sábado, 26 de maio de 2018

Análise games - FAR Lone Sails

Contemple a solidão em um mundo desolado!

FAR: Lone Sails é um game indie de aventura atmosférica, desenvolvido pelo estúdio suíço Okomotive e distribuído pela Mixtvision, lançado para PC em 17 de maio de 2018. 

Com uma forte inspiração em games como INSIDE e Little Nightmares, onde a atmosfera e ambientação são fatores fundamentais para narrativa, FAR: Lone Sails nos apresenta a um pequeno e solitário "capitão", trajando vermelho, que assume o comando de uma espécie de hibrido entre um trem e um navio, que ruma em busca do desconhecido em meio a uma terra desolada e fria.

Apesar de ser basicamente um game linear, onde o objetivo sempre é seguir em frente, o game apresenta algumas mecânicas bem interessantes, primeiro o veiculo deve ser sempre abastecido de combustível para poder funcionar, o que faz o jogador estar sempre atento ao ambiente para coletar itens que forneçam energia para o motor, segundo não basta apenas abastecer o veiculo, é necessário também "dar partida", além de monitorar se o mesmo está superaquecendo para liberar o calor quando necessário, fora outras pequenas funcionalidades da embarcação que deixam o gerenciamento da mesma bem trabalhoso. 

São mecânicas bem implementadas e funcionais, mas que acabam atrapalhando a imersão que o game busca proporcionar, pois muitas vezes o jogador ficará tão concentrado em manter tudo funcionando corretamente que perderá a oportunidade de observar as belas paisagens presentes no jogo. Além disso, o game acaba se tornando repetitivo rapidamente, entrando em um ciclo de avançar, coletar combustível, superar obstáculos e avançar novamente. Apesar dessa repetitividade, o level design é muito bem construído, com puzzles simples e fáceis de serem superados, mas que aproveitam muito bem os cenários criados, contribuindo com a imersão da narrativa. 

O visual de FAR Lone Sails é seu principal atrativo, com paisagens desoladas, mas acolhedoras, que impressionam com um detalhamento artístico simples, mas envolvente, carregados de cores neutras e tons pasteis, que evidencia a cada avanço a sensação de solidão e contemplação que a narrativa busca atingir. A trilha sonora contribui com tal sensação, sempre entrando em momento onde a paisagem é destacada, porém em alguns momentos ela acaba cedo de mais e em outros ela é simplesmente ausente, o que quebra a imersão em determinados trechos do game. 

FAR Lone Sails é um game de jornada, imersivo e contemplativo, onde o jogador explora o desconhecido em busca de respostas para toda desolação encontrada pelo caminho. Porém, o final pode não ser tão satisfatório e surpreendente, quanto a própria jornada em si. Algo que pode ser encarado tanto positivamente, quanto negativamente. No fim FAR Lone Sails é um bom game, com excelentes visuais e uma mecânica interessante, mas que não oferece muito além disso, infelizmente.

  
Informações adicionais: 
Nota geral: 7,5.
Tempo dedicado ao game: 3,5 horas. 
Conquistas desbloqueadas: 9 de 14. 
Dificuldade: Fácil, extremamente fácil. 
Fica a dica: Queime tudo, menos a caixinha de correio. 
Gameplay: Clique aqui.
Imagens durante a jogatina: Clique aqui.
Vale o preço? Até vale, mas devido a baixa duração e fator replay, aconselho a comprar com 50% de desconto! 
Modo de jogo: Singleplayer. 
Idioma: Menus em português do Brasil.

Game fornecido pela Mixtvision ao grupo Gamers do Brasil para avaliação através do programa de Curadoria Steam. Agradecemos a oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário