo a ela, mas caso o parecer da FTC e da própria CE seja favorável, entendo que a Microsoft ganhará força para pressionar a aprovação no Reino Unido.

Enfim, esse é um assunto complexo, que envolve interesses coorporativos e políticos, e ao que tudo indica está longe de chegar ao seu tão esperado fim, mas independente de seu resultado tal aquisição entrará para história. Particularmente acredito e torço que a aquisição se concretize, pois como consumidor entendo que seremos beneficiados e não prejudicados como muitas alardeiam equivocadamente. É uma aquisição importantíssima que fortalecerá o Xbox e logicamente o Gamepass, mas caso ela não se concretize, o jogo inevitavelmente continua e o serviço continuará sendo uma excelente opção e com um custo beneficio inigualável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário