terça-feira, 20 de outubro de 2020

Análise games - Bad North


A Minimalista Arte da Guerra. 

Descrito como um "roguelite tático em tempo real", Bad North consegue de forma bastante satisfatória mesclar a simplicidade de um game casual, com a complexidade de um game de estratégia. Desenvolvido pelo estúdio independente Plausible Concept, distribuído pela Raw Fury e lançado em novembro de 2018 para PC. 

O game não apresenta uma narrativa, basicamente o jogador assume o comando de alguns poucos soldados em uma pequena ilha, com o objetivo de defender a todo custo o povoado de uma invasão Viking vinda de todos os lados. Graficamente o game apresenta um visual caricato, porém minimalista e cativante, com cenários gerados aleatoriamente apresentando um nível de detalhe equilibrado dando bastante identidade ao game. Os soldados, apesar de lembrarem pequenos bonecos disformes de massa de modelar, conseguem se destacar pelos pequenos detalhes que diferenciam as diversas classes. 

Aliado ao visual minimalista temos um ótimo sistema de combate, que se demonstra simples em sua essência, onde o jogador deverá posicionar de forma efetiva cada grupo de unidades para se defender das invasões Vikings, porém conforme mais ilhas são desbloqueadas, novas classes de inimigos vão sendo adicionadas exigindo assim que o jogador movimente de forma tática as suas unidades pela ilha. Por exemplo, os arqueiros conseguem eliminar de forma rápida unidades inimigas antes mesmo delas desembarcarem na ilha, mas acabam perdendo a efetividade assim que inimigos com escudo começam a aparecer, além de serem extremamente fracos em combates corpo a corpo. 

Com um sistema de progressão simples e funcional o game conta com apenas três classes de soldados, arqueiros, lanceiros e guerreiros, cada uma com habilidades distintas que podem ser melhoradas conforme se obtém moedas de ouro, assim como a possibilidade de utilizarem artefatos e equipamentos especiais que concedem a cada general uma habilidade adicional, como a utilização de minas explosivas ou o aumento da quantidade de soldados. 

O grande atrativo de Bad North está no seu equilíbrio entre o casual e a estratégia tática, com seu gameplay extremamente acessível, que não exige um grande gerenciamento de tropas e recursos do jogador, ao mesmo tempo em que apresenta uma dificuldade gradativa que garante boas doses de desafios nas ilhas mais avançadas. Outro aspecto interessante é que as partidas são extremamente curtas, durando entre 3 a 8 minutos, dando uma ótima sensação de progressão rápida ao jogo. 

Sem dúvida Bad North é um excelente jogo e uma ótima recomendação tanto para os fãs de games casuais e minimalistas, quanto para os aficionados em jogos de estratégia que desejam experimentar algo novo dentro no gênero. Um game visualmente cativante, com um sistema de combate acessível sem deixar de proporcionar uma boa dose de desafio. 


Informações adicionais:
  • Nota geral: 09.
  • Tempo dedicado ao game: 19 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 11 de 11.
  • Dificuldade: Moderada, tornando-se difícil nas últimas ilhas.
  • Fica a dica: Potencialize o dano dos arqueiros assim que possível.
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
  • Vale o preço? Sim, vale!
  • Modo de jogo: Exclusivamente singleplay.
  • Idioma: Interface e textos em português.

Game fornecido pela Raw Fury ao grupo Gamers do Brasil para avaliação através do programa de Curadoria Steam. Agradecemos a oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário