quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Analise games - Omno


Uma bela e encantadora jornada.

Omno é uma aventura contemplativa em plataforma, que entrega uma jornada leve e carismática. Sendo desenvolvido de maneira solo pelo estúdio Inkyfox, lançado em julho de 2021 para PC, XOne e Xbox Series X|S estando atualmente incluso do catálogo do Gamepass de PC e console.

O carismático jogo apresenta uma jornada contemplativa em um mundo encantador que nos convida a explorá-lo a todo o momento. Claramente inspirado em Journey, o que torna Omno bastante familiar com suas belas paisagens, trilha sonora encantadora e narrativa interpretativa. Porém apesar das inegáveis inspirações, o game busca se diferenciar, ao adicionar pequenos elementos que tornam a narrativa mais compreensiva e principalmente acrescentando uma maior interação com o ambiente.

Na trama acompanhamos um pequeno peregrino que inicia uma jornada de conhecimento por cenários belos e encantadores. Qual o real objetivo da jornada e as motivações do protagonista são revelados gradativamente ao longo das fases ao se interagir com totens e fragmentos de memórias encontrados pelos cenários, incentivando assim o jogador a explorar a todo o momento. Além dos coletáveis o jogador poderá interagir com uma variedade considerável de criaturas, que reagem de forma distinta ao jogador, acrescentando bastante personalidade para tais interações e adicionando um sentimento de descobrimento a cada área explorada, vale ressaltar que o game conta com um pequeno glossário, dando detalhes de cada criatura encontrada.

Em termos de mecânicas o game prima pela simplicidade, a progressão é bem orgânica e não exige muito do jogador, basicamente você terá que explorar os cenários em busca de orbes de energia que servem para desbloquear pequenos quebra cabeças que ao serem resolvidos liberam acesso ao próximo mapa e tanto os coletáveis são encontrados de forma intuitiva, quanto os puzzles são de fácil resolução, tornando a progressão do game extremamente causal. Além disso o game conta com algumas habilidades especiais que vão sendo liberadas ao se chegar em novas áreas, tais habilidades não alteram significativamente a jogabilidade, mas facilitam ainda mais a progressão.

Apesar da sua clara simplicidade, Omno surpreende e encanta, com sua narrativa leve, seus pequenos encontros com criaturas carismáticas, seus momentos de contemplativos nos belos cenários e principalmente com os seus grandiosos encontros com criaturas lendárias entre as transições de cada capítulo e tudo se torna ainda mais surpreendente quando se leva em consideração que o game foi feito por um único desenvolvedor, Jonas Manke, e a qualidade final do game é admirável, merecendo ser exaltada.

Omno sem dúvida é um ótimo game contemplativo, com uma jornada curta, mas consistente que presenteia o jogador com encantadores momentos. Um jogo leve, de dificuldade acessível e uma narrativa que não surpreende, mas cativa o suficiente para manter o jogador interessado. Uma ótima pedida para os apreciadores de games casuais e contemplativos, ou caçadores de conquistas.


Informações adicionais:
  • Nota geral: 08.
  • Tempo dedicado ao game: 4 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 21 de 21 via Xbox.
  • Dificuldade: Extremamente fácil.
  • Fica a dica: Contemple a bela ambientação e sempre antes de avançar aproveite para coletar todos os itens dos cenários.
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Vale o preço? Sim vale!
  • Modo de jogo: Solo.
  • Idioma: Menus e legendas em português do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário