terça-feira, 25 de setembro de 2018

Análise games - Life is Strange


Emocionante! 


Life is Strange game point and click focado em narrativa, desenvolvido pela Dontnod Entertainment e distribuído pela Square Enix. Lançado no formado episódico entre janeiro e outubro de 2015, para PC, XBox 360, XOne, PS3 e PS4, ganhando posteriormente versões para IOS e Android.

Em Life is Strange somos apresentado a jovem Maxine Caulfield, que acaba de retornar à sua cidade natal para cursar Fotografia na renomada escola Blackwell, porém ao presenciar o assassinato da sua amiga de infância Chloe Price ela se descobre com poderes de manipulação do tempo, algo que alterará não só a sua vida, mas de toda a pacata cidadezinha Arcadia Bay.

Max é uma jovem tímida e introspectiva, que não compreende como adquiriu o dom de retornar no tempo, mas acaba vendo nele a oportunidade de não só salvar a vida de sua amiga Chloe, mas também de se reaproximar da mesma, que não via a mais de cinco anos. Com isso a carismática protagonista acaba se envolvendo não só com o misterioso desaparecimento de Rachel Amber, mas também com as consequências catastróficas de se manipular o tempo.

Life is Strange pode ser julgado levianamente como um mero drama adolescente, tratando de temas como abandono, depressão e amadurecimento, porém o desenvolvimento da trama é tão bem escrito, com personagens, diálogos e situações muito bem desenvolvidos, que resulta em uma narrativa envolvente e dramática, surpreendendo em diversos momentos ao longo do jogo. Além disso, quase tudo no game, desde as simples interações com objetos aos diálogos com os diversos personagens, buscam criar um vinculo emocional entre a protagonista e o jogador, algo que se evidencia com o final dramático apresentado, que transmite o peso das consequências das escolhas feitas durante o desenvolvimento da historia.

Apesar de ser um game focado na narrativa seus ambientes são bastante amplos e com uma quantidade considerável de interações, permitindo que a protagonista explore os cenários lendo cartazes e documentos, realizando breves comentários sobre objetos, conversando com a maioria dos personagens e encontrando locais para tirar fotografias únicas, que servem como coletáveis do jogo, tudo isso amplia a narrativa do game e a torna mais profunda e envolvente. Um bom exemplo disso são os locais onde Max pode sentar e relaxar por alguns minutos refletindo sobre os acontecimentos da história.

Se isso não bastasse Max ainda tem um diário, onde ela registra como foi o seu dia e as consequências de seus atos, além de mostrar todas as fotos únicas encontradas, descrição dos personagens importantes da trama e mais algumas informações adicionais, tudo isso sempre com a perceptiva do olhar da protagonista, mantendo assim a coerência da narrativa. 

Em termos de mecânicas o game não se difere de outros jogos do gênero, como os games da Telltale, onde a cada capitulo somos apresentados a um ambiente explorável que permite a interação com objetos e personagens. O diferencial de Life is Strange é a sua mecânica de retornar no tempo, permitindo que o jogador mude o resultado de ações e diálogos, que podem ou não afetar o desenvolvimento da história. É uma mecânica interessante e dá certo dinamismo ao gameplay, pois permite ao jogador testar os diversos resultados em diálogos e situações, mesmo que isso se limite a partes especificas de cada capitulo. 

Um detalhe interessante é que o game permite rejogar os capítulos a qualquer momento, dando a opção ao jogador de substituir o salvamento principal, criar um novo salvamento ou mesmo jogar no modo "Coleção" que não altera o salvamento inicial, permitindo assim não só realizar as fotografias únicas que ficaram para trás, mas também verificar as ramificações da história realizando novas escolhas.

Graficamente o game não chega a ser muito detalhado, porém apresenta um direção artística inspirada, que consegue dar tanto um tom leve, quanto um tom dramático para o game. Aliado ao visual, temos uma trilha sonora memorável que sempre introduz uma nova música nos momentos chaves da narrativa, tornando o game ainda mais envolvente. 

Life is Strange é um excelente game narrativo, que apresenta uma protagonista carismática e um enredo dramático que mistura de forma muito coesa os dramas da adolescência e as consequências de se manipular o tempo. Um game que fala sobre amizade, teoria do caos e perda, entregando assim uma história marcante e emotiva, embalada com uma trilha sonora impecável. 

“Então qual é o sentido desse poder? Qual é a lição?" - Max


Informações adicionais:
Nota geral: 09.
Tempo dedicado ao game: 18 horas.
Conquistas desbloqueadas: 60 de 60.
Dificuldade: Fácil.
Fica a dica: Simplesmente jogue.
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? Sim, vale!
Modo de jogo: Singleplayer.
Idioma: Inglês, com legendas em português do Brasil.

Deixo aqui um agradecimento especial ao amigo Magna que me presenteou com uma copia do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário