quinta-feira, 5 de julho de 2018

Análise quadrinhos - The Witcher A Casa de Vidro


The Witcher A Casa de Vidro edição encadernada, em capa dura, com 144 paginas, lançado pela editora Pixel, em setembro de 2015, custando R$ 34,90, compilando as cinco edições da mini-serie The Witcher: House of Glass, publicada originalmente pela editora Dark Horse, em 2014, com roteiros de Paul Tobin e desenhos de Joe Querio.

Para aqueles que não são familiarizados com o universo de The Witcher, a serie acompanha as aventuras de Geralt de Rivia, um bruxo caçador de monstros, em um mundo medieval com fortes inspirações na mitologia eslava. A serie teve origem nos contos escritos pelo polonês Andrzej Sapkowski, na década de 90, mas conquistou o grande publico através da trilogia de games, desenvolvidos pela também polonesa, CD Projekt Red. A Casa de Vidro se passa justamente no universo dos games, porém por se tratar de uma historia isolada, poderia se passar perfeitação no universo dos livros.

Na trama vemos Geralt de Rivia encontrando um caçador na borda da Floresta Negra, após ser salvo pelo bruxo do ataque de um Drowner, o homem revela que é assombrado pelo fantasma da sua esposa, que foi morta por um monstro marinho há quase uma década. Após dois dias caçando ao lado de Jakob, Geralt decide seguir seu rumo, mas o caçador decide acompanha-lo, após vagarem em meio a Floresta Negra os dois encontram uma misteriosa casa, onde a esposa do caçador os aguarda.

A trama é bem conduzida, mostrando Geralt quase como coadjuvante, enquanto os mistérios em torno do relacionamento de Jakob com a assombração de sua esposa Marta são revelados ao longo da edição. A arte de Joe Querio é perfeita para o tom sombrio e misterioso que o roteiro de Paul Tobin busca alcançar, dando um bom ritmo à narrativa. Interessante notar que a arte de Querio lembra vagamente a de Mike Mignola, quadrinista consagrado justamente pelos seus contos de horror e fantasia nas historias do icônico Hellboy.

Vale ressaltar, que a personalidade de Geralt está bem fiel aos games e livros, o personagem continua frio, objetivo e perspicaz, mas mesmo não sendo responsável pelos acontecimentos, acaba se envolvendo e buscando a verdade por trás da intrigante situação que se encontra. O peculiar modo de ver o mundo de Geralt e seu senso de justiça permeiam por toda a trama, demonstrando que Tobin teve o devido cuidado ao ser fiel as características do personagem.

A historia apresenta uma serie de criaturas presentes nos games, todas muito bem representadas no traço de Querio, criaturas como Drowner, Ghoul e Leshen, aparecem, mesmo que de forma rápida, e contribuem na sensação de familiaridade da historia, porém os nomes de algumas delas não foi devidamente traduzidos, como por exemplo, o nome dado por Geralt ao seu cavalo, que infelizmente, não é chamado de Carpeado, mas sim de Roach, é um pequeno detalhe que não estraga a experiencia, mas que deixaria a leitura mais prazerosa para os fãs que jogaram a versão traduzida do último game.

Como extras da edição, temos vários esboços de Joe Querio e comentários sobre o desenvolvimento, de algumas paginas, além de capas alternativas com artes de Duncan Fegredo, Mike Mignola e Simon Bisley.

De maneira geral, A Casa de Vidro é uma boa historia, sendo muito bem conduzida por Tobin e Querio, oferecendo uma boa aventura solo para os fãs de Geralt de Rivia, tanto dos games, quanto dos livros, mas infelizmente ela acaba não se arriscando e não explorando ou expandindo o rico universo de The Witcher.


Informações adicionais:
Nota Geral: 07.
Número de páginas: 144.
Melhor momento: Os encontros inesperados de Geralt com as Bruxae e Leshen.
Preço de capa: R$ 34,90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário