quinta-feira, 30 de julho de 2020

Análise games - Dark Souls II: Scholar of the First Sin

Fiel a essência, mas a sombra de seu antecessor!

Dark Souls II: Scholar of the First Sin, lançado em abril de 2015, nos traz a edição definitiva do game originalmente lançado um ano antes, nessa nova versão a Fromsoftware não só reúne todas as DLCs ao game original, como também realiza algumas alterações no jogo, como o aumento na quantidade de inimigos, mudanças em alguns eventos e a inclusão de novos itens e equipamentos, além de uma leve melhoria gráfica e de performance. 

Assim como no primeiro jogo, Dark Souls II inicia com uma abertura cinematográfica, onde temos um pequeno panorama do enredo do game, com uma narrativa enigmática cheia de lacunas propositais que tornam a sua trama bastante interpretativa. Tal estrutura se mantem interessante e agradará os fãs de narrativas imersivas, porém também acaba deixando a história do game pouca cativante e apesar do incrível mundo construído é muito fácil deixar a trama de lado e simplesmente prosseguir superando os desafios propostos sem necessariamente se preocupar em compreender o que de fato está acontecendo. 

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Análise games - Mafia II: Definitive Edition


Um remaster tímido! 

Para promover o remake do Mafia original a 2K, lançou em maio de 2020 as edições definitivas tanto de Mafia II, quanto de Mafia III, porém Mafia II ganhou um tratamento especial ao ser remasterizado nessa nova edição, ganhando melhorias gráficas, novas localizações de idiomas e a inclusão de todas as DLCs em um único pacote.

Originalmente lançado em 2010, Mafia II já impressionava com seus belíssimos gráficos, com uma excelente ambientação e expressões faciais de seus personagens bastante realistas, em sua nova versão seus personagens estão nitidamente mais detalhados, com sinais como rugas, poros e cicatrizes ainda mais vividas, porém de maneira geral as melhorias gráficas são tímidas, dando a impressão de que estamos jogando o mesmo jogo de 10 anos atrás e isso fica claro quando se observa com maior cuidado os personagens secundários e o detalhamento em alguns ambientes. Mesmo sendo inegável que houve uma melhoria gráfica, principalmente se colocar as duas versões do game lado a lado, a sensação de se estar jogando o mesmo jogo é igualmente inegável.

domingo, 5 de julho de 2020

Análise games - Old Man's Journey



Cativante e emocionante! 

Old Man's Journey nos apresenta uma cativante aventura 2D onde um senhor sem nome inicia uma pequena jornada após receber uma misteriosa carta. Desenvolvido e distribuído de forma independente pelo estúdio austríaco Broken Rules, lançado em maio de 2017, com versões para PC, PS4, XOne, Switch, Android e iOS. 

O game imediatamente impressiona com sua arte cativante, expressiva elevemente caricata, com cenários belíssimos e cores vibrantes, mas o seu maior valor está na sua narrativa envolvente e emotiva, onde conforme avançamos vivenciamos pequenas memórias da vida do senhor sem nome, onde ele relembra a sua juventude e o momento que se apaixonou, sua fase adulta, a descoberta da paternidade, as dificuldades do casamento, seu arrependimentos e por fim os motivos que o levaram a viver solitariamente a beira de um penhasco. Tudo isso com uma bela arte embalada com uma excelente trilha sonora.