sábado, 10 de outubro de 2020

Análise games - Marvel's Avengers


Repetitivo, mediano e genérico! 

Em 2017 a Marvel revelou uma parceria com a Square Enix para produzir um jogo dos Vingadores, gerando imensas expectativas nos fãs dos maiores heróis da Casa das Ideias. Porém o chamado Avengers Project ficou escondido por dois longos anos, ganhando o seu primeiro trailer somente em 2019 que causou reações mistas no publico, não só pela sua qualidade gráfica duvidosa, mas pelo fato do game ser apresentado como um "Games as a Service". No último dia 04 de setembro Marvel's Avengers foi finalmente lançado para PC, XOne e PS4, sendo desenvolvido em parceria pelos estúdios Crystal Dynamics e Eidos-Montréal, que infelizmente não atenderam de forma satisfatória a expectativa geradas, entregando um game mediano e repetitivo.

Na trama os Vingadores são dissolvidos, após serem responsabilizados por um ataque terrorista que dizimou São Francisco, cinco anos se passam e a AIM (Advabced Idea Mechanics) tornou-se uma grande organização paramilitar que controla a população e secretamente busca eliminar os Inumanos, pessoas que desenvolveram poderes após a tragédia em São Francisco. Nesse contexto assumimos a jovem Kamala Khan, uma Inumana com poderes elásticos, que descobre um terrível segredo da AIM, desencadeando uma serie de eventos que resultam no retorno dos Vingadores. 

O enredo não chega a surpreender, mas se demonstra bem consistente, desenvolvendo de forma satisfatória os heróis utilizados na trama e mesmo não tendo nenhuma ligação com o Universo Cinematográfico ou mesmo com o Universo dos Quadrinhos os personagens são bem reconhecíveis e não destoando em termos de personalidade. O destaque fica para a Kamala Khan que é apresentada de forma extremamente entusiasmada com os acontecimentos, além de Bruce Banner que se encontra com um imenso sentimento de culpa pelo fim dos Vingadores, e a narrativa desenvolve muito bem entre os dois personagens, com Kamala buscando amenizar o sentimento de culpa de Banner, enquanto o doutor age quase como um mentor da jovem heroína. 

Mas apesar do enredo consistente o roteiro se demonstra extremamente comedido, não ariscando em expandir o rico universo dos Vingadores, a quantidade de referencias é tímida e a história se desenvolve de forma bem rasa. Tudo se resume aos seis heróis apresentados anteriormente, contra as forças da AIM, que se limita a robôs e soldados genéricos, nem mesmo na utilização de vilões o game arrisca, apresentando apenas três vilões clássicos, entre eles o próprio grande vilão do game M.O.D.O.K. o que sem dúvida é um grande desperdício, pois seria fantástico que outros personagens como os Kree, os Skrull, a Hidra ou mesmo a Gangue da Demolição estivessem no game, assim como outros heróis além da equipe principal, mas no fim tudo se resume a AIM, AIM e a AIM. 

Os combates podem tanto agradar, quanto frustrar, pois mesmo aparentando uma boa variedade de movimentos e combos, no fim tudo se resume a uma sequencia desenfreada de esmaga botões, devido a quantidade de inimigos e suas extensas barras de vida. O que torna o incessante esmaga botões do combate prazeroso é a ótima movimentação e coreografia de luta de cada herói, que mesmo apresentando mecânicas idênticas, conseguem se diferenciar devido a forma que as habilidades e poderes individuais são representados no jogo. Como por exemplo, a forma que o Capitão utiliza a o seu escudo de Vibranium, ou como Thor maneja o seu martelo Mjonir.

Porém o maior problema do Marvel's Avengers é a sua estrutura repetitiva de missões, onde o jogador poderá escolher diversas missões na chamada Mesa de Guerra, tais missões acontecem em diversos locais distintos do globo e apresentam objetivos ligados a sabotagem de estruturas, resgate de aliados, ou mesmo confrontos contra vilões, porém já nas primeiras horas do jogo fica claro que as tais missões, mesmo com objetivos distintos, apresentam a mesma estrutura, o que torna tudo muito repetitivo rapidamente. Nem mesmo os inimigos e cenários fogem dessa regra, sendo reciclados exaustivamente, apresentando poucas variações entre uma missão e outra. 

Até mesmo a customização dos personagens é pouco inspirada, apresentando uma boa quantidade de uniforme para cada herói, que devem ser desbloqueados cumprindo objetivos ou comprados na loja do game, porém tais variedades são extremamente genéricas, não fazendo referencia as histórias clássicas de cada personagem. Chega ser inacreditável que o game não tenha versões dos uniformes do cinema, ou as versões clássicas, ou mesmo as historias emblemáticas dos quadrinhos, apenas para citar alguns, teria sido incrível jogar com a versão do universo Ultimate do Capitão América e Thor, ou utilizar a armadura da saga Extremis do Homem de Ferro. 

Marvel's Avengers não chega a ser um game ruim, apresentando uma trama consistente, apesar de pouco inspirada, com uma boa construção de personagens, um combate prazeroso e uma estrutura de missões repetitiva ao extremo. O resultado no fim, infelizmente, é um game mediano, genérico e repetitivo, sem dúvida os maiores heróis da terra mereciam bem mais do que isso. 

Informações adicionais:
  • Nota geral: 07.
  • Tempo dedicado ao game: 88 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 40 de 50.
  • Dificuldade: Fácil.
  • Fica a dica: Jogue na dificuldade normal, curta a história e só!
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
  • Vale o preço? Não, não mesmo! Se for fã da Marvel aconselho a pegar com no mínimo 50% de desconto, caso contrario aguarde um desconto de 75%.
  • Modo de jogo: Cooperativo, com a possibilidade de se jogar todas as missões de forma solo.
  • Idioma: Totalmente localizado para português do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário