sábado, 15 de setembro de 2018

Análise livros - Dragon Age O Trono Usurpado

O nascimento de uma nova era

O Trono Usurpado é o primeiro livro ambientado no universo da série de games Dragon Age, publicado no Brasil em dezembro de 2017 pela editora Jambo e originalmente publicado em março de 2009, nos Estados Unidos, com o título Dragon Age The Stolen Throne pela editora Tor Books. 

O primeiro game da franquia, Dragon Age Origins, foi lançado em 2009 com o seu sucesso uma série de livros foi iniciada, O Trono Usurpado foi o primeiro livro lançado e se passa décadas antes dos acontecimentos de Origins.

Na trama somos apresentados ao príncipe Maric, filho da Rainha Rebelde Moira Theirin que lidera a rebelião contra o Império de Orlais, que oprime o reino de Ferelden. O livro começa de forma tensa, mostrando o jovem Meric em uma fuga desesperada, após a sua mãe ter sido traída e morta pelos próprios vassalos. Ao confrontar seus perseguidores, o jovem Maric é gravemente ferido, mas é salvo por Loghain, um fora da lei que caçava próximo a floresta. 

Apesar de todo um pano de fundo político e militar da trama, o grande foco da narrativa é na verdade o desenvolvimento do relacionamento de amizade entre o príncipe Maric, a guerreira Rowan e o fora da lei Loghain. Enquanto Maric inicia a historia como um jovem despreparado e desesperançado, sendo forçado a liderar a rebelião para honrar a memória da sua mãe, Loghain é apresentado como um jovem duro e frio que não acredita no ideal da rebelião e tão pouco na liderança de Maric, já Rowan, prometida de Maric, vê a rebelião como único caminho para a salvação de Ferelden. Apesar de Maric ser nitidamente o protagonista da historia, tanto Rowan e quanto Loghain são muito bem desenvolvidos, ao ponto de serem quase tão interessantes quanto o próprio protagonista. 

Maric é um personagem bem interessante, jovial e humorado, que apresenta certa ingenuidade nas suas decisões, principalmente amorosas, mas que amadurece gradativamente ao longo da trama ao ponto de se tornar o grande líder que a rebelião necessitava. No inicio da historia Maric está totalmente desesperançado devido a morte de sua mãe, não acredita que possa liderar a rebelião, mas o apoio da impetuosa Rowan, que intimamente nutre esperanças de se casar com o príncipe, e a amizade de Loghain, que se revela um exímio estrategista militar, o principio consegue o improvável, fortalecer a Rebelião e obter vitorias cada vez mais significativas contra o rei usurpador de Orlais. 

Nos jogos da serie, nem Rowan e nem Maric participam na historia, porém Loghain desempenha um papel fundamental na trama do primeiro game, sendo um dos antagonistas da trama. Em Origins Loghain é apresentado quase como um tirano sedento por poder, já no livro o personagem é muito bem representado, respeitado suas principais características, sendo frio e sombrio, mas o interessante é como o personagem é desenvolvido ao longo da trama, mostrando como Loghain se tornou o braço direito do futuro Rei Maric, fazendo isso não por interesse ou ganância, mas sim por honra e principalmente pelo forte laço de amizade criado entre os dois personagens. Isso deu uma nova perspectiva ao personagem, tornando-o mais humano e carismático, principalmente após o sacrifício feito ao fim da trama visando o bem de Ferelden. 

Infelizmente o livro deixa a fantasia em segundo plano, focando no relacionamento dos protagonistas e na rebelião contra Orlais, não apresentando grandes batalhas envolvendo Dragões ou Magos, tornando infelizmente a historia um pouco desconexa da trama do primeiro jogo. Apesar disso o universo se torna reconhecível quando pequenos elementos da mitologia da serie se demonstram presentes, como o culto a Andraste, a misteriosa bruxa na floresta de Korcari, os anões da Legião dos Mortos e logicamente o Caminhos das Profundezas, que sem duvida é um dos melhores momentos do livro, por mostrar mesmo que de forma breve as icônicas Crias das Trevas. 

Dragon Age O Trono Usurpado se demonstrou uma ótima leitura, com uma historia contida e independente, mas reconhecível, desenvolvendo de forma excelente o relacionamento dos protagonistas e surpreendendo por adicionar novas camadas de profundidade à um importante personagem da série. Sem duvida uma leitura indispensável para os fãs de Dragon Age Origins.

"Elas iriam pensar que a justiça foi feita!" - Meric

Informações adicionais:
Nota geral: 08.
Melhor momento: O encontro de Meric com os regicidas na capela do Criador.
Quantidade de páginas: 411.

2 comentários: