Memorável!
No dia 18 de maio de 2010 a Rockstar Games, lançava para XBox 360 e PS3, Red Dead Redemption, não só um dos seus games mais reverenciáveis, como também um dos mais marcantes da industria na última década, não podendo ser resumido como apenas um game de ação ambientado no velho oeste, mas também como uma narrativa madura e envolvente que faz jus aos filmes do gênero no qual se inspira.
É quase impossível não comparar Red Dead Redemption com Grand Theft Auto, a estrutura tanto narrativa, quanto de progressão são quase idênticas em ambas franquias, porém o Red Dead demonstrou-se mais maduro e envolvente que jogos anteriores da Rockstar, por mais que com Niko Bellic em GTA IV o estúdio já indicasse que queria ir além com os seus jogos de ação, foi com a jornada de redenção John Marston que a empresa provou que seus games poderiam ser tão profundos narrativamente, quanto outras obras do entretenimento.
Na trama de Red Dead Redemption somos apresentados a John Marston, um antigo criminoso, que após ter a sua família raptada por agentes do governo se vê obrigado a caçar os seus antigos parceiros de gangue pelo árido oeste americano, para assim reaver a sua família, porém essa não será uma tarefa nada fácil, com o protagonista tendo que percorrer uma longa e árdua jornada para conseguir capturar não só Bill Williamson, mas também Dutch van der Linde seu antigo líder e mentor.
John Marston é retratado de forma interessantíssima, um tipico anti-herói solitário, com uma dualidade moral extremamente carismática. John consegue se diferenciar de forma incrível dos protagonistas dos games anteriores da Rockstar, por buscar justamente se afastar da vida do crime, negando o ciclo de violência no qual vivia, mas inevitavelmente tendo que apelar a essa mesma violência para reaver a sua família. A quantidade de camadas que o personagem apresenta ao longo da trama e toda a sua jornada em busca de redenção tornam a história de Red Dead marcante e envolvente, com um desfecho memorável.
Logicamente que o game não se apoio apenas em seu protagonista, apresentando todo um elenco de apoio igualmente carismático, como o excêntrico Seth Briars que viola túmulos em busca de tesouros, ou o vigarista Nigel West Dickens e seus elixires milagrosos, ou mesmo Bonnie MacFarlane uma fazendeira que salva a vida de John logo no início da campanha. Tais personagens são muito bem escritos e contribuem com a imersão da narrativa, tornando o mundo de Red Dead Redemption mais crível e interessante.
A própria ambientação do jogo pode ser considerada um personagem, tamanha a sua complexidade e vivacidade. Em um primeiro momento a imenso cenário apresentado pode parecer vazio e monótono, afinal o mesmo representa o deserto na fronteira entre os Estados Unidos e o México, porém assim que o mapa é explorado com mais afinco se constata uma enorme vivacidade na sua ambientação, não só em termos de flora e fauna, mas também de acontecimentos aleatórios que deixam a exploração ainda mais prazerosa e imprevisível.
Sozinho o cenário já surpreende, com paisagens belíssimas, que mesmo com um tom melancólico do árido deserto encantam pelo seu rico detalhamento. Porém o game não se limita a apresentar belas paisagens, mas povoa o seu intenso mundo com uma gama de pequenos acontecimentos que vão desde animais selvagens interagindo com o ambiente, a pequenas narrativas envolvendo assassinatos, amores inusitados e tesouros perdidos. Tudo isso funcionando de forma extremamente orgânica, fazendo da ambientação de Red Dead Redemption uma das mais vividas e imersivas do mundo dos games.
Outro ponto extremamente positivo é que, como todo bom jogo de mundo aberto, o game apresenta uma serie de atividades adicionais, como trabalhos onde o jogador poderá domar cavalos, vigiar cidades à noite e até mesmo capturar criminosos procurados, além de desafios e minijogos como poker, backjack e dados. A variedade de armas é satisfatória, mas o que impressiona é a quantidade de animais selvagens, com espécies de pequeno, médio e grande porte, permitindo ao jogador caça-los se assim o desejar.
A jogabilidade se comparada com GTA IV, apresentou melhorias significativas, como o sistema de cobertura que está mais dinâmico e funcional, além de uma física mais refinada. Um grande diferencial de Red Dead Redemption é a habilidade Dead Eye, onde John consegue mirar de forma precisa em pontos vitais de seus inimigos ao deixar o tempo mais lento por um curto período de tempo, tal habilidade tornam os confrontos de certa forma mais fáceis, mas mesmo assim extremamente divertidos por passar a sensação ao jogador de ser um verdadeiro pistoleiro no velho oeste.
Assim como o seu irmão mais velho, Red Dead dá liberdade ao jogador para explorar e conduzir a narrativa no seu ritmo, permitindo a exploração dos cenários, realização das missões de história, dos desafios opcionais e das missões secundarias no ritmo que o jogador considerar mais adequado, porém o game busca evidenciar, que ao contrario de GTA, o protagonista não é mais um criminoso, registrando os seus crimes ou atos de bondade através de um sistema que honra e fama, que afeta o comportamento da população e das autoridades em relação ao personagem. Infelizmente tal sistema não chega a afetar diretamente na narrativa do game, com a trama avançando normalmente, mesmo se a honra de John estiver baixa.
Ao lado da incrível ambientação e da excelente narrativa, temos uma trilha sonora impecável, que contribui com toda a imersão que o game proporciona, com musicas originais criadas para o game. É impossível não se lembrar da belíssima canção For Away que é introduzida de forma inesperada ao adentrarmos no território do México, ou ainda a emocionante Deadman's Gun que torna o final da jornada ainda mais marcante.
Red Dead Redemption é uma obra memorável, que une de forma incrível um mundo aberto imersivo e interessante com uma narrativa envolvente e marcante. A jornada de John Marston pelo velho oeste é inesquecível e merece ser acompanhada mesmo após 10 anos de seu lançamento. Fica a torcida que a Rockstar um dia lance uma edição remasterizada do game.
"Nosso tempo passou John." - Dutch van der Linde
Informações adicionais:
Nota geral: 10.Tempo dedicado ao game: 51 horas.
Conquistas desbloqueadas: 39 de 95 (na XBox Live).
Dificuldade: Normal.
Vale o preço? Sim, vale! O game pode ser encontrado por menos de R$ 100,00 nas lojas digitais.
Modo de jogo: Singleplayer e multiplayer.
Idioma: Inglês.
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