quarta-feira, 15 de julho de 2020

Análise games - Mafia II: Definitive Edition


Um remaster tímido! 

Para promover o remake do Mafia original a 2K, lançou em maio de 2020 as edições definitivas tanto de Mafia II, quanto de Mafia III, porém Mafia II ganhou um tratamento especial ao ser remasterizado nessa nova edição, ganhando melhorias gráficas, novas localizações de idiomas e a inclusão de todas as DLCs em um único pacote.

Originalmente lançado em 2010, Mafia II já impressionava com seus belíssimos gráficos, com uma excelente ambientação e expressões faciais de seus personagens bastante realistas, em sua nova versão seus personagens estão nitidamente mais detalhados, com sinais como rugas, poros e cicatrizes ainda mais vividas, porém de maneira geral as melhorias gráficas são tímidas, dando a impressão de que estamos jogando o mesmo jogo de 10 anos atrás e isso fica claro quando se observa com maior cuidado os personagens secundários e o detalhamento em alguns ambientes. Mesmo sendo inegável que houve uma melhoria gráfica, principalmente se colocar as duas versões do game lado a lado, a sensação de se estar jogando o mesmo jogo é igualmente inegável.

Na trama acompanhamos Vito Scaletta, imigrante italiano que chegou na América ainda criança ao lado na irmã Francesca e dos pais, Maria e Antonio Scaletta. Crescendo na periferia da grande Empire Bay, cidade fictícia baseada em Nova York, Vito conhece o malandro Joe Barbaro e juntos ambos se envolvem no mundo do crime. Após retornar da segunda guerra mundial, onde serviu no exército americano, Vito encontra a sua família endividada e na miséria, o que motiva o protagonista a retornar ao mundo do crime o que o leva entrar para uma das famílias mafiosas que controlam a cidade.

A narrativa de Mafia II é um dos seus pontos altos, com um excelente desenvolvimento de enredo e de personagens. O protagonista não chega a ser extremamente carismático, mas suas motivações e trajetória pelo submundo do crime são muito bem desenvolvidas, principalmente por se apoiar em ótimos personagens secundários, como seu amigo de infância Joe, que em muitos momentos rouba a cena com o seu carisma e temperamento forte, ou mesmo o Consigliere Leo Galante, que contribui em muito com a narrativa do jogo.

Apesar do game apresentar um mapa relativamente grande, com uma ótima ambientação que representa de forma bastante consistente uma metrópole da década de 50, com carros, músicas e figurinos da época, infelizmente o game não apresenta conteúdo adicionais que justifiquem o seu mundo aberto. Mesmo com algumas lojas, pequenas missões secundarias e alguns coletáveis a sensação de vazio fica nítida após as primeiras horas de jogo. A própria estrutura narrativa do game incentiva o jogador a focar quase que inteiramente na história, não dando muito espaço para a exploração do cenário.

Sua jogabilidade envelheceu muito bem apresentando um ótimo sistema de cobertura, mecânica essencial nos momentos de ação intensa, principalmente na dificuldade mais alta, além de uma ótima movimentação em terceira pessoa e mesmo apresentando uma variedade limitada de armas, os confrontos são prazerosos e fazem jus aos melhores filmes de máfia, com tiroteios intensos e memoráveis.

Já a variedades de veículos é grande, com belos modelos de carros dos anos 40 e 50 que causam na sua maioria certa estranheza ao serem conduzidos devido a sua velocidade limitada, algo totalmente condizente com a época, mas que acaba induzindo o jogador a utilizar sempre os mesmos veículos com maior velocidade.

A edição ainda inclui os conteúdos adicionais The Betrayal of Jimmy, que conta uma história paralela com um novo protagonista, Joe's Adventures onde acompanhamos Joe durante o período em que Vito estava preso e por fim Jimmy's Vendetta, que traz novamente o personagem Jimmy como protagonista. São conteúdos adicionais interessantes, que servem para expandir o tempo de jogatina, mas o destaque maior fica apenas para Joe's Adventures que tem uma ligação maior com a campanha principal do game.

Mafia II: Definitive Edition é essencialmente o mesmo jogo de 2010, com uma tímida melhoria gráfica, mas que continua fortemente recomendado devido ao seu gameplay divertido e sua excelente narrativa que emula de forma bastante competente a atmosfera dos filmes de máfia italiana. Caso ainda não tenha jogado a versão original sem dúvida é uma excelente recomendação, mesmo após o lançamento de Mafia Remake.

"Sinto muito, garoto." - Leo Galante



Informações adicionais:
  • Nota geral: 08.
  • Tempo dedicado ao game: 25 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 47 de 67.
  • Dificuldade: Mediana.
  • Fica a dica: Foque na história, isso proporcionará um excelente experiência narrativa.
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
  • Vale o preço? Não, não vale! O preço atual de R$ 169,99 é exageradamente alto para as poucas melhorias que o game oferece em relação ao original. Aconselho a comprá-lo com no mínimo 50% de desconto.
  • Modo de jogo: Exclusivamente singleplayer.
  • Idioma: Em inglês, com legendas em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário