sábado, 15 de agosto de 2020

Análise games - West of Dead


A vingança do Oeste! 

West of Dead é um roguelike de ação e aventura onde assumimos um espírito errante que vaga pelo purgatório em busca de respostas sobre o seu passado. Distribuído pela Raw Fury e desenvolvido pelo estúdio Upstream Arcade, formado por um pequena equipe de desenvolvedores, lançado em junho de 2020 para PC e XOne, chegando ao PS4 e Switch em agosto. 

Com uma arte interessante e caricata, que chega a lembrar o lendário desenhista Mike Mignola, abusando da combinação de cores e sombras, West of Dead chama a atenção de imediato com o seu cell shading caprichado. No game assumimos um espírito errante, que acorda com seu crânio em chamas e sem memória na cidade de Purgatory e para descobrir a verdade sobre a sua morte terá que vagar pelos sombrios cenários em busca das suas memórias perdidas. 

Com um tom enigmático a narrativa do game é desenvolvida de forma simples, com pequenos fragmentos das memórias do protagonista sendo revelados, conforme são encontrados ao longo das fases. Já nas primeiras lembranças descobrimos o nome do protagonista, William Mason, um homem dá lei que viveu no final do século XIX e que foi brutalmente assassinado por um padre líder de uma estranha seita, porém há muitos segredos por trás da nova encarnação de Mason e sua busca por vingança. No fim a trama não chega a surpreender, mas se demonstra extremamente satisfatória com sua narrativa enigmática e ambientação sombria. 

Um fator importante que contribui com a qualidade da narrativa é a sua excelente dublagem, onde o protagonista é interpretado pelo ator Ron Perlman, que viveu o personagem Hellboy nos cinemas, dando toda uma personalidade e carisma à narrativa, mas infelizmente Mason é o único com voz no game, com o restante dos diálogos acontecendo apenas por textos, quebrando assim o ritmo da história e tornando o restante dos personagens desinteressantes. 

A ambientação é simples, mas bem realizada, abusando do cell shading para caracterizar tanto personagens quanto os cenários. Os mapas são bem amplos, gerados aleatoriamente, com uma estrutura quase que linear, mas com diversos caminhos a serem explorados ao ponto de alguns mapas lembrarem grandes labirintos. Mas apesar da aleatoriedade dos cenários, a estrutura dos mesmos sempre será a mesma, com pequenas arenas cheias de inimigos, itens para serem encontrados e pequenos altares que permitem subir o nível das armas, da vida ou dos equipamentos, incentivando assim a exploração por completo de todo o mapa. 

Ao todo são sete mapas, sendo dois deles opcionais. Cada mapa apresentará tipos de inimigos diferentes, resultando em uma boa variação de inimigos como outros pistoleiros, clérigos fanáticos, cães demoníacos e outras criaturas bizarras e mesmo aqueles que são semelhantes apresentam comportamento diferentes entre uma fase e outra, tornando o combate bastante único e desafiador em cada cenário. 

O personagem é bastante ágil, se movimentando de forma rápida, porém os inimigos causam bastante dano, fazendo a busca de proteção em coberturas uma constante, entretanto o arsenal variado de armas e equipamentos, que apresentam efeitos diversos como dano critico, dano adicional de fogo ou sangramento, equilibram bastante a disputa e o jogador terá acesso a uma ótima variedade de pistolas, espingardas, rifles e equipamentos secundários, como bombas e facas. Porém as melhores armas deverão ser desbloqueadas com Pecados, orbes brilhantes que são coletados ao se derrotar inimigos. 

West of Dead é um ótimo jogo, com um visual cativante, que mistura o gênero Western com as lendas místicas do final do século 19, com uma trilha sonora competente e tiroteios intensos contra criaturas demoníacas, tornando-se frustrante em alguns momentos, mas desafiador o suficiente para manter o jogador interessado. 


Informações adicionais: 
  • Nota geral: 8,0.
  • Tempo dedicado ao game: 45 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 20 de 24.
  • Dificuldade: Moderada, tornando-se difícil nas fases extras.
  • Fica a dica: Busque liberar armas com efeitos adicionais o mais breve possível.
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
  • Vale o preço? Sim, vale!
  • Modo de jogo: Exclusivamente singleplay.
  • Idioma: Inglês com legendas em português.

Game fornecido pela Raw Fury ao grupo Gamers do Brasil para avaliação através do programa de Curadoria Steam. Agradecemos a oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário