domingo, 25 de agosto de 2019

Análise games - Gears of War 4


Nada surpreendente, mas extremamente satisfatório!

Gears of War 4 foi o primeiro jogo desenvolvido inteiramente pelo novo estúdio The Coalition, após a compra da franquia pela Microsoft, o game foi desenvolvido visando criar uma nova fase para a aclamada franquia do X-Box, mas mantendo a essência que consagrou a serie. 

A trama se passa 25 anos após os acontecimentos do terceiro game, o fim da guerra entre humanos e Locust cobrou seu preço e o planeta Sera agora sofre com intensas tempestades que forçam a humanidade a viver em cidades muradas administradas pela antiga Coalizão de Governos Ordenados que governa de forma autoritária. Porém parte da população se nega a viver sobre o julgo da CGO e sobrevivem em acampamentos isolados. Nesse contexto somos apresentados ao novo protagonista, James Dominic Fenix, ao simplesmente JD, filho do lendário Marcus Fenix, que ao lado de Kait Diaz e Del Walker, buscam recursos para auxiliar na sobrevivência de um dos acampamentos clandestinos.

A história de Gears 4 se demonstra bem introdutória, começando de forma arrastada com o primeiro e segundo ato focando em um conflito desnecessário, enquanto finaliza o game de forma abrupta, com uma batalha final bem anticlimática. O maior problema da campanha do jogo é que ela não desenvolve de forma satisfatória os novos personagens apresentados, tanto o JD, Kait e Del apresentam certo carisma, porém a narrativa não chega a dar o devido espaço aos personagens ao ponto de criar um vinculo com o jogador, apesar disso a trama consegue manter-se interessante por trazer o retorno de personagens clássicos da franquia, tornando-a assim mais reconhecível. 

A ação frenética se mantém como grande destaque do jogo, com uma jogabilidade extremamente reconhecível para os veteranos da serie, mesmo apresentando novos movimentos e armas. A novidade fica com a inclusão de tempestades em certos momentos da ação, que afetam não só a movimentação pelo cenário, mas também a trajetória de projeteis e objetos. Uma novidade interessante que tornam parte dos combates bem intensos, mas que não chaga a alterar significativamente a jogabilidade característica da serie. 

Outro fator que se mantem é a estrutura básica da franquia, com a campanha sendo dividida em atos e capítulos, que basicamente consistem em derrotar hordas de inimigos conforme se avança por cenários lineares, com eventuais confrontos épicos com chefes poderosos. É uma formula que ainda funciona, pois dá foco no que Gears tem de melhor, que é a ação, a brutalidade e os momentos cinematográficos. 

Em termos de visuais, Gears 4 apresenta gráficos incríveis, tanto em termos de ambientação, quanto de visual dos personagens. As feições e caracterização de JD, Kait e Del são excelentes e cheias de personalidade, com destaque para o protagonista JD que consegue ser único e ao mesmo tempo lembrar as feições do seu pai, o badass Marcus Fenix. 

Logicamente um dos fatores importantes da franquia são seus modos multiplayers, com modos tanto competitivos, quanto cooperativos. Os tradicionais modos versos, com partidas mata-mata em equipe e o modo rei na colina retornam, assim como o já tradicional modo horda, que ganhou varias novidades, como um sistema de classes e cartas que dão bônus e habilidades adicionais para os Gears, algo que deixou o modo horda mais dinâmico e ainda mais viciante. 

Gears of War 4 não surpreende, principalmente em termos narrativos, não apresentando o tom grandioso dos games anteriores, mas isso de forma alguma desmerece o jogo em si, que consegue se manter fiel a essência da serie, ao mesmo tempo que apresenta um novo rumo para a franquia. Com ação intensa, brutal e divertida Gears 4 inegavelmente é um ótimo game e pode ser comparado ao primeiro game da serie ao apresentar o começo de uma nova jornada. Que venha Gears 5!


Informações adicionais:
Nota geral: 08.
Tempo dedicado ao game: 40 horas.
Conquistas desbloqueadas: 70 de 164 (na XBox Live).
Dificuldade: Acessível, tornando-se difícil apenas nas dificuldades mais elevadas.
Fica a dica: Jogue em coop, é diversão garantida.
Gameplay: Clique aqui.
Vale o preço? Até vale, mas aconselho a pegar com 50% de desconto! Ou melhor, assinar o XBox Game Pass.
Modo de jogo: Singleplayer, com modos cooperativos e competitivos.
Idioma: Totalmente localizado para português do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário