domingo, 28 de junho de 2020

Análise games - Gears Tactics


Extremamente competente, mas desnecessariamente repetitivo!

Gears Tactics se propõem adaptar a franquia de ação Gears of Wars para um jogo tático em turnos e o faz de forma extremamente competente respeitando as principais características de uma das mais aclamadas franquias da Microsoft. Desenvolvido pela Splash Damage em parceria com a The Coalition e distribuído pela Xbox Game Studios, lançado em abril de 2020 para PC, com uma versão prometida para XOne, ainda sem data de lançamento.

Gears Tactics se passa anos antes dos acontecimentos do primeiro jogo da serie, justamente em um momento crítico da guerra contra a invasão Locust, onde a CGO decide utilizar sobre as suas próprias cidades a poderosa arma Martelo da Alvorada, dizimando não só o inimigo, mas também parte da sua própria população. Na trama somos apresentados ao sargento Gabriel Diaz, que recebe do próprio presidente Prescott a missão de eliminar o temível Ukkon, um geneticista responsável pela criação dos monstros da horda Locust, mas para isso Gabe precisará recrutar e treinar um novo esquadrão de Gears.

A trama apesar de consistente infelizmente decepciona, por não explorar de forma satisfatória o inicio da guerra entre os humanos e Locust, mesmo trazendo eventos que envolvem os acontecimentos revelados em Gears V. Tanto o protagonista Gabe Diaz, quanto os personagens de apoio Sid Redburn e Mikayla Dorn são bem desenvolvidos e apresentam certo carisma, porém a trama em si não acrescenta nenhum fato realmente relevante que contribua de forma significativa com a mitologia da franquia e isso fica claro quando a personagem Reyna é introduzida na narrativa de forma bastante superficial, não ganhando o devido desenvolvimento merecido em vista que tal personagem é extremamente importante para a trama atual da franquia. Além disso, o grande vilão do jogo se revela extremamente genérico, existindo apenas para dar um objetivo para a trama, não apresentando um real antagonismo aos protagonistas. 

Apesar da sua história mediana, o game apresenta uma jogabilidade bem dinâmica e divertida, inegavelmente lembrando XCOM, com seus combates táticos em turnos, porém o seu ritmo é mais dinâmico e rápido, pelo fato dos soldados terem três ou mais ações por turno, dependendo das habilidades do personagem, permitindo uma maior flexibilidade no combate tático e incentivando o jogador a agir de forma mais agressiva. Vale ressaltar que o game mantém toda a brutalidade da serie, com execuções sangrentas, desmembramentos e headshots impressionantes. 

O game apresenta cinco classes distintas, cada uma com sua árvore de habilidades que tornam a progressão do game prazerosa, principalmente pelo fato de cada classe permitir uma boa variedade de escolhas de habilidades, tornando cada operativo quase que único e mesmo maximizando tais habilidades o jogo ainda apresentará uma boa dose de dificuldade, devido as hordas constante de inimigos. 

Além das habilidades, o jogo apresenta um ótimo sistema de melhorias, que permite que o jogador altere atributos tanto dos Gears, quanto dos seus equipamentos, tornando as habilidades dos operativos ainda mais eficientes em combate, tais melhorias são ganhas ao se cumprir objetivos das missões, ou ao encontrar caixas de equipamentos espalhadas pelo cenário. A customização dos personagens não chega a surpreender, mas acaba sendo bastante satisfatória, permitindo alterar cores e texturas de equipamentos e armaduras, dando personalidade para cada soldado. 

As missões apresentam variações de objetivos, como missões de sabotagem, resgate e coleta de suprimentos, porém a forma como os objetivos são adicionados faz com que o game se torna repetitivo rapidamente, já no primeiro ato da campanha o jogador será obrigado a realizar missões com estrutura quase que idênticas, entrando em um ciclo cansativo de repetição. Fica claro que os desenvolvedores buscaram alongar o máximo a campanha para dar longevidade ao jogo, porém o resultado foi uma repetição de objetivos e uma reciclagem excessiva de cenários e situações. 

Visualmente o game é bastante bonito, não deixando a desejar em comparação aos jogos principais da franquia, com cenários e personagem muito bem detalhados, com destaque para os protagonistas, a única exceção ironicamente fica justamente com a personagem Reyna que apresenta uma caracterização bem genérica, não lembrando o modelo original da personagem. 

A ambientação consegue ser reconhecível, apresentando desertos e cidades em ruínas, porém o game nunca deixa claro o local exato onde as missões se passam no mundo de Sera e devido a estrutura repetitiva das missões os cenários acabam se tornando genéricos rapidamente e por mais que o layout dos mapas mude de uma missão para outra a sensação de repetitividade também acaba transparecendo nos cenários. 

A variedade de inimigos é limitada, respeitando a cronologia da serie e não se arriscando em apresentar criaturas inéditas, apesar disso é interessante encontrar durante os combates táticos inimigos clássicos como os Boomer e a Guarda Theron. O game contem batalhas contra chefes colossais, que dão uma ótima sensação de urgência aos combates, porém tais batalhas ocorrem apenas no final de cada ato, tornando-as bem limitadas, o que acaba sendo um ponto negativo, uma vez que Gears conta com uma considerável galeria de criaturas que poderiam render excelentes batalhas de chefes. 

Gears Tactics consegue adaptar de forma extremamente competente os principais elementos da franquia de ação Gears of War para o gênero de estratégia tática, com uma jogabilidade dinâmica e prazerosa, porém acaba pecando no excesso de repetitividade na ânsia em entregar uma campanha longa, com uma história até interessante, mas inegavelmente mediana, que perde a oportunidade de entregar uma narrativa mais aprofundada no universo da serie. Fica a torcida que em uma possível sequência tenhamos uma narrativa mais aprofundada e uma campanha mais equilibrada.


Informações adicionais:
  • Nota geral: 7,5.
  • Tempo dedicado ao game: 30 horas.
  • Conquistas desbloqueadas: 28 de 50.
  • Dificuldade: Mediana, tornando bastante desafiador em alguns combates.
  • Fica a dica: Estudo bem as habilidade das classes, pois é possível criar uma ótima sinergia entre os soldados.
  • Gameplay: Clique aqui.
  • Vale o preço? Uma pergunta quase que irrelevante, uma vez que o game está disponível no XBox Game Pass. Sem dúvida vale o valor da assinatura. Agora se for comprar, sugiro aguardar um desconto de 50%.
  • Modo de jogo: Singleplayer, com modos cooperativos e competitivos.
  • Idioma: Totalmente localizado para português do Brasil.

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