quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Análise games - Breathedge


"No espaço ninguém pode ouvir você... RIR!!!"

Os games de sobrevivência tem se mantido em alta a alguns anos, com games do gênero sendo lançados de forma constante, porém a maioria desses títulos apresentam propostas bem semelhantes, explorando quase sempre os mesmos biomas, como florestas, ilhas e ambientes marinhos. Desenvolvido pelo estúdio russo Redruins Softworks, Breathedge se diferencia justamente por levar o gênero de forma bastante humorada para o espaço. Lançado em acesso antecipado em 2018 o game ganhou a sua versão final em fevereiro de 2021, com versões para PC, PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One.

A premissa do game é bem peculiar e leva o jogador para uma jornada bem-humorada pelo espaço. O game já inicia de forma bizarra, com o protagonista sendo levado a força para ser interrogado por "caixões robôs mafiosos", sim isso mesmo que você leu, que querem saber como você sobreviveu ao catastrófico acidente que destruiu a gigantesca nave de transporte "Sem Nome". Nisso o jogo inicia de fato com o protagonista, após o acidente, ao lado da sua fiel companheira, uma galinha aparentemente imortal, buscando encontrar um meio de pedir socorro, enquanto explora os destroços da imensa nave de transporte. Logo a narrativa evolui para conspirações coorporativas, ativismo vegano (sim o Mundo Verne não deixará, nós comedores de carne, em paz mesmo no espaço) e até mesmo revolta de robôs, mas tudo isso de forma extremamente humorada e apesar de consistente a trama aqui se demostra leve com o intuito principal apenas de direcionar a narrativa, utilizando de forma constante inúmeras referências a cultura pop. Vale ressaltar que toda a narrativa é conduzida por um único personagem, no caso a Inteligência Artificial do traje espacial do protagonista, que constantemente tece comentários rápidos e irônicos sobre cada nova interação do jogador.

Assim como a maioria dos games de sobrevivência iniciamos sem recursos, tendo que explorar o ambiente ao redor para obter matéria prima e novas ferramentas para conseguirmos avançar, porém em Breathedge temos dois diferenciais importantes, primeiro não há "chão" e logicamente tão pouco gravidade, permitindo assim ao jogador rumar em qualquer direção sem restrições, "abaixo" de você há destroços que podem revelar algum segredo? Ou acima há um asteroide que você está curioso para saber o que há em sua superfície? Simples, basta em ir à sua direção e explorar. O segundo aspecto que diferencia Breathedge é a gestão de oxigênio, um recurso tão importante quanto comida e bebida, por ser limitado e de difícil obtenção ao ponto de impactar diretamente no ritmo de progressão do jogo, lembra dos destroços que comentei acima? Você até consegue chegar até ele para coletar os seus recursos, mas dificilmente terá oxigênio suficiente para retornar a sua nave e recarregar o cilindro, morrendo asfixiado no meio do caminho. Com o tempo essa limitação será remediada, com o aumento de capacidade de oxigênio do traje, mas até lá prepare-se para horas de frustração por ter que quebrar o ritmo de exploração ao ser obrigado a retornar para sua nave para recarregar os cilindros de oxigênio.

A coleta de recursos se demonstra bastante complexa, inicialmente coletamos as matérias primas de forma bastante direta, mas conforme avançamos novos recursos são descobertos que exigem ferramentas especificas, por exemplo para se coletar alumínio o jogador necessitará de um furadeira, já para se coletar vidro é necessário um pegador. Logicamente que para se fabricar tais ferramentas é preciso realizar determinados objetivos o que incentiva o jogador a sempre explorar para aumentar o seu conhecimento e liberar novos projetos e ferramentas. Porém algo que deixa toda a progressão ainda mais morosa é o fato de que cada ferramenta ter uma durabilidade demasiadamente baixa, obrigando o jogador a fabricar os mesmos itens de forma constante. Agora visualizem comigo, você está explorando um local distante da sua nave, está preocupado com o nível de oxigênio, começa a coletar os recursos da forma mais rápida possível, porém esqueceu de verificar a durabilidade do seu equipamento e a sua furadeira quebra, fazendo você retornar até a nave, fabricar uma nova furadeira e voltar novamente para o local de exploração. Se você não ficar frustrado sem dúvida ficará incomodado com o tempo perdido.

Já o sistema de construção se demonstra limitado, primeiro por demorar algumas boas horas para ser liberado, segundo por exigir uma quantidade considerável de recursos para construir uma estação espacial minimamente funcional, aliado ao fato de poucas estruturas estarem liberadas desde o início, tornam o sistema ainda mais lento que a própria progressão natural do jogo. Outro ponto que causou um pouco de incomodo com a construção da estação espacial é que ela não auxilia de forma pratica a gestão e organização de recursos obrigando o jogador a criar inúmeras malas para poder armazenar os recursos de forma organizada, o que não seria um problema, porém tais objetos apresentam um "comportamento próprio" caindo de forma frequente das superfícies em que se encontram, tornando a organização um verdadeiro desafio de paciência.

Mas apesar dos pequenos problemas citados Breathedge consegue gerar uma ótima sensação de satisfação a cada nova descoberta, seja uma nova ferramenta, uma nova estrutura, um novo veículo, ou mesmo um novo coletável que faz referência a inúmeras obras do entretenimento, como O Senhor dos Anéis, ou o clássico Nintendinho e a exploração por mais lenta que ela seja acaba sendo sempre recompensadora. Fora que a beleza desoladora do espaço já faz a jornada valer a pena.

Breathedge é um game extremamente consistente na sua proposta, sendo um ótimo game de sobrevivência, que surpreende com a sua belíssima ambientação espacial, algo pouco explorado pelo gênero, uma gama considerável de recursos e toneladas de referências à cultura pop. Sua progressão pode parecer lenta em um primeiro momento, mas a sua narrativa leve, cheia de humor e ironia, cativa o suficiente para manter o jogador interessado. Sem dúvida Brethedge é uma grata surpresa que merece ser conferido pelos entusiastas de jogos de sobrevivência.


Informações adicionais:
  • Nota geral: 08.
  • Tempo dedicado ao game: 54 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 48 de 54.
  • Dificuldade: Acessível.
  • Fica a dica: Não perca tempo organizando os recursos e se tiver TOQ não jogue!
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
  • Vale o preço? Sim vale! Ainda mais com desconto.
  • Modo de jogo: Solo.
  • Idioma: Menus e legendas em português do Brasil.
Game fornecido pela Redruins Softworks ao grupo Gamers do Brasil para avaliação através do programa de Curadoria Steam. Agradecemos a oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário