quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Análise games - Árida: Backland's Awakening


Uma simpática jornada pelo sertão brasileiro. 

Árida: Backland's Awakening é um game independente de aventura e sobrevivência, desenvolvido pelo estúdio baiano Aoca Game Lab, formado por uma pequena equipe de estudantes. O game foi lançado em agosto de 2019 e recebeu apoio tanto do governo do estado da Bahia quanto da Ancine.

Em Árida somos apresentados a pequena Cícera, uma menina de treze anos que viveu no final do século dezenove no sertão brasileiro e que ao lado do seu avô Tião se vê forçada a deixar o seu lar devido a intensa seca da região. A narrativa se demonstra simples, sendo realiza quase que inteiramente por diálogos em texto entre os personagens, com exceção de momentos importantes da trama onde a protagonista descreve parte de sua jornada em forma de poema, apesar de funcionar dentro do espoco proposto pelo game, a falta de uma dublagem para todo o elenco deixa a narrativa pouco atrativa, mesmo com o ótimo texto dos diálogos que representam de forma bem marcante os sotaques da região do sertão.

Tecnicamente Árida é bem competente dentro do que se propõem, apresentando cenários amplos e exploráveis, com uma boa dose de interação e com uma representação simples, mas realista do sertão brasileiro. Essencialmente o game é uma aventura com elementos de exploração e sobrevivência, onde basicamente o jogador deve coletar itens pelo cenário para fabricar receitas que garantirão a sobrevivência da protagonista durante a sua jornada ruma a lendária cidade de Canudos. 

Contendo um sistema de fabricação simples, mas funcional, que permite que a pequena Cícera prepare receitas típicas da região como pirão de mandioca e doce de frade para saciar a sua sede e fome enquanto explora cenários cada vez mais áridos. Tal sistema busca exemplificar no gameplay as dificuldades de sobrevivência da população do sertão, fazendo o jogador buscar constantemente recursos para manter a protagonista viva, porém ele acaba se demonstrando falho justamente por apresentar uma certa facilidade de se obter recursos, o que contradiz um dos temas centrais do game que é justamente a escassez de recursos dessa região. Apesar disso o game de forma geral consegue representar, mesmo que de forma simples, como a vida no sertão pode ser sofrida.

Outro ponto que merece destaque são os coletáveis que podem ser encontrados em baús espalhados pelos cenários. Tais coletáveis fazem menção não só a objetos, mas também a costumes da região, o que sem dúvida torna o game educativo e rico culturalmente.

O game não está livre de certos bugs, como pequenos travamentos e quedas de desempenho, os próprios requisitos de sistema se demonstram exagerados para o escopo proposto, demonstrando que o game merece um maior polimento na sua otimização, mas nenhum dos problemas encontrados chegou a prejudicar a experiencia em si. Talvez o bug mais significativo seja o relacionado a conquistas, que até o momento não estão desbloqueando corretamente em alguns casos. Mas vale salientar que os desenvolvedores já realizaram duas atualizações logo após o lançamento do game e acredito que novas correções serão lançadas em breve. 

Árida: Backland's Awakening peca em alguns aspectos narrativos e de mecânicas, mas de maneira geral é um bom game, que se demonstra competente naquilo que se propõem, com um conteúdo que representa de foma satisfatória parte da cultura brasileira. Fica a torcida para que as prometidas partes dois e três de Árida realmente sejam lançadas, revelando assim o final da jornada da pequena Cícera.


Informações adicionais:
Nota geral: 07.
Tempo dedicado ao game: 03 horas.
Conquistas desbloqueadas: 12 de 23, infelizmente no mínimo três conquistas não foram desbloqueadas corretamente.
Dificuldade: Extremamente fácil.
Fica a dica: Explore e busque absorver o conteúdo cultural que o game oferece!
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? Sim, vale! Mas devido a duração do game aconselho a aguardar um desconto de 50%.
Modo de jogo: Exclusivamente singleplayer.
Idioma: Totalmente em português do Brasil.

Game fornecido pela Aoca Game Lab ao grupo Gamers do Brasil para avaliação através do programa de Curadoria Steam. Agradecemos a oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário